quinta-feira, dezembro 03, 2015

Calma!

A bela exibição de João Miguel (nome que usa na camisola) no Bessa despertou o entusiasmo dos vitorianos dado ser invulgar ver um guarda redes estrear-se na primeira equipa aos vinte anos de idade e fazendo de imediato uma prova tão positiva de capacidade.
É verdade que o adversário era modesto, e que o trabalho a que foi sujeito não foi intenso, mas é igualmente verdade que fez bem feito tudo que teve para fazer (especialmente a defesa aos 91 minutos que garantiu 3 pontos) demonstrando assinalável tranquilidade.
E quando a tudo isso, que já não é pouco, se junta o delicioso pormenor de acompanhar a claque nos cânticos demonstrando um vitorianismo que a todos nos agradou percebe-se bem o entusiasmo em seu redor e a expectativa para os próximos jogos.
Há contudo que por alguma calma no assunto.
João Miguel tem qualidade, tem talento, tem presença na baliza, tem a serenidade que define os grandes guarda redes mas também tem...vinte anos.
E a baliza é o mais "terrível" de todos os lugares no terreno de jogo.
Porque é o lugar onde as falhas se pagam mais caro.
E todos sabemos que com excepção dos predestinados (Buffon, Vítor Baía, Vítor Damas, Iker Casillas...)que aos 20 anos já brilhavam em clubes de topo é muito difícil,nessa idade, "agarrar" a baliza de uma equipa com as responsabilidades do Vitória.
Porque a baliza exige experiência e ao contrário dos lugares mais adiantados, em que a experiência se pode ir facultando em pequenas "doses" (hoje joga 10 minutos, amanha 20, depois é titular,etc)como vem acontecendo com Alexandre Silva por exemplo, o jogador ou joga os 90 minutos ou não joga.
Porque nenhum treinador, salvo circunstância muito excepcionais, vai metendo um guarda redes por curtos períodos para lhe dar experiência.
O treinador do Vitória, seguramente fruto do que vê nos treinos, resolveu apostar em João Miguel no jogo do Bessa (que tem sempre uma carga psicológica especial) e o jogador correspondeu plenamente como todos vimos.
É natural, embora com Sérgio Conceição nunca se saiba, que volte a apostar nele nos próximos jogos face ao já demonstrado.
E aí todos teremos de entender que tanto João Miguel pode agarrar o lugar e continuar a ser o titular da equipa A (seguindo o exemplo de Nuno Espírito Santo vinte anos atrás com Quinito a treinador)como pode ser mais adequado voltar à equipa B para continuar a ganhar a tal experiência que é indispensável.
Sem que isso em nada seja desprestigiante ou negue o valor do atleta.
Neste momento João Miguel ganhou o direito, isso sim, de concorrer com Douglas e Assis pela titularidade na equipa A do Vitória.
E aos vinte anos isso já é muito bom.
Depois Falamos

P.S. : Os vitorianos gostam muito do Vitória, todos os sabemos, mas há alguns a quem isso leva à injustiça e à ingratidão.
Tenho lido nas redes sociais alguns comentários (justos) que valorizam João Miguel mas que não resistem a algumas criticas e remoques (injustos) a Douglas.
E convém nesta matéria sermos equilibrados e justos.
Porque não são três boas defesas no Bessa que deitam para  o caixote do lixo mais de três anos de excelentes prestações na nossa baliza.

2 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro Luís,

Começo pelo fim. Concordo que não se deve julgar o Douglas por alguns maus momentos que possa ter tido no passado, ainda para mais porque foi um dos principais (senão o principal) pilar da equipa que venceu a Taça em 2013.

Assim mesmo, acredito também que não se deverá criticar o João Miguel por alguma falha que possa ter numa futura oportunidade que Sérgio Conceição lhe possa dar. Todos aprendemos com os erros e, se não os fizer aos 20, será bem mais difícil aceitá-los mais tarde.

É por isso que muitos que poderiam ser grandes guarda redes não o são: porque nas poucas oportunidades que tiveram de jogar ao mais alto nível, falharam por falta de experiência em alta competição.

Assim sendo, discordo que o João Miguel deva ganhar mais experiência na equipa B que na equipa A.
Isto porque, sabendo nós que a 2ª Liga, apesar de ser mais competitiva e emocionante que a 1ª Liga, não tem o mesmo nível de "julgamento" por parte da comunicação social, dos adeptos e dos sócios.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Eu acho que ele deve jogar onde em cada momento seja melhor para a sua evolução como guarda redes.
Na certeza de que para a baliza da equipa A só pode ir quem estiver "pronto" para essa responsabilidade.
Se for o caso...excelente.
Se não for deve continuar a jogar pela B onde o "julgamento" de comunicação social, adeptos e sócios não tem importância nenhuma.
Importa é aquilo que os seus treinadores (infelizmente já sem Luis Esteves) entendam acerca da sua evolução.