sábado, maio 15, 2010

Pedidos de Desculpas


Tem causado alguma celeuma, parte dela oriunda do PS, o facto de Pedro Passos Coelho ter pedido desculpa aos portugueses pelo facto de o PSD apoiar algumas medidas de combate á crise económica.
Embora sendo uma posição de risco, que para o bem e para o mal vai acompanhar PPC durante algum tempo,não vejo mal nenhum na atitude em si.
Vejo-a até como um sinal de humildade e de respeito por aqueles que vão pagar a crise com a diminuição de uma qualidade de vida em tantos casos já diminuta.
As criticas que vem do PS são,isso sim, oriundas num resto de arrogância que por lá perdura e que parece insensível ao estado a que cinco anos de governo socialista conduziram o pais.
Creio,pois,que Passos Coelho esteve bem.
Falta complementar essa atitude com algo que me parece essencial.
Explicar aos militantes do partido as razões que levaram o PSD a esta convergência com o PS.
Já todos sabemos que é em nome do interesse nacional
Mas será bom se explicarem detalhadamente as medidas, a sua abrangência, os resultados práticos na vida de cada um.
E por isso bem andariam os dirigentes nacionais do partido se ,em natural sintonia com as distritais,convocassem com urgência assembleias distritais em todos os distrito do país e no mesmo dia.
Por elas se distribuiriam o presidente, os membros da CPN, o secretário geral e os secretários gerais adjuntos afim de explicarem detalhadamente tudo aquilo que está em causa com este programa de combate á crise.
Proporcionaria uma forte mobilização do partido e seria um sinal de respeito pelas estruturas distritais,concelhias e especialmente pelas bases do PSD.
Uma forma diferente de fazer as coisas.
É a minha opinião enquanto militante de base.
Vale o que vale.
Depois Falamos

4 comentários:

freitas pereira disse...

Não conheço a personalidade do novo leader do PSD.

Leio a imprensa portuguesa e esta historia das desculpas pelo “mal que as decisões vão fazer ao povo português” parecem-me fora do tempo.

Porque quem devia apresentar desculpas ao povo são os políticos de todos os governos que têm governado até aqui. Sim, porque a situação actual não se desenvolveu em duas ou três semanas.

Aliás, isto pode dizer-se de outros governos, de outros países.
E extrapolando, podemos ir ainda mais longe e pôr em causa o verdadeiro responsável da situação catastrófica do mundo de hoje : o sistema económico que nos governa.

Por outro lado, é possível que o Senhor Passos Manuel receie, como membro da elite política eleita pelo povo, que este um dia se recorde e não perdoe este desastre que já vem de longe, fazendo pagar a todos a irresponsabilidade de alguns.

Mas também é verdade que os povos têm por vezes a memória curta, sobretudo quando a educação política não está à altura do drama que se vive hoje.

O que resta preocupante é que o remédio de cavalo que os governos dos países mais frágeis vão dever aplicar aos povos respectivos, sob a imposição do FMI e da EU , comporta um risco maior : o de acentuar a crise nestes países , pela baixa maciça do poder de compra !!! o que não seria um plano de salvação, mas antes um assassinato económico e social !

Seria bem de explicar que a tal “divida” grega – 300 mil milhões – ( a portuguesa é inferior) representa 0,6% da divida publica mundial!!!... contra mais de 1000 biliões para a Alemanha ou a França, e 12000 biliões para os USA!

O que se passa na Grécia e o que se vai passar em Portugal e na Espanha ou na Irlanda, não é nada mais que um balão de ensaio do capitalismo financeiro globalizado para testar até onde se pode mentir aos povos para melhor os explorar.

E enquanto se esmagam estes, a especulação , que ninguém combate, vai poder continuar a “trabalhar” novas vitimas !

Uma ideia do que espera os Portugueses , a pílula dos Gregos , que a classe média e os mais pobres vão dever engolir:

. Supressão do 13° e 14° mês dos funcionários, compensada com 1000 euros anuais para os salàrios de menos de 3000 euros brutos.
. Supressão dos 13° e14° de todos os reformados, compensados com 800 euros anuais para as reformas de menos de 2500 euros.
. Aumento do IVA : 21 para 23, 5, 5 para 5,5 e 10 para 11 %
. Novas taxas especiais sobre o álcool, tabaco e carburante.
. Reforma legal aos 65 anos para as mulheres.
. 40 anos de descontos para a reforma em vez de 37,5.
. Maior flexibilidade para despedimentos.

Plano severo, sem duvida, que ataca principalmente as classes médias e os mais desfavorecidos: são estes que vão dever pagar a crise e os erros dos dirigentes.

António Lopes da Costa disse...

Antes de pedir desculpa à generalidade dos portugueses, Pedro Passos Coelho deveria ter pedido desculpa aos militantes que o elegeram livremente. Porque, pouco tempo depois da campanha eleitoral, faz o contrário do que tinha prometido. Tal e qual como o outro.
Mais do que embaraçado pelo pedido desculpas, eu, enquanto militante do PSD, que me habituei a dar valor à palavra e à honra de cada pessoa, tenho cada vez mais dificuldades em convencer os meus amigos, de centro-direita, a votarem no PPD/PSD.

Um abraço

Anónimo disse...

Só se pede desculpa por aquilo de que se está arrependido.

Neste caso, foi apenas show off

luis cirilo disse...

Caro freitas pereira:
Eu conheço.
E creio estar bem intencionado ao assumir que as medidas a que o PSD vai dar apoio são duras,e penalizadoras para as pessoas,mas necessárias.
É evidente, estou totalmente de acordo consigo,que há muito mais gente com a obrigação de pedir desculpas.
A começar por Sócrates.
Porque Passos Coelho nunca governou.
Agora claro que o cenário que aí vem,esperando que apesar de tudo não seja tão grave como o grego,vais trazer ainda mais dificuldades.
E,como sempre,os que tem menos são os que sofrem mais.
Caro António:
Remeto-o para Cavaco Silva:
"Há momentos na vida de um país em que a ética da responsabilidade tem de estar colocada acima das convicções pessoais de cada um".
Compreendo o desencanto de muitos com o PSD.
Mas dificilmente o caminho podia ser outro.
Caro Anónimo:
Show off é mais com o eng. Sócrates.
Creio que PPC foi absolutamente sincero