segunda-feira, agosto 21, 2017

Descalabro

Sou por natureza optimista e por isso quando o Vitória entra em campo, seja qual for o adversário, acredito sempre que vai ganhar o jogo com maior ou menor dificuldade pese embora todas as dificuldades que lhe possam aparecer.
É uma convicção baseada uma vezes na Razão, outras na Fé e outras ainda num misto das duas.
No passado sábado, e pese embora uma réstia de esperança que sempre existe, entrei no nosso estádio (e quem comigo falou antes do jogo sabe bem disso) muito pouco optimista quanto ao desfecho do jogo com o Sporting.
Pela diferença qualitativa das equipas, pela pré temporada que ambas fizeram (não sei se alguém levou muito a sério o jogo treino que lhes ganhamos por 3-0...) e pela forma como ambas tinham entrado no campeonato.
Quis a sorte do jogo, que também dele faz parte, que no primeiro remate à baliza o SCP fizesse um grande golo que moralizou pela espectacularidade do mesmo e por ter sido tão cedo condicionando desde logo o desenrolar da partida.
Depois, num monumental acesso de ingenuidade da nossa defesa, o Sporting teve um livre na linha de fundo e o cruzamento apanhou Bas Dost (aquele rapaz que foi o melhor marcador do ultimo campeonato) completamente à vontade no centro da nossa área para cabecear para onde quis.
E dois minutos depois, em mais uma "balda" da nossa defesa os "leões " fizeram o 3-0 decorridos apenas vinte e três minutos de jogo!
Um pouco como na época anterior.
E aí alguns dos meus habituais companheiros de bancada recordaram logo esse jogo com a esperança de que a história se repetisse este ano e o Vitória conseguisse outra recuperação épica.
Tive de lhes recordar duas coisas:
Uma é que a História repete-se quando tem de ser e não quando nos dá jeito.
A outra é que havia pelo menos três razões a obstarem a essa repetição.
Chamadas Marega, Soares e Hernâni. Que já cá não "moram".
Pelo que era com os que estavam em campo e no banco que ia ter de ser feita alguma coisa para inverter o rumo dos acontecimentos sob pena de uma derrota por números humilhantes.
Acontece que a perder por três golos, aos 23 minutos de jogo, Pedro Martins demorou 35 (!!!) minutos a mexer na equipa o que equivale a dizer que para o adversário nada mudou e portanto havia que gerir tranquilamente o jogo porque "aquele" Vitória estava visto que não dava para mais.
É certo que no banco para além de Douglas estavam três jogadores da equipa B (Kiko,Magalhães e Sueliton) mais os que viriam a ser utilizados mas esse é "conto" para outra ocasião porque certamente não foram os adeptos que formaram o plantel, dispensaram Valente,João Afonso, Alex, pelos vistos Tozé e contrataram os três reforços (Estupinám,Francisco Ramos e Ruben Oliveira) que nem no banco se sentaram.
E com a vida facilitada pela inércia de Pedro Martins( e pela gritante falta de soluções no plantel vitoriano) o Sporting lá fez mais dois golos, viu Miguel Silva negar-lhe mais três claras ocasiões, esbarrou uma bola na trave e ainda viu dois jogadores seus falharem duas claras oportunidades atirando muito por alto.
Podia ter sido um massacre.
E por isso no fim do jogo os adeptos, incansáveis no apoio durante os 90 minutos , manifestaram o seu desagrado, a sua tristeza e revolta por uma derrota humilhante, uma exibição paupérrima e umas sombrias perspectivas do futuro próximo.
Em que vamos a Paços de Ferreira, recebemos o Boavista e vamos a Braga!
Faltam dez dias para o fecho do mercado.
E sem querer ser pessimista, porque nunca o sou, vejo as coisas a complicarem-se face à carência de reforços e ao pouco tempo para os contratar de forma ponderada e sem precipitações.
Suportando a desvantagem de ter de ir ao mercado em estado de carência o que é sempre aproveitado por quem quer fazer negócios connosco.
Com duas certezas:
Uma é que houve muito tempo para fazer o que não foi feito.
 A outra é que faça-se o que se fizer para estas duas derrotas pesadíssimas (0-3 no Estoril e 0-5 com o Sporting) já não há remédio.
Enfim...
Depois Falamos

11 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

Pedro Martins tem estado muito apático no banco. Não só neste como nos jogos que lhe antecederam.
Tem demorado a mexer e quando mexe, mexe mal.

Até agora foi bastante claro que o nosso plantel tem lacunas que não foram em tempo útil colmatadas... Se é que o serão até ao fecho da janela de transferências.

No jogo com o Sporting tivemos uma linha defensiva de 2ª Liga. Não há milagres...
Aquele Sacko tá ao nível de um Taipas!
Querem milagres?

No meu entender, precisamos de pelo menos:

1 defesa central válido (o Josué está em má forma, conforme terminou a época e há quem diga que está a fazer birra para sair);
1 lateral direito (João Aurélio é razoável a defender e péssimo a atacar. Honestamente, não me parece um jogador com nível para actuar no VSC);
2 Extremos: Rafinha que na temporada anterior era suplente, este ano apresenta-se como titularíssimo indiscutível e um dos maiores valores do plantel. Isso reflecte o actual valor do plantel, em comparação com o da temporada passada...
Sturgeon, tem demonstrado ser um fiasco. Grande desilusão! Não tem nível de titular no Vitória.
Helder Ferreira, é um jogador bastante interessante, com muito potencial, mas precisa ainda de amadurecer até se tornar num titular indiscutível.
Quando o Konan regressar, talvez o Vigário também se torne numa peça válida para extremo...
Mas quanto a mim precisamos de 2 Extremos de qualidade indiscutível, para integrar o plantel.

No meio campo e para ponta-de-lança acho que estamos +/- bem servidos...
Acho no entanto uma péssima decisão "despacharmos" o Tozé. Se por acaso o Hurtado fica indisponível vamos ter muitos problemas naquela posição...

Parece-me que a época foi mal planeada (se é que houve plano) e o amadorismo paga-se caro.
Eu esperava ambição da direcção à altura da mentalidade do clube.
Se não houvesse dinheiro eu até compreendia, mas o que é que aconteceu aos milhões que entraram recentemente no clube com as vendas do Dalbert, Bruno Gaspar, Soares, entrada directa na fase de grupos da Liga Europa, etc?

Conclusão, se para construir o 11 inicial neste momento temos alguns problemas, quando formos forçados a rodar o plantel, numa época que se avizinha bastante longa, com Campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga, as lacunas serão ainda mais evidentes. Aliás, de resto como já se verificou nestes jogos iniciais, em que sempre que salta alguém do banco, a equipa vem abaixo, pois demonstra bastante falta de qualidade.

Anónimo disse...

Tristeza e Revolta! É o sentimento que me invade a mim e a muitos vitorianos. Após uma boa época e quando todos pensávamos que esta seria do salto em frente e estabilização,eis que se nos apresenta este estado de coisas!Há quem tenha de assumir este descalabro. Este foi um ano muito bom de negócios para a SAD, e quando todos julgávamos que parte desse dinheiro seria reinvestido temos 0 em compras.Também aqui culpo o Pedro Martins,se é verdade que no defeso tinha mercado,deveria impor condições para continuar e fazer exigências qualitativas, sem as quais será o primeiro a pagar as favas.Eu sou do tempo, em que uma derrota do Vitória em casa por estes números dava direito a espera de Presidente,Treinador e Jogadores.Agora tudo se passa na Santa Paz.
Enfim, para atenuar um pouco as coisas urge arranjar os seguintes jogadores: 1 substituto para o Bruno Gaspar,1 central dominador, 1 nº10 1 ala direito. Equívocos do Pedro Martins; O 6 tem de ser o R. Miranda e avançar o Zungu,devolver a Baliza ao Douglas até o Miguel acalmar,despachar o Josué que anda a pensar em €.

Cumpts.
J.M.

Anónimo disse...

Infelizmente quer-me parecer que a permanência de Pedro Henrique e de Hurtado não justifica o "reforço do investimento" no plantel anunciado pela direcção.
Estou um pouco desiludido porque a venda de B.Gaspar e o bónus de Dalbert deveriam servir para o Vitória atacar o mercado com critério na compra de um lateral direito e de um extremo, no mínimo. É fácil de perceber o mercado: estamos à espera do que possa sobrar dos 3 estarolas. E isso não é um investimento no plantel. Defendi até agora o percurso desta direcção que saneou as contas e tem feito até aqui um trabalho exemplar. Mas creio que este deveria ser o ano de viragem. Não o está a ser, e poderá ser tarde para reforçar com critério.
Há também o lado nefasto do mercado dentro de portas, pois temos pelo menos 2 jogadores claramente em sub-rendimento com a cabeça longe: Zungu e Josué.
A juntar às referidas lacunas na defesa e ataque, Helder Ferreira é muito "mole" defensivamente e Sacko... não foi dos piores contra o Sporting, mas claramente não serve.
O jogo com o Paços de Ferreira, estranhamente pode definir muita coisa desta época, e ainda é tão cedo...

Anónimo disse...

