sexta-feira, dezembro 11, 2015

A Vantagem de Marcelo

Sondagens hoje publicadas, na linha de outras que as antecederam, apontam para um claro triunfo de Marcelo Rebelo de Sousa nas eleições presidenciais do próximo mês e logo à primeira volta seguindo os exemplos dos seus antecessores.
A excepção foi Mário Soares contra Freitas do Amaral trinta anos antes em que pela primeira e única vez houve necessidade de recurso a uma segunda volta.
Porque quer Cavaco Silva quer Jorge Sampaio venceram as suas eleições à primeira volta por duas vezes cada um deles.
Esta vantagem de Marcelo não surpreende.
Por várias razões:
Marcelo é de muito longe o mais conhecido dos candidatos por força de mais de 40 anos na vida pública, quer como político quer como comentador, que com a ajuda da televisão lhe deram uma notoriedade brutal e inigualável para qualquer politico português.
Marcelo é um personagem simpático, extraordinário até na proximidade ás pessoas, que entra com enorme facilidade em todos os eleitorados como as sondagens vem provando.
É absolutamente espantoso, e só ele o conseguiria, que para além de PSD e CDS (a sua área politica) Marcelo recolha o maior número de intenções de voto nos eleitorados de PS e Bloco de Esquerda à frente dos candidatos dessas áreas políticas.
Marcelo beneficia do facto (embora o ache cada vez menos relevante) de na sua área politica concorrer sozinho e não ter de repartir votos enquanto à esquerda existem vários candidatos que tentam disputar votos no mesmo espaço.
Marcelo teve a sorte, aí sim, de para além dos candidatos do PCP e do BE que a nada mais aspiram que a tentarem manter os votos legislativos dos seus partidos(o que estão imensamente longe de conseguir) não existir na área da esquerda democrática nenhum candidato forte.
Sampaio da Nóvoa é um ilustre desconhecido para a esmagadora maioria dos portugueses- e um dos portugueses que hoje estará bem arrependido de ter acreditado em António Costa- e no mês e pouco que falta para as eleições pouco poderá fazer para inverter isso enquanto Maria de Belém é uma personagem muito simpática mas a que os portugueses para além do sorriso e da laca no cabelo pouco mais conhecem!
E em boa verdade pouco haverá para conhecer.
Fosse o candidato António Guterres e Marcelo estaria certamente mais preocupado porque aí a eleição seria rijamente disputada.
Mas não é.
E por isso acredito que Marcelo Rebelo de Sousa será eleito Presidente da República em 24 de Janeiro de 2016.
Até por uma razão adicional e que resulta das sondagens:
Uma esmagadora maioria dos inquiridos acredita na eleição de Marcelo seja à primeira seja à segunda volta.
E quando assim é...
Depois Falamos

Sem comentários: