terça-feira, dezembro 08, 2015

Limpinho!

Foto: Vitória Sport Clube/João Santos

Hoje os vitorianos, quer os que foram ao estádio quer os que seguiram o jogo pela televisão,tem boas razões para estarem satisfeitos com a sua equipa.
O Vitória fez um bom jogo, apresentou períodos de bom futebol com jogadas bem construidas e fez três golos ficando a dever a si próprio outros tantos quer por falta de pontaria quer por decisões menos felizes no ultimo passe.
A primeira razão,do meu ponto de vista, esteve no facto de Sérgio Conceição hoje ter apresentado uma equipa bem "arrumada" com os jogadores no seu lugar e sem invenções ou confusões posicionais.
Especialmente no meio campo onde Bouba foi um trinco eficaz, Cafu jogou mais adiantado e com alguma liberdade de movimentação e Otávio foi um "patrão" como a equipa ainda não tinha tido esta temporada com manifesto prejuízo quanto à qualidade do seu futebol.
E foi Otávio que fez a maior diferença.
Tem qualidade, sabe jogar, temporiza bem a velocidade de jogo e é demolidor no 1x1 ultrapassando os adversários com alguma facilidade e criando situações de superioridade numérica ou arrancando faltas e cartões aos seus adversários.
Na frente jogou a melhor dupla de avançados, Dourado e Valente, complementados por um Licá que tarda em ser feliz e por isso aqui e ali exaspera os adeptos com jogadas mal conseguidas ou desastradamente finalizadas. Digamos que foi o elo mais fraco na exibição vitoriana e por isso uma vez mais substituído.
Dourado,esse, confirmou o que já sabemos.
É um bom ponta de lança que "só" sabe jogar de frente para a baliza, de ultimo toque, precisando de extremos e laterais que cruzem adequadamente para ele poder impor o seu poderio físico e bom jogo de cabeça nos lances aéreos e fazer valer o seu sentido de baliza nos restantes.
Como hoje isso aconteceu...fez golos!
Em suma uma boa exibição, um bom resultado mas que não dá para passar do 8 ao 80.
Porque a defender notaram-se fragilidades , especialmente na dupla João Afonso-Dalbert (este bem a atacar) e só uma excelente exibição de João Miguel impediu o Rio Ave de marcar mais vezes.
Num jogo bem mais exigente que o do Bessa o jovem guarda redes vitoriano fez três ou quatro grandes defesas, complementadas com mais algumas de muito boa qualidade, e denotou um à vontade a sair dos postes para desfazer cruzamentos invulgar na sua idade.
Dois jogos, duas excelentes exibições, uma média que promete.
Ao conseguir segundo triunfo consecutivo, e este o mais claro de toda a época, o Vitória reforça os seus níveis de confiança e a equipa de hoje "disse" ao treinador que há boas razões para estabilizar em volta deste onze que dá garantias de mais sucessos.
E o próximo terá de ser já no sábado na recepção ao Marítimo.
A equipa de arbitragem fez um trabalho sem margem para reparos.
Depois Falamos.

P.S. Alexandre Silva marcou hoje o seu primeiro golo pela equipa A do Vitória.
É outro talento emergente mas a que tem de ser dado tempo para "crescer".
E neste caso faço justiça ao treinador. Tem gerido bem a sua utilização.

8 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Foi um bom jogo, mas sem razões para acreditarmos que está tudo resolvido e que os maus tempos já se foram.

Destaco a frente de ataque, onde as coisas parece que começam a "degolar".
Na linha média, Octávio faz a diferença.
E a baliza, onde temos um caso sério de talento, um valor seguro, fruto de um trabalho sério, desde a base, que se tem vindo a fazer nos útimos anos. O Miguel chegou onde chegou fruto da sua qualidade, do seu trabalho, mas também de um grande trabalho (grande parte das vezes invisível e muito mal reconhecido), de Luis Esteves.

Resta (para o que falta da Liga), não fazer asneiras nas convocatórias, nem deixar que o mês de Janeiro faça estragos.

E que as vitórias continuem já no próximo fim de semana, de novo em casa, com o Marítimo!

Anónimo disse...

