segunda-feira, outubro 08, 2012

Uma Moeda,Duas Faces

Começo a crer, embora espere estar errado, que este governo dificilmente cumprirá a legislatura para que foi eleito em 2011.
Não tanto por causa da contestação popular nas ruas ou do agravar da austeridade mas porque vai dando sinais de desarticulação interna e são já hoje evidentes algumas fracturas no seio da maioria que poderão levar ao desfazer da mesma.
Se a isso juntarmos governantes impreparados, medidas de combate à  crise erradas por excesso e deficiências de comunicação inaceitáveis está criado o "caldo" que pode levar Portugal para indesejáveis eleições antecipadas as que poderão ser a unica saída para uma situação de impasse politico e desautorização do governo.
E assim sendo, independentemente das cores partidárias de cada um, importa reflectir nas possíveis alternativas.
Que é o PS e mais nenhuma.
Embora num cenário de eventual vitória sem maioria o partido pudesse ter que buscar apoios parlamentares (ou até mais do que isso...) noutras áreas politicas.
Acontece que o PS é hoje dirigido por alguém que sendo profundamente respeitável do ponto de vista pessoal não passa de um "clone" politico (idade,percurso incluindo liderança da Jota respectiva, estilo)de Pedro Passos Coelho.
E por isso quem não quer PPC a liderar um governo por não gostar do estilo e das politicas(mas essas não poderiam ser muito diferentes com AJS a PM) não vê em Seguro a alternativa que faça a diferença.
Até porque alguém que se quer credibilizar como alternativa e vem propor o regresso do feriado do 5 de Outubro ou a redução do número de deputados está a enveredar pela demagogia destravada e por um populismo absolutamente lamentável.
Daí o considerar, friamente, que a melhor solução seria (será ?) PPC fazer uma verdadeira remodelação do executivo e das politicas.
Num caso levando para o governo gente que gere mais confiança nos portugueses porque governa melhor e no outro pensando um bocado mais nas pessoas e um bocado menos nos números.
Não sei é se ainda vai a tempo.
Porque se não for creio que Portugal está metido num enormíssimo problema.
Com eleições que nada resolverão e uma alternativa que não passa da outra face da mesma moeda.
Neste caso de uma moeda que não tem tem merecido o agrado da maioria dos portugueses.
Depois Falamos

P.S. Quero acreditar que os boatos acerca de um pedido de demissão do primeiro ministro recusado pelo Presidente da República ,na sequência da polémica da TSU, não passam disso mesmo de... boatos!

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bem visto. e esse é o problema de Portugal; o governo é mau e a alternativa péssima. vamos sofrer

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não comento...