segunda-feira, maio 10, 2010

Orgulho Vimaranense

Tenho,sempre,imenso orgulho em ser vimaranense.
Nascido no velho hospital da Misericórdia a 100 metros do Castelo.
Mas hoje tive ainda mais orgulho.
Porque enquanto via ,na porcaria das televisões que temos, o que se passava noutras cidades do país reflectia no que é Guimarães.
Enquanto noutros lados, de norte a sul, se viam caravanas automóveis a buzinarem estridentemente, concentrações populares,festejos e foguetes a propósito da vitória de um clube de Lisboa num campeonato de futebol (apenas isso), em Guimarães a noite foi calma e serena.
Por cá não se passou nada.
Porque cá existe um clube chamado Vitória.
Que é o nosso clube.
E o respeitinho é muito lindo !
Depois Falamos

21 comentários:

Anónimo disse...

A pergunta é: não há forma de arrumar com esta coisa que está à frente do nosso clube!? Não existem 20 ou 30 pessoas reconhecidamente vitorianas e com capacidade de alterar este rumo? O Vitória e Guimarães não merecem isto. FDX

Pedro disse...

Infelizmente caro anónimo, até existem pessoas avalizadas (Grandes vitorianos) para tomar conta do clube, o problema é que se colocam na 2ª linha, dando a iniciativa a um sócio de apenas um ano e q nada percebe da história do Vitória....O Vitória merecia muito melhor gente a dirigí-lo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Esta direcçao foi eleita há mês e meio com 60% dos votos.
Já era o que é hoje.
E os sócios quiseram,na sua maioria,este caminho.
Por mim estou de consciência tranquila.
Não fiquei em casa,ajudei a construir uma alternativa.
Mas estou deveras preocupado.
Caro Pedro:
Os clubes fazem-se com os que estão.
Não com os que ficam em casa alimentando mitos inconsequentes.
Emilio Macedo e Pinto Brasil quiseram.
Foram a jogo,disputaram votos,os sócios optaram.
Nenhum deles tem culpa que os pseudo "Grandes Vitorianos" só existam nas páginas dos jornais.
Mas também lhe digo uma coisa:
Entre o um ano de sócio de Pinto Brasil e os seis ou sete de Emilio Macedo não me parece que a diferença seja significativa.
Seria,isso sim, na gestão do clube.
Mas os sócios não quiseram.

Anónimo disse...

Tanta gente (ou seriam sempre a mesma dúzia a tentarem parecer muitos) andou por esses blogues a criticar a alternativa e colocar num altar a actual direcção.
Pergunto-me onde estão agora?
Infelizmente a maioria dos sócios optou pela continuação da incompetência, pior de tudo é pensar que ainda vou ter de os ver mais três anos a gerir (se é que se pode chamar isso ao que eles fazem) o Vitória.

Anónimo disse...

"... maioria dos sócios optou pela continuação da incompetência,..."

E a alternativa era competente ?
Estou-me a referir a presidentes. Se um é benfiquista o outro pelo que se viu é portista.
A maioria votou naquele que pensava ser menos mau.
Só me apetece dizer regressa "ladrâo" que estás perdoado.

Ponta de Lança disse...

Meu Caro:

Compreendendo a sua ironia, digo só que em Guimarães a noite foi calma e serena porque é como dizia o outro: "O povo esquece, o povo é sereno!". E em Agosto lá estarão todos a acreditar que "desta vez é que vai ser!", como tem sido nos 3 últimos anos...

Se as eleições fossem em Maio ou Junho, outro seria o resultado, concerteza!

Anónimo disse...

Pois aqui, pela mourama, os filhos (ben) de Fica fizeram estragos. As avenidas da comemoração hoje não se viam, devido aos detritos dos foliões. As roseiras da Rotunda foram destruidas -elas estavam tão bonitas! Amanhã as TV's vão mostrar ao mundo: relva pisada e roseiras, ou sem flor, ou com os cotos de cm! Nem os picos as salvaram dos filhos do Fica!

Ainda bem que em Guimarães as comemorações tiveram a grandiosidade que mereceram. Realmente o treinador do Braga tinha razão -os filhos de Fica jogaram contra 10; ou como dizia um benfiquista -honesto- hoje, «fomos levados ao colo»!

Anónimo disse...

não era o senhor director de futebol que dizia que o SCBraga andava a imitar o Guimarães? Agora a verdade dos factos volta a fazer luz...
O Guimarães, infelizmente, já nem sequer está no lote dos adversários do Braga...
ah, e já souberam que no campeonato dos grandes (jogos entre os 3G e o Braga) o clube de braga foi quem mais pntos fez?

Com O milinho a presidente, o fosso cada vez vai ser maior...
E para quem achava mto bem o que fex o paulo s+ergio ...a´+i está a prova...

Diogo Ferreira disse...

Já somos 2!
Na realidade, somos únicos.

Ricardo Faria disse...

Amo te muito Guimarães, sofro por tar longe, tou longe porque assim fui optando, desde que senti a minha cidade diferente o meu Vitoria diferente... muitas vezes sinto me cobarde, por nao estar ai a lutar, para ser o que foi e voltar a ter o respeito que teve... mas tambem me fartei de na vida dar a cara e ser conhecido por ser o do contra... mas continarei a ser o do contra... quando O contra tem a razão...

ricardo faria

Anónimo disse...