A jogar assim já se pode ir ao estádio, já se vê futebol.
Licá,como elo mais fraco não deixou de fazer uma assistência...
Esteve bem mais apagado Ricardo Valente, com a clara percepção que nem um nem outro são talhados para jogar agarrados à linha, inclusive a fechar o flanco a defender. Tanto um como outro gostam de jogar mais livres e mais perto da baliza, onde são mortíferos... Bruno Gaspar esteve sempre sozinho, prova disso o golo do Rio Ave e outras situações que não deram em golo porque não calhou.
João Afonso tem estado estranhamente mal na defesa. À semelhança de Douglas penso que não tarda a ir para o banco, pese embora pense que os problemas da defesa derivam da falta de consistência do meio campo. Apesar do jogo de ontem continuamos com problemas sérios no meio campo, ainda órfão de André e Bernard. Como é lógico vai ser muito difícil isto mudar, porque não é fácil substituir estes dois. Mas com Octávio a largar mais a bola, a coisa vai a melhor, sem dúvida.
Na esquerda da defesa também acho que Dalbert ainda não despertou e estamos ainda mal guarnecidos nesse lado. A continuar assim não se vai impor.
Xande Silva, ganhou para já a corrida ao Vigário no lugar de "joker" do plantel e tem correspondido. Demonstra já alguma maturidade, não se deslumbra nem inventa, mostra-se assertivo no passe e, como ontem foi evidente, frio na cara do golo. Ele e o GR não enganam e são os próximos na montra.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Dois triunfos seguidos são sempre positivos porque moralizam a equipa.
E este,com o Rio Ave,foi acompanhado por uma boa exibição o que nem sempre tem acontecido.
Mas como dizes nem tudo está resolvido nem sequer temos a certeza de que em Janeiro não haja disparates como em anos anteriores. Aguardemos para ver.
Caro Anónimo:
O que mais gostei, e que de certa forma refere no seu comentário,é que vimos uma equipa com os jogadores no seu lugar.
É verdade que na defesa nem tudo está bem (continuo a achar que em Janeiro se devia contratar um central)e na frente penso que Licá não justifica a titularidade face à forma discreta como se tem exibido.
Dourado e Valente são a dupla que deve jogar mas com o segundo muito mais perto do primeiro porque a jogar nos flancos perde eficácia.
Em suma um bom jogo mas uma andorinha nunca fez a Primavera. Esperemos que sábado a linha exibicional se mantenha

Anónimo disse...

É só uma curiosidade Sr Luís Cirilo mas numa publicação recente estranhou chamarem Miguel Silva ao guarda-redes do Vitória conhecido por João Miguel e falou do nome que tinha na camisola. No jogo com o Rio Ave já tinha João Miguel mas continuam a chamar-lhe Miguel Silva... Ao Xande agora chamam Alexandre... Não percebo porque é que os jogadores do Vitória não têm um só nome. Faz-me confusão... Saberá porquê?

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,
Totalmente de acordo com a sua análise, acho que finalmente já se está a ver aquilo que faltou até aqui, ou seja, organização da equipa, que pareceu perdida em muitos jogos e que nos custou pontos "fáceis", que neste momento já nos poderiam colocar num 4º ou 5º lugar, sem qualquer tipo de injustiça perante os adversários. Mas o importante agora é dar um passo de cada vez, e dar já no próximo jogo seguimento a estas duas vitórias moralizadoras. Quanto aos jogadores, destacar o grande guarda-redes que temos (não é fácil um miúdo de 20 anos demonstrar esta maturidade e consistência, referindo-me não só a estes dois jogos, mas a um punhado de boas exibições na equipa B), a qualidade de Otávio um verdadeiro organizador de jogo e que nestes dois jogos fez a diferença, Dourado pelos golos e por demonstrar que sendo bem servido pode ser uma mais-valia, e Cafú por toda a entrega e raça que o caraterizam, talvez o jogador que dentro de campo personifica a mistica do clube e de todos os adeptos. Agora é apontar ao Maritimo e conquistar tres pontos que nos podem colocar a mordar ainda mais os calcanhares aos lugares europeus.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não é só a si que faz confusão.
Mas creio que se deve a uma ausência gritante de uma política de comunicação por parte do clube em que parece que cada um faz o que lhe apetece.
No caso do nosso guarda redes se ele gosta de ser conhecido por "João Miguel" e usa esse nome na camisola bastaria que o clube se referisse a ele sempre como "João Miguel" e não como "Miguel Silva". Desde o "speaker" do estádio à informação escrita que é dada aos jornalistas.
Não me parece nada de difícil.
Caro Anónimo:
Que o grupo(A e B) tem qualidade já todos sabíamos. Infelizmente nenhum dos treinadores conseguiu até agora por a equipa A a jogar de forma consentânea com a categoria dos jogadores à sua disposição. Que dá, reafirmo agora o que escrevi antes da época começar,para lutar pelo quarto lugar se não forem dadas mais "baldas". O jogo com o Rio Ave terá sido o primeiro em que vimos realmente uma equipa com principio meio e fim a jogar um futebol que nos agradou a largos espaços. Mas atenção que não foi por acaso que o João Miguel brilhou na baliza. O Rio Ave criou muitas oportunidades e isso é sempre um sinal de alerta.
Por mim continuo a achar que em Janeiro a prioridade devia ser a contratação de um central experiente.

Anónimo disse...

Concordo consigo, um central de qualidade e experiente é o que falta neste momento ao Vitória, pois se Josué ainda que não naquela forma extraordinária do ano anterior até vai dando conta do recado, João Afonso e Moreno estão abaixo do que era esperado. E um lateral esquerdo também não seria mal pensado na minha opinião, visto que neste momento apenas se pode contar com Dalbert, pois Luis Rocha parece que está riscado para o treinador

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sim o central é a maior das prioridades.
Um lateral esquerdo podia ser útil se fosse para ser titular de caras. Ao que sei o Bruno Teles estava sem clube e seria uma boa aposta.
Digamos que com ele e o Defendi ficávamos muito bem servidos na defesa.