quinta-feira, dezembro 27, 2012

Mou

Sendo confesso admirador do Futebol Clube Barcelona, muito mais do que dos seus jogadores ou treinadores, tenho a "sorte" de isso não me impedir de ser igualmente admirador de José Mourinho e de Cristiano Ronaldo que são as duas maiores figuras do rival de Madrid.
Aliás nunca perceberei porque há alguns "madridistas" portugueses que para melhor defenderem os seus ídolos não conseguem melhor do que escrever autênticas barbaridades sobre o FCB e os seus jogadores mais relevantes como Messi ou Iniesta.
Adiante.
A verdade é que os tempos difíceis que os portugueses do clube madrileno estão a viver são muito fáceis de entender.
O RM não está habituado a ter o campeonato perdido em Dezembro.
E há que procurar bodes expiatórios.
Nada melhor que um grupo de portugueses( e todos sabemos dos complexos de superioridade dos nossos vizinhos acerca de nós) para justificar o que parece ser uma época menos conseguida por parte de um clube de "regime" que convive mal com o insucesso.
E depois há outra razão.
Ter como principais figuras de um clube que representa uma"certa" Espanha dois portugueses é difícil de "engolir".
Quando se ganha...ainda se suporta mas quando se perde tudo é mais complicado.
No fundo os espanhóis tem o mesmo problema dos brasileiros.
O Brasil é o país do futebol por excelência e organizador do próximo mundial.
A Espanha campeã mundial e europeia em titulo.
Mas os melhores jogadores do mundo são um português e um argentino.
E o melhor treinador do mundo é também português.
Deve ser doloroso...
Depois Falamos

P.S De uma coisa estou certo: Mourinho vai sair do Real Madrid mais dia menos dia(eventualmente com a 10ª Champions no bolso...tinha piada)e vai continuar a ganhar noutro clube e noutro país.
Quanto ao Real Madrid fará bem se puser os olhos no clube"irmão" de Portugal e no que lhe aconteceu quando prematuramente despediu o treinador para fazer regressar...Toni!

4 comentários:

Miguel Sampaio disse...

interessante analogia Sr Cirilo

Na questao de alguns Madridistas portuguees que cegamente nao admitem o valor do Barcelona, eu como madridista portugues (enquanto la estiver o Mourinho e o Ronaldo) vejo isso tambem da parte de quem defende o barcelona. alias, alguns que conheço tudo o que o Ronaldo faz ou deixa de fazer serve para o atacar e enaltecer o Messi. Mas uma coisa garanto. ASsim como no Chelsea, logo que o Mourinho (agora tambem o Ronaldo) sair, serei anti real madrid concerteza. Nao posso com espanhois nem a cacetada e anseio para que os dois voltem para a liga inglesa, porque é a minha preferida, e porque acima de todas as rivalidades no final sao uns senhores as reconhecerem o merito de quem o merece. é la que eles pertencem. e assim a liga espanhola deixa de ser vista de uma vez por todas como a malhor liga do mundo quando so o é porque tem la o CR7. Mourinho e Messi...mais nada...

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Eu, gostar gostar era ver Mourinho e Ronaldo no Barcelona.
Isso sim.
Mas não é possível e daí espero que vão juntos para o Manchester United.
Quem sabe...

Pedro disse...

Caro Cirilo, se há coisa que não entendo é essa admiração, em alguns casos doentia, por dois clubes que representam, mais num caso que outro, tudo aquilo que combatemos enquanto Vitorianos. Refiro-me obviamente ao destaque que lhes é dado nos meios de comunicação social em detrimento de todos os outros, ao proteccionismo da arbitragem, etc.
O Sr. diz que se identifica com o Barça. Muito bem! E com o Atlético de Bilbau, não? Qual é a diferença? Um ganha e o outro...ganhou poucas vezes e há muitos anos. Este apoio incondicional a estes equipas de topo, como tal ganham muitas vezes, por ligações afectivas outras quaisquer é como aquelas que assistimos a cada 4 anos nos Mundiais em relação ao Brasil - potencial vencedor da competição - e não vimos tanto empenho, por exemplo quando Angola participou.
No entanto, isto não invalida que se aprecie o futebol extraordinário do Barça, agora daí a entrar em discussões tipo Benfica-Porto, faz dos intervenientes uma espécie de parolos da lapinha, com todo respeito, que cantam no nosso estádio cheira bem, cheira a Lisboa.

Abraço

PS: Leu a entrevista de Alfredo Magalhães à bola? Se o sr. tivesse feito o mesmo em vez de ir "espingardar" umas verdades para Rádio Santiago, hoje continuava a Vice....Prefiro de longe a sua postura.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Já por várias vezes neste blogue tive oportunidade de manifestar a minha simpatia pelo Atlético de Bilbau um clube em cuja filosofia assente uma boa parte do projecto desportivo que procurei implementar no Vitória. A simpatia pelo Barcelona tem muito a ver com o facto de ser um clube com uma fortissima identidade e uma enorme ligação afectica á região em que está inserido.
Quanto á entrevista que cita naturalmente que a li.