Temos o problema do costume. Para esta direção parece que a única coisa que têm de gerir é o passivo. O resto devem pensar que é sorte. Só em Janeiro se vão lembrar de que, para ir à Liga Europa, é preciso ficar em quarto ou quinto lugar no campeonato... Agora que o passivo está resolvido precisamos de alguém mais arrojado na direção. De preferência que saiba de futebol! Muitos, como eu, estão fartos daqueles espectáculos de palminhas no fim das derrotas, para 'animar' a equipa, e já estão mais dispostos a umas assobiadelas monumentais. Tanto a direção como a equipa técnica têm culpa deste descalabro. Ainda só estamos na terceira jornada e, em 4 jogos oficiais já sofremos 13 golos!

Miguel Leite

Anónimo disse...

que reacção tão a quente, e tão despropositada ao meu comentário na outra postagem! Não se zangue homem!
e também não seja injusto. O F.C.Porto é o clube que menos se aproveita do Vitória. As galinhas e as toupeiras listadas, são os que mais vos abafam a vocês, e aos outros clubes do norte. Lembrem-se do que vos fizeram no estoril para vos desfalcar para este jogo, e o roubo que continuou depois! Não existe falta no livre que originoi«u o 2º golo, o 3º é em fora de jogo, e ainda vos roubaram um penalty na 1ª parte e outro na segunda!
e não acusei os vitorianos de nada, mas sim a vossa direcção que se vende, e vende o clube.
como disse antes gosto dos vossos adeptos, sócios e claques que merecem muito melhor que as direcções e as equipas que abrem as pernicas.
é preciso no norte mais um clube que ganhe titulos regularmente, e o vosso é aquele que a descarada tem mais potencial para isso!

luis cirilo disse...

Caro Mr KarvalhovskY:
Estou genericamente de acordo com o seu excelente comentário.
A época foi mal preparada, contou-se com o "ovo" num sitio onde ele não estava (empréstimos do Porto) e com quatro competições para disputar as carências são tremendas.
Do meu ponto de vista precisamos de um lateral direito, de um central de categoria (dois se Josué sair), de um trinco "pesado" que aguente os terrenos difíceis do Inverno, de um número 10 para titular de caras (Hurtado cada vez me deixa mais duvidas sobre,pelo menos, a regularidade) e de dois extremos.
Ou seja seis jogadores. Para quem até agora contratou três e nenhum foi sequer suplente com o SCP o panorama não é brilhante. E faltam nove dias para fechar o mercado.
E atenção à equipa B que foi deixada ao "abandono" e que com o plantel que tem vai te rmuita dificuldade em evitar a descida.

Anónimo disse...

O problems do Vitória, é que somos um clube de vaidosos. Temos é trabalhar mais e fazer menos festas.H.M.

luis cirilo disse...

Caro J. M.:
Direi apenas que é tempo de os sócios e adeptos direccionarem a sua insatisfação para os responsáveis e exigirem que o rumo mude radicalmente e nos oito dias a té ao fecho do mercado reforcem a equipa condignamente. Os vitorianos não merecem mais decepções.
Caro Anónimo:
Há muita coisa a mudar. Não sei é se ainda vamos a tempo de salvar a época.Se perdermos em Paços de Ferreira tudo se complicará em termos animícos e depois só em Janeiro se poderá fazer alguma coisa. Merecemos melhor.
Caro Miguel Leite:
É tempo de os adeptos serem exigentes com quem dirige o clube /SAD. Chega de desculpas, de adiamentos, de anos zero. Se não sabem fazer melhor deêm o lugar a quem saiba.
Caro Anónimo:
É evidente que o Vitória é o clube a seguir aos chamados "grandes"que tem mais condições para ganhar titulos. Pela História, pelos adeptos, pelo concelho em que está inserido. Não tem tido é a sorte de ter direcções que estejam à altura dos adeptos em termos de amor ao clube e ambição desportiva. Mas um dia mudará. E nesse dia jogaremos disputaremos troféu e titulos regularmente com porto,benfica e sporting

luis cirilo disse...

Caro H. M.:
Não concordo. Termos orgulho no clube e no apoio que lhe damos não é ser vaidoso mas apenas reconhecer a excelência de ser vitoriano. Concordo que tem de se trabalhar mais. E melhor

Saganowski disse...

Foi o primeiro jogo a que assisti no estádio esta época.
E pelo que vi, ou isto muda muito, ou este ano vai ser bem penoso!

O importante era um certo senhor assumir as culpas da inércia da sua administração em negociar jogadores de valia garantida!

luis cirilo disse...

Carp Saganowski:
Penoso é um termo adequado