terça-feira, outubro 05, 2021

Bom Senso

Já o escrevi aqui, em Fevereiro de 2014 e não vejo necessidade de repetir, as razões pelas quais sou republicano e não gostaria de ver o nosso país regressar à monarquia.
Mas respeito imenso quem pensa de forma diferente, quem defende o regresso a um sistema monárquico e embora não o defenda nem deseje também considero que não seria tragédia absolutamente nenhuma se a ele voltássemos.
Outros países há que vivendo em Monarquia, do Reino Unido à Suécia passando pela Dinamarca e pela Holanda, são dos mais evoluídos, prósperos e democráticos do mundo inteiro.
E então se compararmos com algumas tragédias com a que a República nos brindou e brinda...
Portugal deve muito à monarquia e aos seus reis.
Que fundaram um país, definiram as suas fronteiras europeias muito antes de qualquer outro e expandiram Portugal para os quatro cantos do mundo ao longo dos séculos fazendo do nosso país uma potência mundial no tempo dos Descobrimentos.
E por isso acho uma enorme falta de senso, de bom senso, de gratidão festejar-se a implantação da República (e ainda por cima da forma como foi feita e com a bandalheira subsequente que originou 48 anos de ditadura) como se em 1910 tivéssemos passado do inferno ao paraíso!
Não, não passamos.
Foi uma mudança de regime, uma alteração na forma como era exercida a chefia do Estado, mas nada mais do que isso o que me parece não justificar celebrações há 111 anos repetidas perante uma indiferença total dos portugueses que se limitam a aproveitar o feriado e querem lá saber da festarola.
Sou republicano.
Mas grato á monarquia.
Que em 24de Junho de 1128 nos deu um país e em 5 de Outubro de 1143 obteve o reconhecimento,  por parte do país de que nos separamos, da nossa independência.
O 24 de Junho é ignorado em termos de celebrações oficiais e no 5 de Outubro celebra-se o evento errado.
Portugal no seu pior.
Depois Falamos.

Sem comentários: