sexta-feira, novembro 11, 2022

Vómitos

Olha-se para a capa do pasquim e daria vontade de vomitar não fora apenas mais uma das inúmeras nojentas capas que ele tem exibido nos últimos anos pelo que já nem se estranha. 
Embora esta seja particularmente apelativa ao vómito. 
No dia em que a notícia principal devia ser a escolha dos 26 seleccionados o pasquim destaca apenas dois, e com a camisola do clube ( com a da selecção admito que seria mais difícil porque nunca nenhum deles jogou pela selecção A) como se a selecção fossem estes e mais 24 figurantes. 
Falta enorme de respeito pela selecção, pelos jogadores, pelo próprio futebol português que os 26 vão representar no Catar. 
Um vómito em suma. 
Mas depois da primeira impressão, reflectindo serenamente, percebe-se que esta capa , para lá do nojo, é um grito de triunfo do pasquim. 
Quase como o "Conseguimos" do Presidente Marcelo anos atrás. 
Porque em bom rigor o pasquim foi um dos líderes do lobby que levou à convocação dos dois jogadores e em especial do jovem Silva. 
Foram meses em que a comunicação social benfiquista, os cartilheiros do Benfica nas televisões, os jornalistas supostamente independentes e isentos mas que vestem camisola interior vermelha, os empresários dos jogadores (em especial o do jovem Silva que dá pelo nome de Jorge Mendes) e na rectaguarda o próprio clube fizeram uma brutal campanha de promoção do jovem Silva ( de que por tabela o jovem Ramos beneficiou) para garantirem a sua(s) presença(s) no Mundial defendendo os interesses do clube, dos empresários, dos jogadores e fazendo da selecção, uma vez mais, um trampolim ao serviço desses interesses. 
E ontem, conforme esperado, um seleccionador fraco e influenciável fez -lhes a vontade. 
E daí o grito de triunfo do pasquim. 
Que é em simultâneo um hino de tristeza ao que fizeram da selecção nacional. 
Mas essa tristeza é apenas para os que gostam da selecção para lá dos clubes. 
Os que gostam do clube acima da selecção, os que usam a selecção para defenderem interesses pessoais e do clube, os que acham que na defesa do clube vale tudo, esses, tiveram ontem mais um dia de glória. Que hoje o pasquim consagra!
Depois Falamos.

P.S. Devo dizer que a convocatória de Gonçalo Ramos em nada me choca. A de António Silva acho prematura e fruto do lobby. Mas a ambos desejo, se forem utilizados, o maior sucesso no Catar. A partir de ontem fazem parte dos 26 melhores do mundo.

Sem comentários: