quinta-feira, novembro 24, 2022

Vitória

Portugal pode ser campeão do mundo? 
Poder...pode. Mas dificilmente com este treinador! 
Mas já lá vamos. 
Num jogo muito mal arbitrado, com razões de queixa para Portugal, a equipa portuguesa dominou por completo na primeira parte em que teve várias oportunidades de golo (e um de Ronaldo anulado por falta) mas não conseguiu marcar. 
O Gana, esse, não fez um único remate à baliza e limitou-se a defender. 
Na segunda parte a toada manteve-se e quando era evidente que Portugal precisava de acelerar o jogo e pressionar o adversário o treinador Fernando Santos começou por nada fazer mantendo tudo como estava até que a lesão de Otávio o obrigou a tomar uma decisão. 
E aí a decisão foi meter...William Carvalho que é um médio defensivo e porventura o jogador mais lento da selecção. 
Quando a equipa "exigia" Rafael Leão ou Matheus Nunes saiu-lhe um trinco para ajudar a defender o 0-0. 
Inacreditável. 
Depois Portugal, numa altura em que o Gana já equilibrava o jogo, conseguiu adiantar-se no marcador mas rapidamente a defesa começou a claudicar e surgiu um empate que não sendo justo não era nada que não se adivinhasse. 
Depois lá entrou, finalmente, Rafael Leão. 
E em duas transições muito rápidas, lá está o aumento de velocidade a funcionar, dois passes a régua e esquadro de Bruno Fernandes permitiram duas excelentes finalizações a João Félix e Rafael Leão parecendo resolver o jogo. 
E resolveram de facto mas ainda faltava o sofrimento "à portuguesa" que raramente deixa de nos acompanhar . 
Outra falha da defesa( aquele lado direito esteve nos dois golos adversários) permitiu o segundo golo aos ganeses e depois uma tremenda distracção de Diogo Costa (e da falta de aviso por parte dos colegas) ia dando um golo do empate que seria digno de qualquer programa de apanhados. 
Pelo caminho, e nos instantes finais, Fernando Santos ainda teve tempo de dar mais um ar da sua (pouca ) graça ao lançar no jogo outro atleta que joga devagar e não defende ( João Mário) e um jovem que fazia apenas o seu segundo jogo pela selecção quando tinha no banco opções bem mais consistentes. Em suma objectivo cumprido mas com algumas razões para preocupação. 
O treinador e a sua forma de gerir a equipa e o jogo são a maior mas a forma como a nossa defesa reagiu à pressão ganesa também não permite nenhuma tranquilidade.
Depois Falamos.

Sem comentários: