quarta-feira, dezembro 30, 2015

Um Jogo Especial

Um Vitória-Benfica é sempre um jogo especial e se disputado em Guimarães então é especial a dobrar.
Porque é a  única cidade e o único estádio no país , excepto em Lisboa (Alvalade) e Porto (Dragão),onde os adeptos benfiquistas são uma pequena minoria face aos adeptos locais que são sempre em muito mas muito maior número.
E isso num futebol centralizado e parolo como o português, onde os benfiquistas enchem Aveiro ou o Bessa mas não conseguem encher o Restelo ou até o António Coimbra da Mota, merece realce particular pela diferença que constitui.
Ao longo dos anos assisti a dezenas de jogos do Vitória com o Benfica em Guimarães.
Com resultados para todos os gostos.
Desde goleadas do Vitória a goleadas do Benfica.
Passando por vitória tangenciais de ambos, por empates, por grandes polémicas em volta das arbitragens.
E até pela trágica morte de Féher.
É pois um clássico do nosso futebol do qual qualquer vitoriano guarda fartas memórias.
No sábado Vitória e Benfica enfrentam-se num momento em que nenhum deles tem grandes razões para se sentir muito satisfeito com os desempenhos que vem fazendo na presente edição da Liga e que os tem fora dos lugares a que estavam habituados.
O Vitória , depois de um mau início de época, tem vindo a recuperar e aproxima-se  dos lugares europeus (está a apenas dois pontos do 5º lugar e a seis do 4º) embora com um nível exibicional ainda aquém do que a valia do plantel faz supor possível enquanto o Benfica-bi campeão nacional- está em terceiro lugar a cinco pontos do líder Porto.
Ou seja nenhum dos clubes pode perder pontos com vista aos objectivos que delineou no inicio da época o que faz supor um jogo intensamente disputado em que os detalhes contarão na definição do vencedor.
Pena que,como sempre, esse "cancro" do nosso futebol chamado Vítor Pereira também tenha contribuído com um dos seus "detalhes", no caso chamado Carlos Xistra, para um jogo que bem dispensava esse contributo.
Mas este Vitória-Benfica encerra ainda outra curiosidade muito significativa.
Saber como vão reagir os adeptos vitorianos à presença de Rui Vitória na qualidade de treinador visitante.
Espero que com um imenso aplauso, aquando da sua sua ida para o banco, mostrando a gratidão dos vitorianos por um homem que durante quatro anos foi bem mais do que apenas o treinador da nossa equipa A.
E em Guimarães sempre soubemos ser gratos a quem serviu o Vitória como Rui Vitória o fez.
Depois Falamos.

2 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo, certamente que os vitorianos de Guimarães saberão receber bem Rui Vitória.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Não espero outra coisa.