sexta-feira, agosto 25, 2006

O nosso Plutão !


Não se faz !
Querem tirar-nos Plutão do sistema solar enquanto planeta de pleno direito.
Um qualquer congresso de astronomos,reunido em Praga,resolveu reorganizar o sistema solar e entendeu que o planeta mais distante do nosso sol,Plutão,só porque é pequenino,está longe e é lento a completar a sua órbita (para além de não conseguir afastar dela outros corpos celestes) já não pode ser da I divisão dos planetas e passa a planeta anão,ou seja,de 2ª categoria.
É assim uma espécie de Gil Vicente do sistema solar,afastado da I divisão por manobras de secretaria,porque é pequeno e está longo do centro de decisão !!!
Protesto veementemente pelas seguintes razões:
  • Apreendi na escola primária que o sistema solar tem nove planetas e assim vivi toda a minha vida.è como o acordo ortográfico,por mais que mo queirem vender,escreverei sempre conforme apreendi.
  • Acho discrimonatório que por ser pequenino,ninguém o levar a sério e parecer que demora uma eternidade a fazer o caminho,já o queiram despromover.Deixem-no estar,pelo menos mais algum tempo,afinal não incomoda ninguém.
  • É uma desconsideração á Disney (de que gosto muito) porque Pluto,o cão do Mickey,chama-se assim em homenagem a Plutão.
  • É uma atitude anti americana (e eu sou assumidamente pró americano) dado que Plutão é o unico planete descoberto por um astrónomo...americano,mais propriamente Clyde Tombaugh em 1930.
  • É uma opção de grande tendenciosismo religiososo porque ,na antiga mitologia romana,Plutão era o deus dos infernos e não é só o céu que tem direito á vida.
  • É uma agressão á cultura e á musica porque a peça musical "Planetas" de Gustav Holst tem uma peça chamada Plutão (como tem as outras oito) e agora vai ter que deixar de ser tocada.
  • Há outras,mas a terminar uma mais pessoal;este ano já me chega de despromoções ! É o Vitória na II Liga,o PSD nas sondagens,entre outros exemplos que não vale a pena citar.

Por isso deixo aqui a minha tão veemente,quanto inutil,solidariedade com Plutão.

Depois Falamos

Sem comentários: