domingo, outubro 28, 2012

Basebol

É uma modalidade de extraordinária popularidade nos Estados Unidos da América onde compete com o futebol americano, e á frente do basquetebol da NBA imagine-se, como a mais vista nas televisões.
Devo dizer em abono da verdade que essa popularidade se circunscreve praticamente aos EUA porque noutros paises onde é praticada, e não são muitos, está longe de ter a aceitação que os norte americanos lhe dão.
Já tentei ver alguns jogos na televisão mais que não seja para tentar entender não só as regras do jogo como também onde radicam as razões de tanta popularidade.
Confesso que não consegui.
Nem perceber a maioria das regras nem entender o que tem esse desporto de tão apaixonante que mobilize a atenção de muitos milhões de norte americanos.
Paciência.
Embora seja um admirador dos Estados Unidos em muitas matérias sou o primeiro a reconhecer que os norte americanos tem coisas que só eles entendem...
Depois Falamos

4 comentários:

Miguel Sampaio disse...

Boas Sr Cirilo

Eu ja pratiquei basebol em tempo de escola, apenas um semestre, e devo dizer que nao desgostei mas tambem nao foi o suficiente para gostar. Como ja percebeu eu tb sou uma apaixonado pelos USA, e tudo o que isso implica (costumes, mentalidades, etc)

As ilaçoes que tiro em relaçao a isto é que tudo depende da publicidade que se tem. Aqui passa-se o mesmo com o Volei, Hoquei, Rugby etc. SAo desportos que nao tem muita publicidade nas nossas televisoes e jornais e por isso nao sao tao aclamados. Nos USA como a populaçao é mais densa têm muita diversidade de gostos. A juntar a NBA, Basebol, futebol americano, ainda temos o hoquei no gelo. Talvez sejam os desportos mais apreciados por la. Mas a meu ver deve-se mt á diversidade/densidade de populaçao e á publicidade sobre os respectivos desportos.

De todos eles o que me causa mais estranhesa é mesmo a NFL porque o facto de juntar Hoquei no gelo com boxe é de todo estranho, juntadno o facto de nem todos os jogadores poderem marcar golos...da me um no no cerebro.

Abraço
Miguel Sampaio

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
è mais fácil gostar da América do que entender os americanos

il disse...

O meu pai percebia os jogos de basebol -de que apareciam bocados em filmes- porque em Portugal antigamente havia um jogo parecido, que se chamva «Quem guarda o frade?». Como as regras e pontuação eram iguais o meu pai seguia a coisa e eu népias.

Será de origem céltica?

luis cirilo disse...

Cara il:
Até onde vai a sua sapiência...
Nunca ouvi falar desse jogo do frade mas devia ser giro