domingo, dezembro 23, 2012

O Roubo

Vi hoje, com a capacidade de me indignar que ainda me resta depois destes últimos anos , a reportagem da SIC sobre o roubo no BPN.
Roubo em várias fases.
Dos administradores, dos grandes clientes que utilizaram o banco para os mais esconsos fins, dos grandes devedores que se esqueceram de pagar os empréstimos que contraíram em valores que já são absolutamente escandalosos.
Pelo caminho a nacionalização do BPN ,o buraco sem fundo que se foi revelando, a teia de cumplicidades partidárias que foi vindo ao de cima culminando no maior de todos os roubos:
Aquele que foi feito aos contribuintes que vão andar gerações a pagar aquela bandalheira.
Por isso me indigno, ainda mais, quando vejo tanto responsável pela roubalheira á solta e apenas Oliveira e Costa na prisão...domiciliária que sempre é mais confortável.
Eu compreendo que o famigerado "bloco central de interesses" que governa, de facto, este país desde pelo menos 1983 se sinta incomodado com toda esta história e com todas as histórias que poderão vir a reboque.
Mas os cidadãos é que não tem culpa nenhuma.
E o fazer-se justiça neste caso, mandando para a prisão quem tiver de ir (doa a quem doer)e esclarecendo todas as responsabilidades,é o mínimo que se pode exigir a um Estado que em casos como este não pode usar punhos de renda.
O equilíbrio social em que vivemos já é tão ténue que creio que não resistiria á suspeita ,por parte dos cidadãos, de que os poderes políticos e judiciais gostariam de abafar o caso  e permitir que os "tubarõezinhos" costume escapassem por entre as malhas da rede.
Depois Falamos

Sem comentários: