quarta-feira, dezembro 02, 2015

Relembrando.

A propósito do recente Boavista-Vitória, e do texto que então escrevi, foram-me chegando alguns comentários sobre as razões pelas quais o clube do Bessa sendo mais pequeno que o Vitória em muitos indicadores tem,contudo, um palmarés em termos de troféus bem melhor.
São várias as explicações e não há respostas fechadas a esta questão como não há em relação a tantas outras.
Do meu ponto de vista, parcial enquanto vitoriano, as razões que o explicam assentam em mérito do Boavista, em demérito do Vitória e na influência decisiva do "sistema" que durante quase duas décadas favoreceu permanentemente os axadrezados e prejudicou os "branquinhos".
Vamos por partes:
Há mérito do Boavista que soube construir boas equipas, colocar dirigentes seus em lugares decisivos (Valentim Loureiro e Pinto de Sousa à cabeça) e conjugar esses factores para ganhar cinco taças e um campeonato.
Nas taças uma foi roubada (precisamente ao Vitória na célebre final das Antas) mas as outras quatro finais foram ganhas com mérito indiscutível enquanto no titulo é verdade que foram levados ao "colo" mas não mais do que Benfica,Porto e Sporting tantas vezes são!
O demérito do Vitória, que percentualmente é a menos responsável das razões pela diferença de palmarés, assenta essencialmente na política "isolacionista" que a partir de certa altura Pimenta Machado decidiu seguir não colocando pessoas ligadas ao Vitória na FPF, na Liga e nos conselhos de arbitragem e disciplina o que nos enfraqueceu face ao concorrente do Bessa que estava nesses orgãos todos.
Mas a razão das razões foi mesmo o "sistema".
Hoje muita gente ,até porque questões de idade, não sabe o que foram os campeonatos nas décadas de oitenta e noventa e os atropelos à verdade desportiva neles cometidos.
Ao ponto de o Vitória para discutir com o Boavista o quarto lugar ter de ter equipas não apenas melhores mas muito melhores que o adversário para contrabalançar o inclinar do campo que o "sistema" proporcionava a favor dos nossos adversários.
Foram os anos mais negros do "Apito Dourado".
De que o Boavista foi um dos grandes beneficiados e o Vitória um dos maiores prejudicados.
Anos em que ainda não havia Sport-tv para televisionar quase todos os jogos e por isso a acção perversa do "sistema" era muito mais fácil de ser dissimulada porque a restante imprensa (incluindo televisões) não se incomodava com os prejuízos a clubes que não fossem os chamados "grandes".
Vivi esses tempos como adepto e como dirigente(nos anos 90) do Vitória.
E sei bem,porque presenciei, o quanto fomos prejudicados ao longo de todo esse tempo.
No campeonato e na taça.
E então nos jogos com o Boavista nem se fala.
Especialmente no Bessa mas também em Guimarães onde eram frequentes as manifestações de revolta dos adeptos vitorianos contra os atropelos que os árbitros perpetravam ao Vitória com o maior dos descaramentos.
A que depois o conselho de disciplina correspondia com penas severíssimas como aquela interdição do nosso estádio por sete jogos(SETE!!!) por causa de umas palhaçadas protagonizadas pelo então guarda redes axadrezado Alfredo.
E é precisamente no "sistema" e no "Apito Dourado" que radicam boa parte das responsabilidades pela diferença de palmarés entre Vitória e Boavista.
Não fosse isso e talvez pudéssemos ter cá boa parte do que eles tem lá.
Incluindo o titulo.
Depois Falamos.

6 comentários:

Macaco careca disse...

Completamente de acordo, como sempre aliás.

Macaco careca disse...

Completamente de acordo, como sempre em relação ao VSC.

H_M disse...

Completamente de acordo, como sempre em relação ao VSC:

luis cirilo disse...

Caros HM e Macaco Careca:
É o chamado triplo acordo. :-)

Anónimo disse...

Só acho um ponto em que o Boavista aproveitou melhor que o Vitória. As suas escolas de formação e o Boavista conseguiu fazer melhores vendas que o Vitória .

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sinceramente não tenho presente que produtos das suas escolas o Boavista vendeu bem nos ultimos anos.
Os do Vitória sei.
Bons jogadores mas vendidos bem abaixo do seu real valor