segunda-feira, dezembro 03, 2012

A Ladainha...

Tendo embora uma grande margem de tolerância para opiniões diversas da minha (de que este blogue e a minha página no facebook são exemplos claros) confesso-me já um bocado farto de opiniões repetitivas e repetidamente proferidas por alguns vitorianos sobre a actual equipa A do clube.
É uma autêntica ladainha, mais própria de um grupo de beatas idosas do que de pessoas que sabem a realidade do clube, aquela que se vai lendo pelas redes sociais e por outros sítios.
Sempre a mesma conversa.
Que a equipa não joga nada, que os jogadores não tem atitude, que os técnicos não os põe a jogar bom futebol, que é uma tristeza ver o Vitória jogar, que a equipa não tem qualidade, que o risco de descer é grande, que não honram a camisola do clube.
E por ai fora.
Felizmente a realidade não é essa.
E sem esconder que esta não é a melhor equipa da nossa História (sei bem que está longe disso) a verdade dos números é esta:
Á décima jornada(e já tendo jogado com Porto,Benfica,Sporting e Braga)o Vitória está a  cinco pontos do terceiro lugar, nos quartos de final da taça de Portugal e vai iniciar a participação na taça da liga com um grupo que nos permite pensar no apuramento.
Isto numa época de profunda reestruturação do plantel com saída de jogadores consagrados, aposta na juventude e uma violenta restrição orçamental face á situação dificílima em que o Vitória se encontrava e da qual ainda está longe de estar liberto.
Ontem, na Madeira face ao europeu Marítimo, a média de idades do nosso onze inicial era de 22,45 anos (abaixo do limite de idade para jogadores de equipas B !!!) e de  23,22 anos se considerarmos os 18 convocados para o jogo.
Sendo certo que no banco estavam três jogadores da equipa B (Bamba, Kanu e Káká)e o guarda redes Delac todos eles com 23 anos ou menos.
É esta a nossa realidade.
Que exige paciência, compreensão e solidariedade dos adeptos para com a equipa.
Porque a ladainha atrás citada, e infelizmente repetida vezes sem conta, além de falsa não resolve problemas nem ajuda o Vitória.
Felizmente o grupo de trabalho tem sabido estar acima disso e lá vai fazendo o seu caminho ,sem perda de ambição ,em todas as provas em que está envolvido mantendo intactas as suas aspirações a uma época condigna com a grandeza do clube.
Depois Falamos.

12 comentários:

Walter disse...

Se bem me lembro, toda a vida vitoriana, foi feita de ladainhas.
Nunca serviu nenhum treinador, basta ver as ultimas épocas, foram uma boa dúzia de vela...
Enfim, só temos inteligentes entre alguns ditos vitorianos!

Anónimo disse...

Na minha opinião, se o sr Cirilo está contente com o actual momento da equipa A, simplesmente não deveria ocupar o cargo que ocupa!

Desde o empate arrancado a ferros no ultimo minuto contra o recém promovido estoril, que jogou muito melhor que o Vitória, passando pela vitória em moreira em que jogamos com mais 1 jogador praticamente o jogo todo, e mesmo assim o moreirense jogou melhor que o Vitória. As duas visitas ao porto e benfica em que o Vitória foi fazer figura de corpo presente, até aos dois ultimos jogos para a liga jogando 2 vezes com o ultimo classificado, jogos esses em que conseguimos 1 ponto. E os 3 golos marcados nesses jogos foram caídos do céu, e não fruto de jogadas de equipa (coisa rara nesta equipa).

Na taça eliminamos o portento que é o vilaverdense, e quando os adversários eram do nosso campeonato, jogamos claramente com o intuito de resolver no penaltis.

E agora começa a ladainha do orçamento, não foi o sr que criticou o manuel machado quando este usou e abusou dessa ladainha para desculpar os maus resultados contra equipas teoricamente superiores? Agora utiliza a mesma para desculpar resultados e exibições contra equipas do nosso campeonato ou inferiores.

Esperava mais ambição da pessoa que pensa que o Vitória deve acabar o campeonato nos lugares cimeiros.

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Espero, muito sinceramente, que as beatas que sr. critica não tenham razão no final da época. Lembre-se q somos todos vitória e puxamos todos para o mesmo lado, só que o fazemos de formas diferentes. Há uns que pugnam e deseperam por ver futebol e criticam ferozmnete a equipa, julgando, inocentemente, que com isso se altere alguma coisa, por outro lado,há outros que justificam essa pobreza com idades, restruturaçõpes, anos zero, a qualidade da bola, do terreno, temperatura ambiente.....enfim, o habitual. Se calhar a virtude está no meio desses dois mundo.

Abraço

Declaração de interesses: faço parte das beatas:)

Anónimo disse...

Uma coisa é a necessidade imperiosa de dar tempo a quem está efectivamente a reestruturar o Vitória, e a quem como o treinador está a fazer um grande trabalho com parcos recursos.
Outra coisa é o senhor querer obrigar-nos a gostar deste futebol inenarrável que tem sido apresentado. Não queira branquear as exibições sofríveis que temos aguentado. Os jogadores têm tido garra sim senhor, mas não venha dizer que fizemos um excelente jogo na Madeira.
Somos beatas mas não somos anjinhos.

José Duarte disse...

Não vale a pena dividir a nação vitoriana por causa das críticas. Não costumo elogiar o treinador nem os jogadores após uma jornada vitoriosa, - mas devia fazê-lo! - por causa de não os envaidecer, pois já se sabe que num jogo qualquer a seguir as coisas podem correr menos bem e, aí, então desancamos em toda a estrutura, sem perdão.
Acho, sem dúvida, que situação no presente é francamente positiva, apesar das dificuldades todas que são do conhecimento geral.
O "Anónimo" das 1:16 a.m. disse bem pelo seu resumo, tem uma visão que não se pode contestar; apenas, está apreensivo - quem não está?! - resta a nós outros transmitir-lhe a nossa confiança. VIVA O VITÓRIA!

jacgwa disse...

A VOSSA LADAINHA QUER VOCÊ DIZER.
POIS NÃO SOMOS FARINHA DO MESMO SACO.. PERCEBEU.

Anónimo disse...

Na AG de aprovação do RC o Presidente Júlio Mendes afirmou que na semana seguinte iriam tomar uma posição final sobre o "caso Emilio Macedo da Silva", qual foi a posição tomada ? ou isto tb é ladainha?

luis cirilo disse...

Caro Walter:
Melhores dias virão.
Caro Anónimo:
Eu sempre preferi a tese do copo meio cheio do que a do copo meio vazio.
Estarei contente em absoluto quando um dia vir o Vitória ser campeão nacional. Até lá tenho a noção das realidades.
Caro Pedro:
Ainda não percebi onde é que criticas cegas e de um "bota abaixo" desenfreado ajudam o Vitória. Acredito,isso sim, em criticas serenas e construtivas como normalmente as suas são.
Caro Anónimo:
É um chavão falar de más exibições da equipa do Vitória. Eu que vi todos os jogos da equipa reconheço que houve um claramente mau. Em casa com o Nacional. Na Madeira fizemos um jogo perfeitamente aceitável. E ganhamos.
Caro José Duarte:
Eu também estou apreensivo. Porque reconheço que há fragilidades na equipa que se vão intensificar por causa da CAN e sei que não temos disponibilidade financeira para irmos ao mercado. Pelo menos da forma como gostariamos.
Caro jacgwa:
Não era preciso mas agradeço que você próprio o tenha atestado.
Caro Anóniomo:
Saberá quando os associados souberem.

Anónimo disse...

Pois sou obrigado a dar-lhe razão. Mais do que um chavão começa a tornar-se um habito o Vitória jogar mal, e é isso que nos preocupa. Houve vários jogos claramente maus não apenas com o Nacional.
No entanto, neste momento delicado do clube precisamos é de resultados, embora reconheça que uma melhoria nas exibições contribuiriam para um maior entusiasmo dos adeptos. O senhor sabe melhor do que eu que os Vitorianos entusiasmados movem montanhas. Força Vitória, rumo ao Jamor !

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Exactamente.
É com atitudes positivas que vamos levar o Vitória para onde queremos

o grande disse...

Caro Cirilo,
Provavelmente já não fará parte da direcção, mas não importa para o caso.

Durante muitos anos, mesmo no tempo do outro senhor, houve fases em que o Vitória não ganhava, mas agradava.
Nos últimos anos, pela primeira vez, a equipa não se encontra, não agrada nem possui qualquer fio condutor, joga-se um futebol paupérrimo mas os números são animadores.
(pode contribuir para isso a fraca qualidade da concorrência, mas também há mérito individual de alguns bons atletas que temos ao serviço)

Há uma grande diferença entre estes dois momentos:
- no primeiro exemplo, os estádios enchiam.
- no segundo, ficam cada vez mais vazios...

Este é o alerta que queria deixar.

As pessoas não se identificam com este tipo de futebol.
Quanto ao orçamento, não creio que o Estoril, Rio Ave, etc... tenham orçamento e qualidade técnica dos atletas como nós.

A questão é que anda tudo à deriva, ou faz tudo parte de um plano que consiste em baralhar a táctica para apanhar o adversário desprevenido...

De qualquer das formas, as pessoas estão desanimadas.

luis cirilo disse...

Caro o grande:
Roma e Pavia não se fizeram num dia. Toda a gente sabia que este é um ano zero em que a equipa foi profundamente remodelada e rejuvenescida. E por isso temos de dar tempo ao tempo para que a equipa atinja o seu rendimento pleno. De resto creio que em termos classificativos está dentro do esperado