sexta-feira, novembro 18, 2022

Félix

Tenho amiudadas vezes, nos meus espaços nas redes sociais, criticado João Félix.
Pelo que muitas vezes devia jogar e não joga, pelas exibições discretas feitas nas selecções, pelas birras, pelos comportamentos de menino mimado.
Mas também, e aí a critica não é a ele, pelo lobby em seu torno que faz dele o jogador que ele não é, pelo valor da sua transferência para Madrid que nada tem a ver com aquilo que até hoje demonstrou, com as convocatórias para a selecção que dão bastas vezes a impressão de serem em função das pressões do tal lobby do que pelo feito nos relvados.
Não lhe nego talento, porque o tem em boa quantidade, mas não acredito que tenha o talento excepcional que o lobby apregoa em tudo quanto é comunicação social.
Discordei da sua convocatória para o mundial do Catar quando de fora ficaram jogadores como Renato Sanches , Gonçalo Guedes, Pedro Gonçalves ou Fábio Vieira e a época que ele vem fazendo no Atlético de Madrid tem sido muito discreta pese embora os dois ou três últimos jogos em que já esteve melhor.
Ontem face à Nigéria vi "outro" Félix.
Um Félix que nunca tinha visto na selecção.
A jogar entre linhas, ora descaindo para os flancos ora jogando pelo meio, com participação importante nos lances ofensivos da equipa, estando em dois golos e fazendo três ou quatro passes a "rasgar" a defesa nigeriana que marcaram a diferença.
Não olvido que foi um jogo particular, perante uma Nigéria "fofinha" que fez apenas sete faltas em todo o jogo e todas elas "suaves" , mas a prestação de Félix foi muito boa e deixa expectativas quanto ao que poderá fazer no Catar em jogos a sério.
Não retiro uma linha ao que ao longo dos anos escrevi sobre o jogador mas é com gosto que depois de ontem reconheço que a sua convocatória para o Catar merece, no mínimo, o benefício da dúvida e que este Mundial poderá muito bem marcar uma nova etapa de João Félix na selecção nacional.
E desejo sinceramente que assim seja.
Depois Falamos.

2 comentários:

Miguel Silva disse...

Não acredito no João Félix. Perante o Uruguai, veremos todas as suas fraquezas - é que eles não são fofinhos. Tal como nos jogos do Atlético., rodeado de adversários experientes não se safa... Quanto ao Fábio Vieira só se justifica se estiver lesionado. Mas esta convocatória é, como diz, mais uma do lobby. São os escolhidos e dê por onde der, só estes têm a oportunidade de mostrarem o que valem, mesmo que não valham nada... Democracia e igualdade é coisa que não existe no futebol português, quer na liga quer na federação. Além disso este Mundial, entre birra deste e daquele, tem tudo para acontecer o mesmo que no México 86. Se Portugal perde o primeiro jogo, vão-se zangar as comadres.

luis cirilo disse...

Caro Miguel Silva:
Esperemos que tudo corra bem.
Sem nos deixarmos iludir por este jogo treino.
Creio que temos jogadores para fazermos um grande mundial e fá-lo-emos se não dermos tiros nos pés.
Quanto ao Félix, que ontem me impressionou bem, esperemos para ver.