Que quer dizer com "E o respeitinho é muito lindo !"?

Será que está a dar cobertura áqueles mentecaptos que não aceitam que hajam vimaranenses adeptos de outros clubes?

É que se assim for, está a contribuír para que aqueles que são adeptos doutros clubes, que tambem têm orgulho em serem vimaranenses (ou será que estes não têm esse direito?)tenham cada vez mais medo (é este o termo) em fazerem qualquer manifestação (legitima) de apoio aos seus clubes.

José Monteiro

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De facto alguns dos "avalistas" desta direcção,que até escreviam encomiásticos artigos na imprensa no tempo eleitoral,andam desaparecidos.
Quem sabe se em reciclagem.
Caro Anónimo:
Como sabe o portismode Pinto Brasil não passou de um boato posto a correr oportunisticamente.
Mas sem fundamento.
Caro Ponta de Lança:
A noite foi serena em termos de festejos lampiões que não ocorreram.
Quanto a eleições começo a dar razão a quem defende que deviam ser no final de época.
Que é a altura de fazer balanços.
Caro Anónimo:
Cada vez percebo melhor as razões do atraso cultural deste país.
A noite de ontem foi exemplar.
Com a honrosa excepção de Guimarães.
Caro Anónimo:
Embora nos custe um bocado é forçoso reconhecermos que o Braga fez um grande campeonato e tem uma excelente equipa.
E nós...ficamos a 30 pontos deles.
Realmente o fosso começa a ser gigantesco.
Caro Diogo Ferreira:
ùnicos somos.
Sózinhos,em relação aqueles de quem deviamos estar á beira,também!

luis cirilo disse...

Caro Ricardo Faria:
Ser do contra não é defeito.
Desde que na certeza das suas convicções.
EU não tenho nenhum problema nisso.
Caro José Monteiro:
Acho que o futebol tem a importância que tem.
Mesmo assim acho inaceitável que alguém seja perseguido pelas suas convicções.
Lamento muito que existam pessoas em Guimarães,felizmente poucas, que não sejam adeptas do Vitória.
Mas tem evidentemente esse direito.
E o direito de o manifestarem publicamente.
Mas também lhe devo dizer que fiquei muito satisfeito por Guimarães não ter aderido á onda de parolice que ontem varreu o país a propósito de um clube de Lisboa.
Por cá,repito, há respeito aos valores e instituições da Terra.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:16
Não era competente a alternativa? Prove-o se faça favor...
É que a incompetência foi provada e infelizmente continua-o a ser.
Para os seus argumentos basta o que foi dito acima...

José Rialto disse...

Volto a escrever aqui, aquilo que escrevi noutro blogue:
Sinto um orgulho enorme com a constatação deste facto.
Não é que ele seja muito significativo por si só (no fundo até é!), mas a verdade é que é com MUITOS pequenos factos como este, que se vai construindo o nosso enorme orgulho em ser vimaranense e vitoriano...

Anónimo disse...

Se a festa fosse em outros tons gostaria muito de ver este post publicado na mesma, mas...duvido muito que o fizesse.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Como é evidente quem está a ser avaliado é quem foi eleito.
Se a alternativa era competente,e na minha opinião claro que era,está a prova por fazer.
Ainda está...
Caro José Rialto:
Ora nem mais.
Caro Anónimo:
Só não o faria se a festa fosse em tons brancos e pretos.
Aì sim.

tonio disse...

Parolice, digo eu, é continuar a confundir o Vitória com Guimarães. Porque na nossa cidade há imensos adeptos de outros clubes e tal só não é constatado porque infelizmente o fundamentalismo já chegou cá, quiçá com os ventos da Ribeira...Não sou Vitoriano e não me considero menos Vimaranense do que ninguém , até pelo contrário. Agora não me obriguem a gostar de um clube só porque é da minha terra...

luis cirilo disse...

Caro Tonio:
eu compreendo que procure arranjar atenuantes para a solidão e daí essa de em Guimarães existirem muitos adeptos de outros clubes.
Quem sabe escondidos em catacumbas!
A verdade é que não há.
Existem alguns que não tem a sorte de perceber Guimarães e a honra de serem vitorianos.
Problema deles.
QUando era miudo, no liceu,tinha na inha turma uma esmagadora maioria de vitorianos e alguns poucos adeptos dos do costume.
E quando se discutia futebol(todos os dias) nós vitorianos afirmavamos o nosso clubismo por ser o clube da nossa Terra!
Os outros,coitados,só tinham como argumento os "seus" clubes ganharem mais vezes.
A força da convicção vitoriana,para os vimaranenses,não é mensurável.
É intrinseca e infinita.
Para alguns vimaranense adeptos de outros clubes é fácil medir a força da convicção.
É o numero de vitórias.
Opções de vida!

tonio disse...

Ora bem, negar evidências já é um problema de outro foro...fique com a sua que eu fico com a minha...acredite no que quiser, cada um é livre de o fazer!
E por favor, não me acuse de não compreender Guimarães porque não me conhece de lado algum para se achar no direito de apontar isso. Guimarães e Vitória são termos distintos, infelizmente há muita gente que não consegue compreender isso.

luis cirilo disse...

Caro Tonio:
É como diz cada um tem direito á sua opinião.
As minhas são fáceis de conhecer.
Publico-as neste blog.