terça-feira, novembro 15, 2022

Ronaldo

Há tanta gente a escrever sobre Ronaldo, usando uma liberdade de expressão cujo direito muitos deles negam ao jogador, que não vou dizer muito mais do que isto.
Cristiano Ronaldo é um fabuloso jogador de futebol que um feliz destino quis que nascesse português. Ao serviço de Sporting, Manchester United, Real Madrid, Juventus e selecção de Portugal realizou centenas de extraordinárias exibições, tornou-se o maior goleador da História do futebol, venceu 5 bolas de ouro, foi campeão europeu por dois clubes e por Portugal.
Estabeleceu e continua a estabelecer recordes que nenhum de nós verá serem batidos.
Se é que algum dia o vão ser.
Nesta época algumas coisas não lhe tem corrido tão bem como era habitual e isso foi pretexto para um conjunto de " Ronaldologos" que andavam há 20 anos a engolir em seco, a abafarem invejas e ressabiamentos, a esconderem uma aversão ao jogador baseada em clubites estúpidas ou em incapacidade de aceitarem o enorme sucesso dele, virem à superfície com críticas arrasadoras, exigências de reforma antecipada, decretos de fim de carreira.
Muitos deles, gente sem carreira, a atreverem-se dar palpites sobre uma das mais bem sucedidas carreiras da História do desporto.
Nesses campeões da inveja incluem-se alguns jornalistas e comentadores televisivos a quem ninguém reconhece qualquer mérito ou qualquer contributo para os sucessos do nosso futebol mas que tem em dizerem mal de Ronaldo a única oportunidade de um mínimo de protagonismo embora apenas comparável, por inverso, à sua tacanhez , falta de senso e gosto pelo futebol.
Cristiano Ronaldo vai estar no Catar por mérito próprio e não por qualquer prémio de carreira.
Vai capitanear Portugal e seguramente fazer um grande Mundial como todos os portugueses que gostam da selecção do seu país desejam.
O que vai fazer depois é assunto dele e de mais ninguém.
O que aconteceu entre ele, o MU e o mediocre (basta ver o currículo) treinador Ten Hag é assunto dele,do MU e do treinador e sobre o qual apenas eles saberão a verdade dos factos ao contrário dos adivinhos de pacotilha que por aí andam a dar palpites.
São assuntos que não me interessam para nada.
Não me dizem respeito nem a mim nem ao meu clube.
Interessa-me neste contexto a selecção do meu país.
E essa terá o meu apoio e sentirei imenso orgulho em vê-la entrar em campo capitaneada pelo mais fabuloso jogador da História do futebol.
Que é o português mais conhecido de todos os tempos e que levou o nome de Portugal a todo o mundo com uma amplitude que até ele nunca tinha existido.
E também por isso Portugal lhe deve estar grato.
O resto são tretas e azias. As tretas leva-as o vento e as azias tratam-se com rennie.
Ponto!
Depois Falamos.

Sem comentários: