terça-feira, dezembro 22, 2015

Jornada Curiosa

A ultima jornada da Liga, disputada no passado fim de semana, teve curiosidades interessantes espalhadas por todos os seus jogos o que contribui para aumentar o interesse dos adeptos em tono da competição.
No Estoril-Vitória, um jogo nunca fácil para os vitorianos, o triunfo teve contornos saborosos em especial mais um show de vitorianismo de João Miguel que terminado o jogo (onde realizou mais uma bela exibição) fez questão de junto dos adeptos festejar como adepto que também é.
Proporcionando, de megafone em punho, uma das mais espectaculares imagens da presente Liga.
Em Arouca a equipa local,que vem fazendo um bom campeonato, goleou um Marítimo que na jornada anterior tinha vencido em Guimarães num jogo com sete golos e provou a irregularidade dos madeirenses.
Em Guimarães, no seu estádio, o Moreirense venceu o Nacional de Manuel Machado (um treinador com profundas ligações ás duas equipas em presença) e confirmou a segura recuperação classificativa que vem fazendo nas ultimas semanas e que o levará, assim se espera e deseja, a uma manutenção sem problemas de maior.
No Benfica vs Rio Ave a equipa da Luz alheia à injusta contestação ao seu técnico por parte de alguns adeptos, que olham para o seu plantel e parece que estão a ver o do Barcelona ou do Bayern de Munique, conseguiu um triunfo tranquilo muito por força de um Jonas que parece ser goleador apenas para consumo "interno".
E o Benfica não terá ido mais longe no resultado porque o árbitro não viu duas clarissimas grandes penalidades a favor dos encarnados.
Que muitas vezes são beneficiados mas nesta jornada foram claramente prejudicados.
Em Tondela, um Vitória FC a realizar surpreendente campeonato para um clube "afogado" em problemas financeiros, venceu com clareza e mantém-se em posições europeias enquanto os tondelenses (que em 14 jornadas já vão no terceiro treinador!!!) parece que tem assegurado o rápido regresso aquele que é certamente o "seu" escalão.
Provando uma vez mais que substituir treinadores nem sempre é a melhor solução.
Na Madeira assistiu-se a mais um episódio da ressurreição de um União a quem muitos (até o seu desbocado presidente) já vaticinavam as mais negras nuvens depois da goleada sofrida em Paços de Ferreira.
A verdade é que esta semana, empatando com Benfica e vencendo Sporting, o União conseguiu quatro preciosos pontos e mais do que isso uma tremenda injecção de moral.
Os leões, que pelos vistos pouco aprenderam com o empate entre União e Benfica, ficaram a "lamber" as feridas da primeira derrota na Liga e talvez tenham percebido que afinal ainda era cedo para tanta euforia que já por ali andava.
Na recepção do Porto à Académica confirmou-se que o melhor plantel do campeonato é dirigido por um dos piores treinadores que alguma vez se sentou no banco dos azuis e brancos.
Desta vez nem foi tanto pelo resultado ou pela exibição, que esteve longe de ser brilhante, mas pela forma como Lopetegui faz gala não só de não perceber o clube como ainda de hostilizar uns adeptos que já não vão "à bola" com ele há muito tempo.
Quando a "bancada " exigia a entrada de André Silva ( o jovem e muito talentoso ponta de lança a que Lopetegui faz gala de não dar uma única oportunidade) o espanhol a ganhar por 3-0 a uma frágil Académica, cenário ideal para uma primeira aparição do jovem goleador português, preferiu a cinco minutos do fim lançar o compatriota Bueno.
Cujo percurso no "Dragão" pouco tem tido de ..."bueno".
Dificilmente os adeptos poderiam deixar de encarar isso como uma provocação. E assim Lopetegui no final de um jogo que ganhou com tranquilidade ao invés dos aplausos naturais teve uma monumental vaia que no contexto apenas se pode entender como...natural.
Belenenses e Boavista, que mudaram por estes dias de treinadores, encontraram-se no Restelo para um triunfo por margem mínima dos que jogavam em casa mas ficando para melhor oportunidade a constatação das alterações que um e outro conjunto tiveram por forças das alterações técnicas.
Ficando uma curiosidade maior quanto ao "Belém", dado que foi buscar um treinador espanhol de curriculo nada especial, do que em relação aos homens do Bessa que contrataram o bem conhecido Sanchez.
Mais conhecido como jogador do que como treinador em boa verdade.
Finalmente no encerramento da jornada um empate em Braga entre os locais e o Paços de Ferreira um resultado que tem de se entender como normal entre duas equipas que vem fazendo bons campeonatos e que se encontram na luta pelo acesso aos lugares europeus.
Talvez em relação ao Braga o triunfo a meio da semana sobre o Sporting tenha criado algum deslumbramento acrescido pelo sorteio da Taça de Portugal que parece proporcionar-lhe francas possibilidades de regresso ao Jamor.
Fosse como fosse a verdade é que subestimar o Paços de Ferreira nunca foi boa política.
Uma nota final para a arbitragem.
Que provou este fim de semana, e em vários campos, o quão justa foi a decisão da UEFA em não nomear arbitros portugueses para a fase final do Europeu.
Não merecem mesmo.
Depois Falamos.

2 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Concordo inteiramente com o senhor.
Se o Benfica em Janeiro para além dos regressos de Sálvio, Luisão e Nelson Semedo contratasse mais dois bons reforços era novamente campeão Nacional. Eu acredito em Rui Vitória está a ter uma missão difícil mas acredito que dará alegrias a nós benfiquistas.
O Porto tem o melhor plantel do campeonato mas tem um treinador fraco.
O Sporting tem uma equipa inferior ao Porto mas tem um treinador muito superior ao do Porto, por isso aposto numa vitória do Sporting no campeonato.
Só tenho pena que Vieira não dê as mesmas condições a Rui Vitória do que deu a Jorge Jesus, aliás penso que nem era preciso dar mas mesmas condições bastava seguramente dar melhores condições a Rui Vitória.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Em relação a Porto e Sporting estamos totalmente de acordo. O Porto tem o melhor plantel mas o treinador é fraco e por isso dificilmente será campeão.
O Sporting não tem um plantel tão forte (mas está a reforçar-se bem para Janeiro) mas tem um excelente treinador que na hora da verdade pode fazer a diferença.
Quanto ao "seu" Benfica é verdade que se LFV tivesse dado a RV os mesmos reforços que durante anos deu a JJ provavelmente poderiam pensar no tri com uma grande possibilidade de o alcançarem.
A verdade é que não deu e por isso RV teve de "inventar" com sucesso as opções Renato Sanches(que grande jogador se está ali a fazer),Gonçalo Guedes e Nélson Semedo entre outros que tem aparecido menos.
Não concordo é que bastem os regressos dos lesionados e duas contratações para ser campeão.
Primeiro porque não se sabe se Gaitan continua. E se não continuar é quase dramático para as aspirações do Benfica.
Mas mesmo que continue penso que o SLB precisa de mais do que de dois bons reforços.
Salvio é excelente mas vem de uma longuíssima paragem e vai precisar tempo. Nelson Semedo é bom mas não é decisivo. E Luisão vai disfarçando, dá experiência, mas já não é tão decisivo como foi durante anos.
Digamos que mantendo-se Gaitan o Benfica precisava bem de cinco bons reforços.
Por exemplo um Garay, um Matic, um Witsel, um Fábio Coentrão e um Saviola.
Não estes é claro mas alguns que nessas posições dessem um rendimento idêntico ao deles.
E aí sim acredito que o SLB ainda chegasse ao titulo.