sexta-feira, dezembro 04, 2015

Sugestão de Leitura

E depois de um livro sobre a II Guerra...outro livro sobre a II Guerra!
Um aparte para salientar que este ano o 20 de Outubro foi particularmente gratificante em termos de livros.
Voltando ao assunto.
Este livro, acabadinho de ler, sendo muito diferente do anterior aqui recomendado traz uma perspectiva muito curiosa sobre o dia da morte de Hitler narrado em várias perspectivas e cenários.
Acompanhando protagonistas diversos, uns muito conhecidos como os lideres politicos e generais de ambos os lados e outros anónimos participantes, naquilo que fizeram nesse dia nos mais diversos pontos do globo e respectivos cenários de guerra.
Na Alemanha, França, União Soviética, Japão, Estados Unidos, Birmânia, Austrália,Filipinas, etc.
Naturalmente que o centro da narrativa está no bunker de Berlim onde Hitler passou os seus ultímos dias antes de se suicidar e naqueles que o acompanharam até ao fim desde alguns dos seus generais aos seu criado de quarto ,à sua secretária ou ao seu barbeiro.
Mostrando esses dias da perspectiva de cada um deles.
No final traz uma excelente resenha do que sucedeu no pós guerra a cada um desses protagonistas, desde os que foram julgados em Nuremberga aos que seguiram pacatamente as suas vidas e profissões.
Desde um dos pilotos ao seu serviço que fez carreira na Lufhtansa até se reformar nos anos 60 a Werner Von Braun que foi para os Estados Unidos e se tornou na principal "estrela" do programa espacial americano.
Em suma mais um excelente livro que proporciona uma leitura bem interessante.
Depois Falamos

Sem comentários: