quarta-feira, novembro 09, 2022

Nike

Confesso que já fui um grande entusiasta da Nike. 
Fruto dos magníficos equipamentos que ao longo dos anos foram desenhando para as principais equipas europeias e para algumas das melhores selecções do mundo incluindo Portugal. 
Admiração que começou nos anos 90 e durou até meia dúzia de anos atrás.
Muito por força, também, da simpatia que sempre tive pelo Barcelona que era o clube estrela da marca americana em termos europeus e para o qual desenhou equipamentos verdeiramente fabulosos. 
E tanto admirava a Nike que sempre desejei vê-la equipar o Vitória depois de outros marcas de grande prestigio terem passado pelo clube como foram os casos da Adidas, Umbro, Kappa, John Smith, Le Coq Sportif, etc. 
Ironia do destino esse admiração começou a decair precisamente quando a Nike passou a equipar o Vitória. 
Para o qual fez alguns equipamentos engraçados, mas nenhum fora de série, que seriam bons se fossem de outra marca mas eram pouco para a Nike. 
Simultaneamente começou a equipar outros clubes e selecções de forma que me agradava cada vez menos porque nada tinha a ver, do meu ponto de vista, com o que esses clubes e selecções tradicionalmente vestiam. 
Quer no primeiro equipamento quer nos alternativos. 
Então no Barcelona foi de mal a pior com camisolas cada vez mais feias (uma à Boavista só que com os quadrados em azul e grenã) ao ponto de não perceber como dirigentes e adeptos aceitavam aquilo. 
Mas esta época ainda conseguiram piorar. 
Na selecção nacional fizeram aqueles que são de certeza os equipamentos mais feios feitos pela Nike para Portugal e dos mais feios de sempre da selecção. 
No Barcelona depois de um primeiro equipamento que...enfim... conseguiram a proeza de num dos equipamentos alternativos porem o Barcelona a vestir de ...branco imagine-se. 
Porque mesmo com a cruz azul e grenã a cor predominante é o branco! 
Sinceramente não sei como a direcção permitiu e os adeptos aceitaram. 
Mas imagino o que seria se no Vitória um dia o fornecedor de equipamentos nos desenhasse um equipamento alternativo com camisola vermelha com mangas brancas ou uma camisola preta e branca aos quadrados. 
Tenho a certeza que por mais explicações que fossem dadas em termos de marketing e de potencial de merchandising os vitorianos nunca aceitariam verem o Vitória com camisolas dessas.
Depois Falamos.

Sem comentários: