quinta-feira, julho 20, 2017

Andando e Vendo

Feirense x Vitória
Ainda não vi nenhum jogo do Vitória nesta pré temporada.
Por falta de oportunidade mas também porque são jogos que nunca me despertaram grande atenção dado serem essencialmente dedicados a experiências quer de jogadores quer de sistemas tácticos e por isso pouco tendo a ver com o "produto final".
Mas tenho acompanhado pelos jornais e pelo testemunho de quem a alguns assistiu.
E deixando de lado os dois primeiros jogos (como Santiago de Mascotelos e o Vila Chã), que me recuso a olhar como jogos de preparação seja para o que for, os sinais parecem-me positivos mais pelas indicações que alguns jogadores vem dando do que pelos resultados em si dado que empatar com o Portimonense e ganhar ao Feirense nada tem de especial.
É certo que pelo meio houve uma goleada ao Belenenses mas aí o mérito é da equipa B.
Domingo, frente ao Porto, é o primeiro jogo com grau de dificuldade idêntico ao da final da supertaça a que se seguirá outro com o Sporting que se pode inserir nesse mesmo patamar e que visam colocar à equipa perante adversários bem mais fortes que os até então encontrados.
Parece-me bem.
Em termos de plantel os regressos de Hurtado e Célis dão qualidade, dimensão e opções de escolha ao treinador pelo que se se confirmar o regresso de Marega(???) e a contratação de Abdoulaye , e não sair nenhum dos habituais titulares da época passada, poderemos considerar que o plantel estará em condições de disputar com ambição as cinco competições em que estará envolvido.
Embora mais um extremo não caísse mal...
Mas até 31 de Agosto já todos sabemos que ainda pode acontecer muita coisa.
Por isso...andando e vendo.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

Para já o que se vai vendo é a construção de um plantel forte. Como o senhor bem escreve, as contratações definitivas de Hurtado e Celis são de extrema valia e importância no plantel para a época que se avizinha. Falta retornar Marega, mais um ou outro acerto e estamos prontos.
Na minha perspectiva vai sair apenas um jogador, o que não será dramático.

Para quem sempre adoptou uma postura extremamente crítica e corrosiva para com a direcção, muitas vezes sem ter em conta o período financeiro grave que o Vitória atravessou, gostaria de o ver agora a louvar a excelente gestão desportiva e financeira desta direcção. Sabe, no futebol, a diferença entre haver ou não haver dinheiro é brutal... e para quem não tinha dinheiro, esta direcção fez muito mais do que salvar o Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quanto ao plantel parece-me que as coisas estão bem encaminhadas para podermos dar resposta às cinco competições que temos pela frente. Mas 31 de Agosto ainda vem muito longe e temos tido a má experiência de os últimos dias de mercado nos correrem mal. E por isso andando e vendo.
Quanto à minha postura face à direcção é a postura que tenho desde que comecei a escrever sobre o Vitória há mais de trinta anos no jornal "Comércio de Guimarães". Digo em consciência e de forma reflectida o que penso. Não sou corrosivo nem deixo de ser. Manifesto a minha opinião sempre em linha de conta com o que considero ser o interesse superior do Vitória. De resto sei bem as dificuldades que o Vitória atravessou porque estive na direcção nos primeiros oito meses do mandato iniciado em 2012 e sei bem quantas vezes dei a cara por essas dificuldades junto de jogadores e treinadores do futebol e das modalidades.
Quanto ao ter ou não ter dinheiro, especialmente a partir de certa altura, essa é uma conversa que nos levava mais longe do que este espaço permite. Apenas lhe digo que quando vejo o Braga vender um júnior por valor superior ao que vendemos Ricardo, Paulo Oliveira, Soudani, etc a questão de não ter dinheiro é muito relativizada. já para não falarmos de Soares...

Anónimo disse...

Ricardo, Paulo Oliveira, Soudani foram vendidos num tempo em que era preciso vender, e isso obviamente penaliza quem precisa de vender. Portanto, comparar essa época com o tempo actual é no mínimo intelectualmente desonesto, mais ainda quando o senhor sabe melhor do que nós dos problemas financeiros à época e da extrema necessidade que havia de realizar dinheiro. Se o senhor mesmo deu a cara aos jogadores por esses problemas... pudesse o senhor ter vendido algum deles nos oito meses que lá esteve !!
Soares foi um bom negócio.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A necessidade de vender não significa vender mal e por preços muito abaixo do valor dos jogadores.
Todos os clubes vendem mas quase nenhuns vendem em saldos permanentes.
Intelectualmente desonesto?
Bonito vindo de quem nem nome tem para defender as opiniões que aqui traz e que eu, benevolentemente, publico.
Não vendi nenhum jogador nesses oito meses porque a prioridade era sanear financeiramente o plantel e construir uma equipa. E tinha a clara noção de que os jogadores estavam desvalorizados. De resto, na sua má fé "esquece" esse pormenor ,quando o mercado reabriu em Janeiro de 2013 eu já lá não estava pelo que não podia vender ninguém. Aliás, se bem me lembro,quem lá ficou também não vendeu ninguém nessa janela de transferências.
Mas deixei, já agora, alinhavadas três contratações para serem feitas nessa altura.
Hernâni(que felizmente foi contratado) Rafa(está no Benfica) e Kuka(está no Arouca) que não foram por opção de quem lá estava.
Soares foi um bom negócio?
Foi.
Para o Porto.
Quem nem sequer o pagou ,até à data, ao que se sabe.

Anónimo disse...

Se tinha a noção de que os jogadores estavam desvalorizados, se sabia que o Clube precisava de dinheiro mais do que nunca, porque carga de água é que criticou as vendas no final da época ??
Diz e bem que na janela de Janeiro não saiu ninguém. Pois não, até lá a nossa época estava a ser medíocre. Foi precisamente com a entrada de alguns jogadores da B, principalmente Paulo Oliveira e Tiago Rodrigues, que acabamos a época com uma Taça de Portugal inédita no museu.
De resto, dos jogadores vendidos nesse final de época, apenas Ricardo, e só agora se está a revelar jogador de nível superior. Paulo Oliveira está num limbo, Tiago Rodrigues nem se sabe onde anda, Amido Balde fracassou lá fora, Soudani ficou-se pela Croácia...
Será que valiam assim tanto dinheiro ? Feitas as contas...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pela simples razão de que foram maus negócios. Fácil não?
Quanto aos jogadores digo-lhe duas ou três coisas.
Tomaramos nós ter Paulo Oliveira mesmo nesse "limbo" onde o descobriu.
Amidó Baldé foi uma contratação "minha", rendeu em golos e exibições e nunca devia ter saído naquela altura embora rendesse algum dinheiro. É verdade que a carreira dele caiu muito e nunca mais teve o rendimento que alcançou no Vitória por duas razões essenciais. Má escolha de clubes e mau aconselhamento. Mas ainda vai a tempo de relançar a carreira se tiver sorte.
Soudani tem feito uma notável carreira num clube que normalmente disputa a fase de grupos da liga dos campeões. Tal como o Paulo Oliveira que jeito que nos dava. De qualquer forma não pode analisar o valor monetário dos jogadores pelo actual momento mas sim pelo momento em que foram vendidos. E nesse momento foram mal vendidos!