sexta-feira, agosto 04, 2017

Supertaça

Amanhã começa a temporada 2017/2018 com o seu primeiro jogo oficial, das competições internas bem entendido, que é como sempre a disputa da supertaça.
Nesta edição enfrentando o campeão, Benfica, com o finalista vencido da Taça de Portugal, Vitória, num jogo que definirá o vencendo da primeira competição da época.
Costuma-se dizer que numa final não há favoritos e embora não seja bem assim não é por aí que quero ir na explanação do temas deste artigo.
Mais realçar a importância da competição que embora injustamente desvalorizada nalguns sectores não deixa de ser a que reúne o campeão com o vencedor/finalista da Taça de Portugal o que desde logo significa que são duas das melhores equipas da época anterior.
E constatar de forma comparativa que ambos os finalistas vão chegar a Aveiro mais fracos do que saíram do Jamor há pouco mais de dois meses.
O Benfica perdeu titulares indiscutíveis na defesa e pese embora ter contratado muitos jogadores (a esmagadora maioria para emprestar naqueles negócios que rendem votos na AG da Liga) essas lacunas tem-se feito sentir ao longo da pré temporada em que sofreram número invulgar de golos.
Se considerarmos que outros jogadores titulares são trintões já bem adiantados nos trinta  como Luisão ou Jonas (embora neste a idade seja uma camuflagem adequada a um dos seus principais gestos técnicos que é cair nas áreas adversárias..) percebe-se que este Benfica está mais fraco e mais acessível a um adversário que saiba explorar essas fraquezas.
Falta saber se o Vitória será esse adversário.
Porque também está mais fraco e tal como o Benfica ainda não conseguiu suprir a saída de jogadores titulares.
Perdeu titulares indiscutíveis no ataque (Hernâni e Marega) que tanto jeito dariam para explorar as fraquezas defensivas do Benfica,perdeu Bruno Gaspar, não se reforçou adequadamente(quantidade versus qualidade) até ao momento em nenhum sector, deixou partir jogadores que provavelmente dariam jeito (Valente, João Afonso, Alex), tem dois titulares da época passada lesionados (Pedro Henrique e Konan)e caso raríssimo na história do clube vai fazer o seu primeiro jogo oficial sem que nenhum dos poucos reforços contratados seja titular indiscutível!
Talvez Estupinán o possa ser ,mas nem isso é garantido, enquanto Francisco Ramos e Rúben Oliveira só poderão ambicioná-lo no médio prazo.
E portanto tal como em relação ao adversário também no caso do Vitória são mais as duvidas que as certezas e ambos os clubes sabem que para fazerem épocas dentro das expectativas em seu redor terão de contratar quatro ou cinco verdadeiros reforços até 31 de Agosto.
De forma que em Aveiro vão-se encontrar duas equipas a "lamberem " feridas em aberto, longe (mal estávamos no caso do Vitória se assim não fosse...)do que deverá ser a sua configuração definitiva e sendo difícil neste contexto prever qual a real valia de cada uma e mais ainda o resultado do jogo.
Por mim espero que sem os erros tácticos do Jamor e potenciando ao limite os talentos e qualidades do seu actual plantel o Vitória seja capaz de trazer para Guimarães a segunda supertaça da sua História.
Até porque dificilmente voltará a encontrar pela frente, numa supertaça, um campeão tão...acessível.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Luis Cirilo, desculpe dizer estas palavras, mas depois do que ouvi no inicio do jornal da SIC apenas lhe quero pedir que já á página do filho da grande puta o lampião do duarte gomes e veja o que escreveu sobre o jogo de ontem e as justificações que dá na sua pagina a diversos usuários.
Disse-lhes umas verdades e o animal como habitual elimina comentários por a opinião do agora "querido" ser desfasada do que era enquanto apitadeiro e agora enquanto burro, se calhar já o era e agora é apenas burro.
Deixo este link para que veja o quao nojento estas pessoas são no futebol e na sociedade portuguesa.
https://www.publico.pt/2011/09/10/desporto/noticia/no-jogo-dos-tres-penaltis-de-cardozo-ganhou-o-benfica-1511321

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Duarte Gomes como comentador segue a linha de actuação que sempre seguiu como árbitro. Hoje comenta, ontem apitou, sempre com o cartão de sócio do Benfica no bolso. Fosse só ele...
Há um "sistema" de protecção ao Benfica de que ele faz parte. Árbitros, membros dos conselhos de disciplina, comentadores. Um enorme "polvo".