terça-feira, agosto 01, 2017

Sugestão de Leitura

Albert Einstein foi, sem qualquer sombra de dúvida, um dos maiores cientistas da História da humanidade cujas descobertas constituíram um importante contributo para o desenvolvimento da ciência e para o conhecimento do Universo.
E por isso de há muito que tinha a curiosidade de ler uma sua biografia detalhada que descrevesse o Homem, o cientistas e as suas descobertas.
A que agora li, e que serviu de base a uma premiada série televisiva da National Geographic, preenche todos esses requisitos ou não fosse escrita por Walter Isaacson um dos mais prestigiados jornalistas americanos que já fora autor de outra extraordinária biografia como é a de Steve Jobs.
Na do físico alemão de nascimento, mas que possuía igualmente as nacionalidades suíça e norte-americana, é-nos narrado todo o percurso de vida de Einstein desde o jovem rebelde e inconformado (características que manteve pela vida fora) ao cientista genial de forte carácter e uma imaginação e criatividade sem iguais.
É uma obra extremamente interessante, algo densa nalgumas das suas passagens em que o autor aborda com alguma minúcia as descobertas extraordinárias do biografado permitindo-nos,porém, perceber como funcionava a sua mente e que nos mostra em toda a sua dimensão o extraordinário ser humano e grandioso génio que Einstein foi.
Onde não faltam também a sua luta contra o nazismo, a crença no pacifismo e a assumpção do seu judaísmo e defesa do Estado de Israel.
A par dos grandes acontecimentos da primeira metade do século XX de que foi contemporâneo, das duas guerras mundiais à descoberta da energia atómica, observador interessado e critico.
Uma obra notável que vale bem a pena ser lida.
Depois Falamos

Sem comentários: