segunda-feira, maio 10, 2010

Reflectir.


Ser-me ia fácil, tendo integrado a Lista que perdeu as recentes eleições para os orgãos sociais do Vitória, vir agora pronunciar-me sobre estes tempos complexos que o clube vive por responsabilidade de quem o dirige.
E que tiveram ontem,perante 25.830 vitorianos ( e meia dúzia de maritimistas), o seu epilogo com a inacreditável derrota face ao Marítimo e consequente não apuramento europeu.
Que tivemos tudo para concretizar e ingloriamente vínhamos desperdiçando há algumas semanas.
São evidentes, e não vale a pena esmiuçá-las, as tremendas responsabilidades neste insucesso imputáveis ao Presidente,vice presidente para o futebol e treinador.
Certamente que noutro fórum que não a blogosfera terão alguns deles oportunidade para responderem ás muitas perguntas que seguramente lhes serão feitas pelos sócios.
Hoje proponho-me contudo fazer outro tipo de reflexão.
Sobre que Vitória queremos.
Porque é para mim claro que caminhamos no fio da navalha.
A quase crónica instabilidade desportiva tem-nos mantido cada vez mais longe do tal quarto lugar que achamos ser nosso.
Mas não é.
A equipa de futebol corre o risco de ser dizimada no final da época(Andrezinho,Desmarets,Gustavo,Nilson,Assis,Marquinho,Roberto,etc) ficando as maiores interrogações sobre que plantel vamos ter para o ano.
Que plantel e que ambições desportivas.
Porque dos reforços anunciados..valha-nos Deus!
A direcção, apesar dos redondos elogios prodigalizados pelos "Grandes Vitorianos" de sofá e pantufas(especialmente no período eleitoral porque agora andam um bocado desaparecidos...),está seriamente atingida na sua credibilidade.
E este caso Paulo Sérgio está tão mal explicado que desconfio que ainda vai degradar mais algo que já não é famoso.
A delicada situação financeira mantém-se,tanto quanto se sabe, e não são conhecidas medidas de fundo para inverter a situação.
Por este andar ainda vamos parar a um PEC vitoriano...
O treinador para a próxima época continua uma incógnita.
Manuel Machado foi dado como certo mas agora parece que já não é bem assim a fazer fé nas declarações do próprio.
Depois o "problema" Sporting de Braga.
Que nos habituamos a ver como o velho rival minhoto é certo,mas quase sempre numa posição de inferioridade.
Agora começamos a vê-lo quase sempre por cima.
E com uma brutal dinâmica de crescimento desportivo, estrutural e associativo.
Tradicionalmente os nossos grandes rivais para a Europa e para o tal mítico 4º lugar eram,para além do Braga, o Boavista, o Belenenses e o Setúbal.
Este último, em muita coisa e não apenas no nome parecido connosco, perdeu o comboio por razões diversas mas a que a crise económica da zona em que está implantado não é alheia.
Um sinal de alerta que não devemos olvidar.
Boavista e Belenenses,ambos com palmarés bem melhor que o nosso infelizmente, afundam-se em campeonatos inferiores devido a sucessivos erros de gestão.
Outro sinal de alerta.
Sendo certo que sempre foram clubes menores em cidades de clubes maiores.
O que limitou as suas possibilidades de crescimento.
Resta o Braga.
Clube principal de uma cidade que hoje,por muito que nos custe, está á frente de Guimarães em diversos índices.
Demográficos,económicos e de desenvolvimento.
Durante muitos anos o Sporting de Braga teve de dividir protagonismo, e até primazia,com o Benfica.
Que tinha em Braga forte contingente de simpatizantes.
Mas também isso está a mudar como a noite de ontem se encarregou de provar.
É certo que nem sempre pelas melhores razões...mas provou.
As novas gerações bracarenses, até pelo nosso exemplo, são cada vez mais pelo seu clube e alérgicas á vassalagem a um clube de Lisboa como durante muitos anos foi apanágio dos bracarenses.
A isso acrescendo uma gestão inteligente em termos de promoção do Sporting de Braga junto das escolas,da Universidade e de outros sectores da cidade, leva-nos a concluir que o nosso velho rival tem um potencial de crescimento tremendo.
Como nunca teve na sua história.
E agora com o conforto dos resultados desportivos.
E a conquista e fidelização de adeptos,nomeadamente nas camadas mais jovens,passa imenso pelas vitórias.
Ou seja:
O que podemos esperar do lado de lá da Morreira é um adversário cada vez mais forte, mais numeroso, mais preparado e ambicioso.
Na próxima época o Braga parte de novo com o titulo como objectivo.
Belíssima equipa,bom treinador,plantel forte e em vias de ser bem reforçado .
Candidato certo a um dos primeiros quatro lugares.
A qualquer um deles.
E nós ?
Qual é a nossa estratégia para não termos de nos habituar a ter apenas o quinto lugar como objectivo ?
E estou a ser quiçá demasiado optimista...
Como vamos conseguir fazer frente a este rival cada vez mais forte ?
Como podemos ambicionar intrometermo-nos na luta pelos primeiros lugares como fizemos tantas vezes ao longo da nossa História com pleno sucesso em quatro ocasiões ?
Ou vamos resignar-nos a ser um clube de meio da tabela falho nos objectivos e modestíssimo nas ambições ?
Foi assim que começou o declínio do Belenenses, do Setúbal e de outros que outrora disputavam lugares cimeiros.
Acho que é este o debate que vale a pena fazer.
Que Vitória para 2010-2020 ?
Como vamos inverter este lento deslizar para posições que não são as nossas nem queremos que sejam ?
Qual a estratégia para este clube corresponder á dedicação incondicional dos seus adeptos e obter os resultados que eles,adeptos,tanto merecem ?
É a discussão que vale a pena fazer.
Porque debater o mercenário que foi para Alvalade, os dirigentes que não defenderam a dignidade do clube nem os objectivos desportivos, ou a estrutura de poder que sustenta tudo isto...é perda de tempo.
O Vitória que todos queremos não passa,seguramente,por aí.
A prova está feita.
Depois Falamos

20 comentários:

José Manuel (Nelo) disse...

Sr. Luís Cirilo

Na minha modesta opinião, a reflexão está feita. A lista A fê-la. Não conseguiu foi comunicá-la na perfeição. E não conseguiu sobrepô-la à mentalidade ultra-conservadora dos vitorianos. Mentalidade mesmo temerosa e provinciana no que concerne a avaliar custos/benefícios.

Eu, se fosse o sr. Pinto Brasil, ou pertencesse ao seu "staff", e se continuasse convicto, como em Março último, de fazer parte da solução para o VSC, recolhia já as 150 assinaturas, e procurava já, nas próximas semanas destituir esta direcção.

O Sr. LC conhece bem melhor do que aquela velha máxima usada tantas vezes em Portugal: os diagnósticos e as reflexões estão feitas há muito. Precisa-se é de acção.

luis cirilo disse...

Caro José Manuel:
Concordo consigo quanto á necessidade de acção.
Mas também sei que esta direcção foi eleita há mes e meio com 60% dos votos e que uma tentativa de destituição podia ser muito mal vista.
Acho que o Se Emilio Macedo tem,isso sim, o dever de meter a mão na consciência assumir as responsabilidades deste tremendo fracasso e perceber se tem condições para continuar.
Caso contrário acho que devem ser os sócios a assumir a responsabilidade de convocarem uma assembleia geral para analisarem a realidade do clube.
Seja como fôr isso só faz sentido se fôr nas próximas duas semanas.
Depois é tarde.

Anónimo disse...

Se assinei para a outra pseudo AG naturalmente que também assino já! Luís Cirilo, assuma-se pelo Vitória e pelos Vitorianos, você é um dos nossos e é o único que considero actualmente capaz de inverter este rumo. Golpe de estado no Vitória já!

Pedro disse...

Boa tarde,

O Vitória está a definhar há muitos anos, a descida de divisão não foi um acaso, o Vitória, vem há pelo menos 10 anos, a fazer participações mediocres na liga. Vendo bem, não vislumbro em termos de qualidade de jogo e mesmo de jogadores, em relação a equipas como Paços, e mesmo Naval, uma superioridade tão avssaladora como aquela que existe no número de adptos!! De que serve ter adeptos se não nos distinguimos de quem não os tem?????
Parabéns pelo post, mas sinceramente, e infelizmente, o Vitória parece um doente terminal......Reparou na indiferença dos adptos no final do jogo com o Marítimo?

Abraço e mais uma vez Parabéns pelo "artigo".

Anónimo disse...

"Golpe de estado no Vitória já!"

Venha ele...Ah, mas quem é o caudilho ?
Pinto Brasil !?
Não, não, o golpe é abortado.
Arranjem Vitoriano com rosto.

Anónimo disse...

Amo-te Vitória !
Nas derrotas ou nas vitórias serei sempre Vitória até depois da morte.
A direccção falhou, a equipa técnica claro que falhou até nós, os adeptos também falhamos.Por vezes só sabemos criticar, e passamos muito tempo a malhar no nosso clube...
Agora é bom (r)elembrar, que fomos muito roubados, muito mesmo, não podemos esquecer esta realidade.
No jogo decisivo, com a equipa completa, não tenho dúvidas, o triunfo era nosso.
Amo-te Vitória !!!

RRamos disse...

Sr. Luis Cirilo,

Se me permite a escrita, devo dizer-lhe que ler as suas palavras só afunda ainda mais o desgosto que sinto com o panorama do nosso clube. Não é a vergonha que passei com s conferência de imprensa do Paulo Sérgio, não é a inércia,apatia e subserviência desta direcção,que depois de os humilhar e pedir desculpa volta a reincidir. Não é a vergonha de não ir á Europa, em luta com dois clubes que juntos não chegam a metade do nosso, não é a forma incredula como os sócios sairam a correr do estádio como se de um pesadelo fugissem. O que a mim me dá mais tristeza é a forma como olho para o futuro do clube e não conseguir sentir uma ponta de esperança que alguma alegria possa vir nos proximos 3 anos. Porque acima de tudo tenho respeito máx. por todos, sem grandes expectativas resta-me aguardar que a proxima epoca se inicie, renovando as minhas saudações democráticas a todos os vitorianos que assim o escolheram.

Anónimo disse...

Atenção, o Vitória não é só futebol. O Vitória é enorme. A não qualificação, não é o fim do Mundo. Não se esqueça da situação sócio-económica que o nosso concelho vive no momento. O vitório não pode continuar a viver de cotas e sponsors. O Vitória tem que se acrualizar a rapidamente se transformar numa SAD. O vitória precisa de investidores. Nós não temos as empresas que tem Braga, nós não temos o Mesquita Machado, mas temos um potencial humano tremento. Precisamos de profissionais, que sejam avaliados pelos resultados. Precisamos de contas transparentes. Que interessa o património se não correspondemos desportivamente?
A grandeza dsportiva do vitória não é alinhada com a massa vtoriana. Nós somos muitos mas seremos bons vitorianos? Ainda há pouco tivemos um acto eleitoral e ós ressabiados á estão a pedir cabeças?
Para o vitória ser melhor temos que ser melhores vitorianos.

José Silva

José Manuel (Nelo) disse...

Sr. Luís Cirilo

O Sr. EMS terá certamente algumas qualidades humanas, mas consciência dos erros e coragem de os assumir publicamente é pedir-lhe demais. EMS pensa que errar sendo humano, ele pode errar infinitamente, ou, pelo menos, enquanto a paciência de 66% dos sócios não se tiver esgotado.

Pois eu digo e repito: sem uma AGE isto não vai lá. Mas uma AGE convocada por gente de arcaboiço, como Luis Cirilo, Dias Pereira, Ricardo Pimenta, Pedro Xavier, etc.

Caso contrário, a resignação persistirá, e prevalecerá sobre qualquer hipótese de volte-face.

Esta direcção não usou o slogan da responsabilidade e da reconstrução durante a campanha ?

Pois então: convoque-se uma AGE para avaliar a irresponsabilidade e essa desconstrução em curso !

Sr. LC, eu estou a chegar aos 40, e prevejo pouca possibilidade real de festejar em vida, nesta terra de vivos, um título do futebol sénior do VSC.

Tivesse eu os dons, a experiêcnia e o seu traquejo, e não me benzeria muito para tratar da AGE.

Cumps.

lafuente disse...

Só digo isto Vitória cada vez mais pequeno e por muito que nos custe Braga cada vez maior.Ainda sou do tempo que Braga era um clubezito que era sempre 10 classificado e nós em 3 e 4-lugares e com jogadores de renome agora é ao contrário.Estamos moribundos,entregues a "pardais".Esta muito complicado e não vejo isto mudar em breve.

lafuente disse...

E já que na próxima época vamos comecar do zero com um plantel renovado,que se aposte também num jovem técnico com espirito vencedor,que jogue para o espectáculo e que tenha muitas ganas de vencer.Leonardo Jardim ou Vitor Pereira eram um dos 2 o meu escolhido.Estou cansado de ver em guimarães técnicos com aquela mentalidade antiga e a jogar para o pontinho.

SicGloriaTransitMundi disse...

Ai se as eleições fossem em Maio ou Junho...

Sérgio Ferreira disse...

Antes de mais a constatação de um facto: O meu amigo Luis Cirilo, com este post, afastou-se, espero que de vez, do discurso atabalhoado e truculento do Sr. Pinto Brasil. O comentário feito segunda-feira pelo sujeito só o caracteriza. Infeliz e torpe.

Concordo com a generalidade do seu post se for entendido como um alerta, agora espero que não sirva para precipitar factos e/ou acontecimentos que apenas prejudicarão, em última instância, o nosso Vitória...

Embora eu próprio, que votei e apoiei a Lista do Sr. Emílio, me sinta enganado, não estamos em altura de terrorismos, Assembleias Gerais e demissões.

Até porque do outro lado não há alternativa credível, principalmente enquanto se mantiver a "figura" Pinto Brasil, como rosto de uma (pequena) oposição.

Quanto ao facto das eleições se terem realizado em Março e não em Maio ou Junho, e como julgo que todos devemos saber, não se deveu a esta direcção mas sim ao Sr. Pedro Xavier enquanto, à época, Presidente da Assembleia Geral. Foi ele quem marcou o acto eleitoral!

Jorge Folhadela jr. disse...

Caro Dr. Luis Cirilo tudo o que refere no seu post é a pura realidade do momento. Parece-me que em termos de Vitória está completamente certo e correcto nas avaliações que fez. Os tempos dos cuidados e do "respeitinho" pelo nosso clube há muito que já lá vai. Infelizmente o exemplo devia vir de cima ( direcção ) e o que se consegue vislumbrar é o contrário. Ora quando o "pai" não dá o exemplo abre-se a porta a todo o tipo de faltas de respeito, que vão desde os filhos, enteados bem como a todos que deviam respeitar o bom nome do nosso Vitória. É de Lamentar, e muito, tudo o que se passou nesta última época, desde a contratação do Nelo Vingada até ao final triste deste campeonato. Se eu mandasse, apenas lhe digo que no dia em que o Paulo Sérgio assinou pelo Sporting seria o dia em que este saíria do Vitória. Não ponho em questão o seu profissionalismo mas não treinava nem mais um dia o Vitória. Nem que ficasse o Basílio à frente da equipa, pois pelos menos a ele pesa-lhe a camisola. No fim perdemos o acesso à liga europa e por isso não creio que com o Basílio fosse pior. Seria igual no mínimo.
Quanto à direcção tenho poucos adjectivos para a qualificar e confesso que, de momento, nenhum é bom. Não questiono a boa fé do presidente e a sua honestidade como pessoa mas não tem o mínimo dos mínimos para dirigir o Vitória. Com todo o respeito, dá para o Sandinenses, Moreirense, etc. Mais que isso nem pensar. Desculpe que lhe diga mas parece-me que o Sr. Pinto Brasil não seria melhor. Vi o debate do Porto Canal da altura e achei muito mau. Parecia algo retirado da Liga dos Últimos e, honestamente custou-me ver as "figurinhas" dos dois candidatos. É que quem ficou mal foi o Vitória. A eles ninguém os conhece. Aliás, eu pergunto a quem souber, quantas vezes viram o Sr.Emílio nos jogos do vitória antes de ser presidente ou director? E o Sr. Pinto Brasil? E já agora o Sr.Paulo Pereira? E o afamado autor da proeza da segunda divisão Domingos Vítor Magalhães ( outro desastre )?
Dá-me a sensação que ninguém saberá responder ao certo. Responderei por mim dizendo-lhe que não tenho memória de ver tais personagens nos nossos jogos. Não os vi em Guimarães e nos jogos fora muito menos. Tenho a certeza. Estamos entregues aos "bichos".
Permita-me a pergunta e a ousadia de questionar o porquê de se associar a um personagem tão "fraquinho" e de não se ter assumido como potencial candidato a presidente?

Quanto ao Braga eu digo-lhe que esperemos que acabe a presidência do mesquita machado na câmara, que, consequentemente, acabe o lóbi do betão e a obrigatoriedade de injectar dinheiro no clube, que consequentemente trará o fim da "amizade" com o Porto e a respectiva saída do dragão de ouro "salvador". Nessa altura veremos como ficam, até porque ninguém explica de onde vem e/ou provém tanto dinheiro. Das receitas de bilheteira não será de certeza.
No fim falamos.
Depois falamos.

Abraço grande

Anónimo disse...

Pelos vistos ainda aparecem aqui...
Aqueles que dizem que a alternativa não era digna, só peço que o provem...
É que actual direcção nem precisou de dois meses para confirmar que são incompetentes, porque a maioria tinha duvidas espero que as tenham perdido agora.
Deixem-se de desculpar o indesculpável e provem que a equipa alternativa a esta direcção é pior que a mesma.
Algum dos 66% é capaz de fazer isso?
Ficava agradecido para acalmar a revolta de ver o Vitória a ser afundado por esses.... já nem os consigo qualificar...

José Manuel (Nelo) disse...

Caro Sérgio Ferreira

Nem PB representa apenas uma minoria, nem as eleições se realizaram na data pretendida por PX. A data foi marcada ao abrigo dos estatutos.

Alberto Sá disse...

Se o candidato opositor nas últimas eleições tivesse tido a escorreiteza de basear a sua campanha em questões pertinentes como as que elencou, sempre em torno da questão principal "o que poderá ser o Vitória do futuro", com certeza teria vencido calmamente o sufrágio, ao invés de andar às voltas com conversa barata de empreiteiro. Gorou-se uma grande oportunidade!

A massa crítica do Vitória há muitos anos anda arredada dos presidendes do clube e candidatos a tal, essa é que é essa!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Vitória não precisa de um golpe de estado. Precisa de uma revolução tranquila.
Caro Pedro:
Acredite que uma das coisas que mais me preocupa é essa estranah apatia.
As pessoas parecem conformadas e não podem estar.
É preciso reagir.
Caro Anónimo.
As "guerras" fazem-se com quem está.
Caro Anónimo:
REstringir o prblema ao ultimo jogo é tapar o sol com uma peneira.
Ele,problema,é bem maior.
Caro RRamos:
O Vitória é hoje um clube triste.
E recio que se a atitude não mudar a proxima época pode ser um grande bico de obra.
Caro Jose Silva.
DE acordo quanto a quase tudo que escreve.
Menos a questãos dos ressabiados.
Eu pelo menos não estou.
É verdade que as eleições foram há menos de dois meses mas veja quantos disparates de lá para cá foram feitos.
Caro José Manuel:
Apenas lhe digo,aqui, que não fujo ás minhas responsabilidades.
Provei-o integrando a candidatura de Pinto brasil.
Agora acho que é preciso existir na massa associativa uma verdadeira vontade de mudança.
E ainda não vejo sinais claros disso.
Caro lafuente:
Como o compreendo.
E como receio a próxima época...
Caro Sic:
Mas não são.
Caro Sérgio Ferreira:
Eu defendo que os mandatos são para cumprir.
E as promessas também.
Quanto á credibilidades das alternativas e á dimensão das oposições são coisas muito voláteis como o meu amigo sabe.
Caro Jorge Folhadela:
No seu post reconheço os genes de um grande vitoriano.
E sei bem de quem esses genes são herdados.
TEm razão em uito do que diz.
MAs os clubes fazem-se com quem está disponivel e não com mitos que ficam em casa.
Po mim gostaria imenso de ser presidente do nosso clube.
MAs a tinta da minha caneta não chega para tudo que é preciso assinar.
E assim sendo...
Caro Anónimo.
Tem razão.
Porque as falhas da direcção estão á vista.
Agora falta provar a capacidade da alternativa.
Caro Sá:
Há lições que se forem bem apreendidas dão excelentes resultados.
Esperemos que seja o caso

Anónimo disse...

Bom post com todas as perguntas que qualquer vitoriano tem na cabeça nos dias de hoje. O problema continua a ser a mm. Ve-s hj e viu-s e na ultima campanha eleitoral. Mtas perguntas, mtas criticas mas aquilo que nós queremos ninguém o diz ou demonstra. Apresentem respostas e soluções o que poderemos no futuro fazer pelo vitoria para melhorarmos a sua situação. Só com um debate construtivo é que vamos lá. Criticas e perguntas toda a gente faz, até o Manel Peru.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Desconheço,naturalmente,se esteve em alguma sessão de campanha da Lista A.
Fizemos muitas em todo o concelho.
Nelas explanamos as 67 ideias que tinhamos para o Vitória nas areas desportiva,financeira,patrimonial e Marketing.
Respondemos a todas as perguntas que nos foram feitas sobre como resolver problemas e encontrar novos caminhos.
Uma das nossas propostas era a realização de um congresso vitoriano,longe de eleições,para de discutir o futuro do clube para a próxima década.
Continuamos disponiveis,enquanto vitorianos,para participar em debates ou outras iniciativas que sirvam o clube.