segunda-feira, outubro 05, 2015

Quem Ganhou e Quem Perdeu

Quem ganhou as legislativas de ontem?
Inegavelmente a coligação Portugal à Frente!
O PSD e o CDS.
Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.
E todos os candidatos pela coligação que o povo decidiu eleger para um mandato parlamentar.
Foram os grandes e únicos vencedores das eleições.
Todos os outro perderam.
A começar pelo PS, crónico vencedor antecipado desde que um suposto "ungido" dos deuses tomou conta do partido após defenestrar o seu antecessor com o hoje mais que rísivel argumento de que tinha vencido as europeias por "poucochinho", a quem o povo deu uma monumental nega.
Que saudades deve ter o PS desse tempo em que vencia por "poucochinho"...
E que falta de vergonha a de António Costa em não se ter demitido na noite em que foi o rosto vísivel, e merecido, de uma enorme derrota.
A seguir perdeu o Bloco de Esquerda.
Cuja histérica líder ainda não percebeu a diferença entre um bom resultado e o ganhar eleições.
O BE teve um excelente resultado,à sua escala, e consegui tornar-se o terceiro partido em termo de deputados mas conviria que a D. Catarina percebesse que o PAF meteu em Lisboa quase tantos deputados(18) como ela no país todo(19).
Por isso não ganhou nada.
A não ser o direito à piedade democrática por defender que o Presidente da República não deve convidar o PAF para formar governo.
Se calhar devia convidá-la a ela e aos seus "syrizicos" deputados.
A CDU, que anda à vinte eleições a ser derrotada mas sempre cantando vitória, mais uma vez acha que ganhou.
Vá-se lá saber o quê.
Até em número de deputados foi ultrapassada pelo BE.
Mas com a desfaçatez que a caracteriza, e a grotesca concepção(há saudosismos da URSS que nunca morrem) de democracia que desde sempre perfilhou, também acha que o PR devia patrocinar um governo de esquerda como se tivesse existido alguma candidatura unitária de esquerda e a esquerda não fosse toda ela um enorme "saco de gatos".
Há entre BE e CDU,contudo, uma curiosa convergência;  a mais absoluta falta de respeito pelos resultados eleitorais em que o povo manifestou a sua vontade de que PSD/CDS continuem a governar Portugal.
Esperemos que o PS, mesmo com um líder fraco e ressabiado, não se junta a essa coligação negativa contra a coligação "Portugal à Frente".
Pela simples e democrática razão de terem sido eles a vencerem as eleições.
Depois Falamos

P.S: Há um outro "vencedor" destas eleições.
Chama-se Marcelo Rebelo de Sousa e o PAF já não tem outro remédio que não seja apoiar a sua candidatura presidencial.
Porque é o único da sua área politica que tem grandes possibilidades de ganhar as presidenciais.
E governar em minoria com um presidente "hostil" seria uma tarefa armadilhada por todos os lados...

16 comentários:

Anónimo disse...

Já eu acho que perderam todos. Perdeu a paf porque diminuiu consideravelmente o número de deputados, perdeu o ps porque não ganhou, perdeu o be e cdu porque esses nunca ganham, e vamos continuar a perder todos nós porque vi emos rodeados de uma classe política muito fraquinha. Neste quadro politico temos eleições novamente daqui a 1 ano e porquê? Porque temos, como já referi, uma classe politica muito fraquinha.

Cumprimentos

FF

Pedro disse...

caro Cirilo, o BE dobrou o número de deputados e o Sr. diz que perdeu?????!!
Cumprimentos,
Pedro

luis cirilo disse...

Caro FF:
De um certo ponto de vista tem razão.
Mas o sistema eleitoral é este e a classe politica é esta e corresponde à sociedade de que emana. Já Salazar dizia "se querem que governe de outra forma dêem-me outro povo...".
Caro Pedro:
Se tivesse ganho o Presidente da República convidaria Catarina Martins a formar governo. E não consta que isso venha a acontecer.
Agora é evidente que à sua escala o BE teve um excelente resultado mais do que duplicando o número de deputados.
Mas não ganhou.

Anónimo disse...

A PàF ganhou, mas não ganhou por maioria, perdeu 11% em relação à última votação. Creio que os sorrisos amarelos de PC e PP na noite de domingo denunciam pouca alegria com esta vitória que o senhor Dr. Cirilo quer fazer passar por estrondosa !
Acho que quem vai ter de democraticamente se habituar com este cenário é a PàF e o Dr. Cirilo, já agora.
Está a ver não é, o fraco e ressabiado vai sair forte e poderoso do próximo congresso e, está bom de ver, vai cozinhar a PàF em lume brando, até a querer queimar por completo.
Isto se o Dr. Paulo Portas deixar chegar a tanto, porque sendo ele o mais esperto dos políticos portugueses, quando sentir o lume chegar-lhe ao sítio, já sabe, é o primeiro a dar a facada.
Acima de tudo acho que vamos viver tempos políticos super interessantes, com o PS que não ganhou nada, paradoxalmente a ser quem mais poder tem.
A seguir com atenção...

Paulo

Saganowski disse...

Aguardemos pela reunião de Passos Coelho com o Presidente esta tarde e pela sua comunicação ao país às 20:00.
Aí os cenários estarão, espera-se, mais clarificados.
Veremos.

Luis Costa disse...

Meu caro

A PaF que perdeu a maioria no parlamento, que perdeu muitos deputados e que teve menos 600 mil votos que nas ultimas eleiçoes legislativas . . . é que foi o unico vencedor !!!

Todas as reaçoes, de todos os partidos e seus apoiantes, só demonstra que na politica, cada um vê o que quer e como quer, de acordo com os interesses apenas do seu partido.

O resto (o País), como dizia o outro, que se lixe !!

luis cirilo disse...

Caro Paulo:
Está enganado.
Eu não escrevi em lado nenhum que foi uma vitória estrondosa porque não foi.
Apenas disse e repito que foi uma vitória clara.
Desejo-lhe boa sorte para esse auspicioso futuro que adivinha ao PS e ao Dr Costa. Por acaso acho que não vai ser nada disso e que o Dr Costa tem os dias contados. Aliás ele já nem seria lider do que lhe resta do PS se tivesse dignidade suficiente para perceber que depois do que fez ao Dr. Seguro só podia demitir-se de imediato. Mas dignidade e Costa não rimam.
Caro Saganowski:
Acho que conforme a Constituição determina o Presidente convidará o vencedor das eleições para formar governo. Para golpes de estado a partir de Belém já chegou essa execrável criatura chamada Jorge Sampaio.
Caro Luis Costa:
É verdade.
Foi a unica vencedora.
E por isso vai ser convidada a formar governo.

Rui disse...

Li atentamente, sem juízo pré-concebido,até porque não conheço o autor (partilhamos a origem) e foi-me enviado este link por um amigo.
Não concordo com a sua leitura das eleições, em nada.
São iguais a um adepto do Vitória a festejar um 1-0 contra o São Torcato (golo marcado no prolongamento e num penalti muito duvidoso).
Vejamos: a grande vencedora foi a abstenção recorde, e como dizia um jornal seu amigo (com toda a certeza seu amigo pelo que li aqui) aquando da vitória do Sirysa nestas segundas eleições: a única coisa a reter é a abstenção. MAs como o Sr. gosta dos vencedores consegue "reter" mais coisas.
Depois um desconhecimento da constituição (ou fazer de desconhecimento) notável: o PR (não que o vá fazer) poderia convidar outras forças que não a mais votada a formar governo - se garantissem uma maior estabilidade.
Depois um ódio ao BE que, desculpe-me, o rebaixa a um ponto que faz dó - eu não gosto do PSD, nem do PP, nem do PS - o que não me faz perder a cabeça para dizer que a PaF não ganhou. O BE depois de um funeral anunciado nas ultimas eleições duplicou a votação!!! Ganhou em grande. O seu comentário faz-me pensar: tem medo de perder algum tipo de posição com uma possível vitoria do BE? Não me diga que fugiria para o Brasil? Sabe esta do Brasil vem de um dos seus comentário: citou Salazar. A mim ocorre-me citar salazar na casa de banho, quando vejo no fundo da sanita algo parecido com o País que esse senhor deixou - um facista, mas ainda para mais um facista ignorante, provinciano que causou tanto dano a Potugal que ainda hoje com ele sofremos (não serão os resultados destas eleições ainda um dano?).
Resumindo: gostei de detestar lê-lo.
Voltarei.
p.s. obrigado ao amigo que me enviou o link :)

Anónimo disse...

Caro Dr. Cirilo, uma coisa é o que o senhor deseja, outra coisa bem diferente é a realidade.
É a realidade é que a coligação vai ter de suar muito, mas muito mesmo, para levar alguma coisa do PS. Se dúvidas houvessem, ontem o "ressabiado" tratou de as dissipar: bloco central é para esquecer. Aliás, o presidente se quer um bloco central vai ter de se juntar ele à coligação. Depois,o "ressabiado" fez questão de dizer que o primeiro diálogo será, e muito bem, à esquerda. A coligação que espere. Espera que pode ser rápida, pode dar-se o caso de a esquerda se entender e então temos governo para pouco tempo. Foi também uma espécie de chapada de luva branca no presidente que fez de conta que os partidos não existiam e partiu para a solução que ELE quer, mas julgo que está enganado e vai ter o que os portugueses querem.
Em suma, este governo que ainda nem tomou posse, na minha estrita opinião, tem os dias contados !

luis cirilo disse...

Caro Rui:
O não concordar com a minha leitura das eleições nada tem de estranho face ao que posteriormente escreveu.
De facto há quem goste de ganhar na secretaria o que perdeu no terreno de jogo.
Face á Constituição o Presidente da República convida para formar governo o líder da formação politica mais votada.
Que por mais que lhe desagrade foi a coligação "Portugal à Frente".
Que se saiba.
É evidente que para os ressabiados das eleições, como você, o ideal seria que o PR subvertesse a constituição e chamasse a formar governo o deplorável saco de gatos que a esquerda é.
Felizmente os tempos dos presidentes golpistas,como Jorge Smapaio, já lá vai e o actual PR tem sentido de Estado.
Quanto ao BE patética é a sua leitura do resultado. Só em Lisboa a coligação teve tantos deputados (em rigor menos um) como o BE no país todo e isso mostra bem que são forças politicas a jogar em patamares diferentes.
As insinuações pessoais que faz são tipicas de um esquerdista ressabiado que vive
mal com a diversidade de opinião e lida mal com as habituais derrotas.
Fico satisfeito por ter detestado ler o que leu.
O contrário é que me preocuparia.
E muito!
Caro Anónimo:
E Portugal que se lixe não é verdade?
Importa é os interesses daquilo a que chama esquerda.
Já não lhes bastou deixarem o país na bancarrota e já estão outra vez preocupados em assaltarem um poder que o povo lhes negou nas urnas.
Veremos quem é o ultimo a rir.

Anónimo disse...

Portugal que se lixe porquê ?? Então não será essa a vontade do povo ? Se o povo quisesse uma maioria de direita, teria dado a maioria absoluta à PàF. Se o PS se entender à esquerda, julgo que terá toda a legitimidade para reclamar, ou trabalhar para formação de um governo maioritário de esquerda, que é o que o povo pediu. Essa teoria do "ou nós ou a desgraça" não tem pernas para andar.

Tem pernas para andar é um projecto político que tire o país deste sufoco a que esta coligação nos sujeitou durante 4 anos e que foi liminarmente rejeitado nas urnas.
Quer maior bancarrota do que o aumento do défice em 4 anos ? Deve estar a brincar...

Olhe, espero bem que quem saia a rir seja mesmo o povo, isto não é um jogo de futebol, é muito mais sério que saber quem é o último a rir...
Para um cidadão que teve a honra de ser deputado à nação, governador civil, entre outros cargos de responsabilidade, o seu sentido de estado deixa muito a desejar.

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

No PSD são todos tão mal educados e arrogantes como o senhor? Espero que sim, espero que, de facto, partam para cima da Esquerda, que lidem com o PS como um saco de gatos, que caiam em cima do Bloco de Esquerda com essa mania de superioridade. Sabe porquê? Porque é o que falta para a Esquerda se unir. É entender que na Direita há muitos Cirilos (como foi mesmo que chamou a Catarina Martins e Jorge Sampaio?) sem a menor das cordialidades e respeito pelos adversários (isso, adversários e não inimigos) políticos com quem TERÃO de chegar a acordo, se quiserem governar. Desejo fortemente que os Cirilos do PSD (não falo do PP, porque, enfim, está encostado à espera de migalhas) deixem cair a máscara e mostrem essa face. Se o fizerem, em 2016 teremos outro governo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Deixemo-nos de confusões.
Se o povo quisesse a esquerda a governar dava a maioria ao PS.
E não deu.
Se a esquerda quisesse legitimidade para formar governo tinha concorrido junta ás eleições como fez o PAF. E se ganhasse naturalmente que teria toda a legitimidade para governar.
Assim é uma tentativa de golpada sem respeito pela vontade popular.
E não me venha com os 60% que não quiseram o PAF.
Muitos mais não quiseram o PS e muitissimos mais ainda o BE e a CDU.
Caro Anónimo:
Apenas publiquei o seu estupido comentário para ter o prazer de lhe chamar imbecil e cobarde. Porque aqui discutem-se ideias e não pessoas. E quando se quer ter opiniões como a sua a cobardia do anonimato apenas serve para explicar a falta de carácter da pessoa.

Rui disse...

:) o senhor é engraçado. ressabiado dificilmente estaria porque não me foi muito surpreendente o resultado, e quem não me parece aguentar muito bem opiniões diversas será o sr.
O BE, do qual não sou filiado, mete mesmo muito medo não é? Gostaria de saber porquê?
Que fique claro que não sei se lhe serviu a carapuça da fuga para o Brasil, não o conheço, nem à família, mas parece-me que se reviu...
Claro que ainda são patamares diferentes: mas eu cá confio que o PSD e PP trabalharão bem para que o BE passe para outro patamar - aquele que o assusta :)
quanto ao Sampaio e o que chama de golpe de estado: só quem não se lembra do que foi a vergonha do Santana Lopes na sua aventura a primeiro ministro é que poderá afirmar isso :) no youtube pode encontrar o video da assinatura e só esse chega para se lembrar do mau que aquele capítulo foi...
Só como último comentário: estou de acordo consigo que vir comentar de forma anónima e insultar é das coisas mais reles que podem existir, nesse aspecto estarei sempre consigo, mas parece-me que será dos poucos - e isso preocupa-me: enquanto PSD significava partido social democrata havia pontos comuns a todos, desde que o nome PSD não tem significado e a direita perdeu a vergonha de dizer e fazer o que realmente sempre pensou (a direita escondida, essa sim ressabiada, que teve de esperar quase 40 anos para voltar a aparecer em força) esses pontos comuns estão rapidamente a desaparecer, infelizmente não só cá, na Europa toda. O resultado vai ser muito mau: alguém disse que a Europa nunca viverá em paz sem estado social, e a paz está a acabar.
A mim assusta-me a cegueira que guia estes lideres para um abismo.
Serve isto como pedido: quando a coisa apertar e estivermos mesmo mal (será inevitável) peço-lhe que não arranje bodes expiatórios como de costume o "arco da governação" costuma fazer, assuma as próprias culpas.
Quando vamos numa estrada e as placas em frente dizem Braga costumamos no fim da estrada chegar a Braga - a estrada que esta coligação tomou tem placas a dizer abismo não se admire quando lá chegarmos :) já não faltará muito...
E por falar em pedidos: quando no final deste ano todas as metas falharem (deficit, crescimento...) assumam tb as culpas, ficarem outra vez surpreendidos com o BES não por favor, já foi mau o suficiente dizerem-se surpreendidos aquando do rebentar do escândalo e eu com mais de 40 anos já não tenho muita paciência para falsas credulidades.
De resto bem haja - pode ser que nos vejamos no Brasil um dia :)

Anónimo disse...

"E não me venha com os 60% que não quiseram o PAF.
Muitos mais não quiseram o PS e muitissimos mais ainda o BE e a CDU."

Sim, mas pelos vistos quiseram que eles se juntassem, é o que vai acontecer.
Vai-me responder que deviam ter concorrido coligados, mas relembro que esta coligação PSD/CDS só aconteceu há 4 anos no pós-eleições. Aparentemente tudo se conjuga para que agora aconteça o mesmo, o PS a congregar a esquerda.
Não me parece assim tão relevante saber que a coligação como um só teve mais votos. A maioria de esquerda anula essa "vantagem" (as aspas são propositadas).

Parece-me que a vontade popular é que o PS congregue a esquerda. Se o país quisesse manter o rumo de austeridade teria dado uma maioria clara à PàF.
É a minha leitura.

Paulo

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Começo pelo fim.
Nunca fui ao Brasil nem faço questão.
Só se for em trabalho porque quanto a turismo prefiro outras paragens.
Não tenho medo nenhum do BE nem de nenhum partido que chegue ao poder por escolha popular.
Por golpadas é que não.
Se PS+BE+CDU tinham um projecto politico comum tinham a obrigação de irem a votos em coligação. Em nome da transparência.
O que tentam fazer agora, passando por cima de diferenças ideológicas e programáticas que só o mais despudorado oportunismo permite ultrapassar,é uma golpada pura e dura.
Que tem de ser combatida.
Quanto ao governo de Santana Lopes parece-me que tem uma ideia bem errada do que ele foi e das circunstâncias em que foi derrubado gozando de uma maioria estável na assembleia da república.
Mas passados dez anos apenas importa relembrá-lo porque é um exemplo de como a esquerda chegou ao poder nesse tempo. Através de uma golpada com epicentro em Belém.
Caro Paulo:
Não tem comparação possível.
á quatro anos o PSD ganhou as eleições e depois fez uma coligação para assegurar a estabilidade governativa.
Agora o PS não ganhou as eleições (muito menos o BE ou a CDU) e anda em busca de uma aliança contra natura apenas e só para chegar ao poder de qualquer maneira.
De resto se a vontade popular fosse que o PS congregasse a esquerda e que o dr Costa fosse PM tinha votado dessa forma.
Não o fez.
De resto juntar num governo partidos com visões da sociedade tão dispares como os três de que se fala só é possivel em nome do oportunismo mais despudorado.
E desengane-se quanto ás politicas de rigor.
Portugal terá de continuar nesse caminho, embora aligeirando-o progressivamente, porque ainda estamos numa situação que obriga a cautelas. E se a golpada tiver sucesso, e o dr Costa ganhar na secretaria o que perdeu no terreno de jogo, verá que ele depressa dá o dito por não dito em termos de promessas. Ele é exímio nisso.