sábado, dezembro 15, 2012

Banda dos Guises

Foto: http://guimaraes-musica.blogspot.com

Numa navegação ao acaso pela blogosfera fui dar a este interessante blogue sobre a musica em Guimarães ao longo dos anos, seus agrupamentos, músicos e muitos outros dados de interesse como fotografias e noticias dos jornais da cidade sobre o assunto durante décadas e décadas.
Naturalmente que a Banda dos Guises chamou a minha particular atenção.
Porque por razões que adiante explicarei ela faz parte das minhas memórias mais longínquas.
A bem dizer "nasci" no meio dela.
Porque desde a mais tenra infância me lembro de ver na casa do meu bisavô (pai da minha avó paterna) instrumentos musicais, partituras e outros objectos relacionados com a actividade musical.
Tal como recordo o gosto que o meu bisavô tinha pela música praticamente até morrer (em 1969) tinha eu dez anos.
Cabe aqui um esclarecimento:
Por razões que nunca saberei os meus avós paternos que tinham como apelidos Freitas Carvalho(o avô) e Campos Guise (a avó) deram aos filhos apelidos diferentes!
O meu Pai, filho mais velho, teve os apelidos Campos Carvalho.
E a minha tia(filha mais nova) os apelidos Guise Carvalho.
Sendo que se ao meu Pai tivessem sido postos os mesmos apelidos da irmã (que em teoria eram os que faziam mais sentido) eu próprio teria o apelido Guise Carvalho!
Ou seja seria um Guise, que nunca tocaria na Banda (extinta em 1973) por manifesta falta de dotes artísticos, mas teria muito gosto em ter o apelido de vários primos que ainda hoje tenho em Guimarães pertencentes a essa família de tão gratas memórias artísticas para os vimaranenses.
Resta dizer que nesta fotografia se vê na primeira fila em pé um senhor de fato escuro, sem a farda dos restantes músicos, que foi durante muitos anos o regente da Banda dos Guises.
Chamava-se José Joaquim Peixoto Guise.
O meu bisavô.
De quem guardo com muito orgulho a batuta com que regia a Banda nos seus concertos.
Depois Falamos

12 comentários:

CMM disse...

Interessante história! Pese embora não ter adquirido os dotes musicais do seu antepassado, uma coisa é certa, letra não lhe falta!

Anónimo disse...

A música é o único remédio para a alma!

Anonimus disse...

Mas meu caro Dr. Luís Cirilo...!
Agora tenho a resposta para a minha indagação permanente:porque é que o Dr. nos presenteia constantemente com música de alto gabarito...? Aqui está a certeza do seu ADN,havia outro músico na família...!Este porém com acordes bem mais definidos e audíveis.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

É com bastante saudade que lembro esta magnifica banda. Retorno à minha meninice lembrando com uma certa nostalgia, os acordes ensaísticos que ouvia, quando os irmãos Guise ambos alfaiates de profissão, no fim das suas tarefas diárias, pegavam nos seus instrumentos não descurando o seu treinamento musical.
Bons tempos, em que a carolice era como uma religião, fazendo-se a segunda ocupação por amor à arte, abstraindo-se até da própria família em prol da comunidade.
A banda dos Guises será sempre recordada com muita saudade por todos aqueles que tiveram o privilégio de assistir aos seus Concertos.
Cps
S. Guimarães

Anónimo disse...

FALA CIRIL
OS ADEPTOS/SÓCIOS NÂO SÃO GALEGOS...

Anónimo disse...

o comentador CMM tem toda a razão. Letra não falta ao senhor Luis Cirilo. E se calhar também não é tão mau musico como se acha!

Francisco Guise disse...

Os irmãos Guise que o S. Guimarães fala, são o Joaquim e o Francisco, meu padrinho, irmãos de António Guise, meu avô.
É um orgulho enorme ter como apelido este nome distinto. E um orgulho maior ter tão distintos antepassados. Com um amor enorme à música e à Cidade de Guimarães.
E um Guise, para ser Guise não precisa de ter o nome, basta senti-lo, e pare-me que o sentes muito bem.
Só não me parece que esta fotografia seja de 1962. O meu Pai é ainda bastante novo. A não ser que esteja enganado. Parece-me o meu Pai a segurar a bandeira.

Um abraço

Francisco Guise

luis cirilo disse...

Cara CMM:
Quem sou eu para a contradizer?
Caro Anónimo:
Não é o unico mas é bom.
Caro Silva:
As surpresas que o ADN nos traz...
Caro S Guimarães:
Era de facto uma familia com forte tradição musical. Foi uma pena a banda ter acabado.
Caro Anónimo:
Esse tema não é deste post.
Caro Anonimo:
Tenho pelo menos o cuidado de escolher as musicas de que gosto.
Caro Francisco:
A fotografia é de 1962 segundo a legenda que a própria ostenta. O meu bisavô faleceu em 1969 com 91 anos mas nunca conheci os irmãos deles.
Nem o filho António(como o teu avô)meu tio avô que morreu mum acidente em 1958 e deixou 5 filhos dos quais seguramente conheces o Albano e o Luis, bancários como nós,que trabalharam muitos anos no Banco Borges e Irmão.
Um destes dias temos de por a conversa em dia.

Alberto Pires disse...

lembro-me de ouvir meu pai e meus avós falarem desta banda como algo de marcante no seu tempo. estava longe de supor que o luis cirilo ainda pertencia a esta família.

luis cirilo disse...

Caro Alberto:
É verdade. E faço com muito gosto

Eduardo Magalhães disse...

Coordenei a digitalização e a disponibilização «online» das partituras da extinta Banda dos Guises no âmbito da Capital Europeia da Cultura.
Encontram-se disponíveis em «musicave.org»
Nesse portal existem alguns textos, um deles historiando resumidamente a Banda dos Guises que deu origem à Sociedade Musical de Guimarães (a fazer, em 25 de Marços, 114 anos)

Eduardo Magalhães (musicólogo)

luis cirilo disse...

Caro Eduardo Magalhães:
Agradeço a informação e naturalmente que vou consultar com todo o interesse o portal que indicou.