quinta-feira, outubro 04, 2012

Os Homens Bons.

Se há coisa que na actualidade não me preocupa minimamente, ao contrário do acontecido nos últimos vinte e muitos anos, são as eleições autárquicas de Setembro/Outubro de 2013 e o respectivo resultado.
Porque se elas parecem preocupar tão pouco quem se devia preocupa muito, a vários níveis, não é a mim que não tenho qualquer responsabilidade partidária executiva (apenas integro a assembleia distrital como delegado da secção de Guimarães) que elas vão trazer dores de cabeça ou preocupações de qualquer espécie.
Ainda assim , se calhar por força de hábitos antigos, vou acompanhando a evolução dos processos de escolha de candidatos porque sem qualquer envolvimento ou preocupação não deixo ainda assim de desejar que os candidatos do PSD obtenham os melhores resultados possíveis.
O que com o “lastro” negativo deste governo não vai ser nada fácil.
Especialmente no distrito de Braga, aquele que conheço melhor como é evidente, prevejo um cenário de dificuldade acrescida face à conjuntura nacional, ao desgaste de que o partido tem sofrido e à lei de limitação de mandatos que coloca um problema sério na última grande autarquia (Famalicão) que o PSD detém em todo o distrito depois da perda de Barcelos em 2009 e da já longínqua derrota em Guimarães em 1989.
E assim sendo creio que, pelos dados que vou tendo, o partido só pode” descansar” (sem facilitar) em três municípios:
Celorico de Basto, onde Joaquim Mota e Silva tem dado continuidade ao bom trabalho que vinha de trás, Esposende onde o difícil é não ganhar pelo que a mudança de candidato não terá qualquer importância e Póvoa de Lanhoso desde que Manuel Baptista se recandidate.
Famalicão é um município difícil, sempre o foi para o PSD, e sem Armindo Costa mais difícil vai ser ainda. Acrescendo o facto de ser um eleitorado urbano (mais sensível ás politicas do governo) e com uma componente importante de operariado.
É lá que está o maior desafio “defensivo” do PSD nas próximas autárquicas.
Das câmaras social-democratas resta Vila Verde.
Onde, em princípio, não haverá problemas em revalidar a maioria.
Mas já tive mais a certeza do que tenho hoje…
Das outras, as de maioria PS, “fustigadas” pela lei de limitação de mandatos (Guimarães, Braga, Fafe, Cabeceiras de Basto) é para mim evidente que aquela em que o PSD poderá estar mais próximo de uma vitória história é em Braga.
Onde Ricardo Rio tem feito um exemplar trabalho de oposição que tudo indica será premiado com uma vitória caso o tal “lastro” negativo do governo não dê um balão de oxigénio à moribunda maioria socialista.
Penso que em Vizela também se poderá fazer história com a primeira vitória do PSD mas é apenas uma dedução face á evolução do partido no concelho e ao desgaste da maioria socialista.
Nas outras francamente não sei.
Nem sequer se já estão decididos os candidatos na maioria delas.
Mas parece-me que face ao cenário de dificuldade que o partido enfrenta, ao desgaste governativo, à implantação socialista no terreno (nalguns casos há longos anos) e até ao facto de várias estruturas locais do partido estarem quase em “coma” profundo bem fará o PSD se olhar para trás e se recordar que muitas das vitórias que obteve se ficaram a dever aos “homens bons” que candidatou em vários municípios e que constituíam claras mais-valias para as candidaturas pela sua inserção social e vida para lá da politica.
Homens como António Xavier em Guimarães, Mário Campilho em Cabeceiras de Basto, Fernando Reis em Barcelos, Alberto Figueiredo em Esposende, José Araújo em Terras de Bouro ou Albertino Mota e Silva em Celorico de Basto são exemplos que o partido deve seguir na escolha de candidatos de molde a contornar todas as dificuldades já enunciadas e outras que possam aparecer.
Caso contrário desconfio que as autárquicas de 2013 no distrito de Braga vão ser uma “coisinha má” para o PSD.
Depois Falamos.

P.S. Em Guimarães o PSD apresentará como candidato o André Coelho Lima.
Numa eleição que pese embora a saída de António Magalhães será extremamente difícil dada a implantação do PS no município e os longos anos de poder que lhe permitiram uma omnipresença em todas os sectores da comunidade vimaranense.
O André Coelho Lima e o PSD terão o meu voto e o meu apoio que fique claro desde já!

6 comentários:

Anónimo disse...

O meu voto vai seguir a mesma linha de todas as minhas outras votações...nao por escolha partidária, mas sim pelo "homem" e por isso uma coisa posso adiantar...André Coelho Lima não tera o meu voto...pelas razoes que se conhecem..

luis cirilo disse...

Caro Anónimoz;
Terá o meu. É essa a riqueza da democracia

il disse...

Aqui pela Mouraria as coisas parece estarem quentes -notícia vinda de um amigo da concelhia do CDS; e fofoca no bairro. Sim, porque o povo do PSD não é digno de participar na repartição de lugares, que está a ser feita...pelos vistos pouco discretamente (como mandam certas Ordens...).

Eu nem estou preocupada -vamos levar um tareão do PS:
1º estamos a meio dum ciclo em que o Gasparzinho nos leva tudo o que temos nos bolsos.

2º os nossos 'egrégios' autarcas perdem votos e freguesias há muito e são uma nódoa -estou a ser simpática porque o que devia ser dito, só com sinais gráficos.

Nas últimas autárquicas com o PS já morto perderam ente 12 a 14,7 dos votos. Agora nem se fala.

Aliás já deve ter sido decidido que Lisboa é para o Costa e a maioria que o contraria na AM será destruída.

DE onde veio a ordem? Mistéior...na, em Portugal sabe-se tudo!

luis cirilo disse...

Cara il:
De facto a ascensão e manutenção no poder de António Costa é algo que está para além do racional, decente e explicável.
Um dia se saberá toda a verdade.
E nesse dia vão-se cair nódoas sobre muita gente. O que vale a muitos deles é terem avental

il disse...

Não ouviu o MM a dizer que ele tinha feito um discurso excepcional? (CM de ontem)

Fui ele e o staff dele que puseram o Carmona fora.

Alguns?! -ó Cirilo! Realmente por aí em Portugal talvez as coisas sejam assim. Aqui pela Mouraria TODOS têm.!

nb -todos os boys que só dão mau nome ao partido...

luis cirilo disse...

Cara il:
De facto o microclima da mouraria é muito complexo