domingo, maio 16, 2010

Grande Barça !

Estou naturalmente muito satisfeito com o esplêndido triunfo do Barcelona na Liga espanhola.
E digo naturalmente porque aqueles que vão tendo a paciência de me lerem ao longo dos anos já terão percebido que o Barça é o meu segundo clube.
Muito depois do Vitória,certamente, mas o clube de que mais gosto embora não seja do meu país.
Sinto-me um verdadeiro "culé" no exterior da Catalunha.
Talvez por conhecer muito bem Barcelona e já ter ido inumeras vezes ao Nou Camp (jogos é que só lá vi um Barcelona-Juventus...) numa romagem obrigatória cada vez que estou na cidade condal.
Talvez por me identificar com a forte identidade do clube e a forma como representa toda uma região.
Talvez por sentir que o seu lema "Mais que um clube" é algo com que me sinto totalmente de acordo e gostaria de ver o meu Vitória,á sua escala,assumir.
Talvez porque passaram pelo Barcelona alguns dos jogadores que mais gostei de ver jogar.
Cruyff, Maradona,Ronaldo, Laudrup,Romário,Ronaldinho,Figo, Messi.
Talvez por admirar um clube que sabe tirar extraordinário proveito dos seus escalões de formação.
Hoje, no jogo do titulo, alinharam "apenas" estes:
Valdés, Puyol,Piquet, Busquets,Messi,Pedro,Bojan.
Iniesta regressado após lesão apenas jogou 10 minutos e o genial Xavi ficou de fora por castigo.
Nove jogadores oriundos de La Masia.
Mas há mais no plantel.
Por tudo isso admiro o Barcelona e sou seu adepto.
Mas também porque treinado por Pepe Guardiola, outro nado e criado no clube de que foi capitão e excepcional jogador,o Barcelona joga o mais espectacular futebol do planeta.
Por isso acho que o titulo está muito bem entregue.
Porque foi ganho pela melhor equipa.
E quando assim é...
Depois Falamos

11 comentários:

Diogo Ferreira disse...

Confesso, que também gosto do Barcelona, mas, com a ida do CR9 para Madrid, gostava que o Real Madrid conseguisse vencer o campeonato. Infelizmente não foi possível, espero agora, que no proximo campeonato consiga o primeiro lugar.

Anónimo disse...

Barcelona e Vitória são, infelizmente realidades que não se podem comparar.
Nem se pode esperar que o Vitória jogue com base na sua formação.
se o Vitória tivesse capacidade financeira (como tem o Barcelona), poderia efectivamente construir uma equipa com jogadores como Nuno Espírito Santo (ou Eduardo), Fernando Meira, Duda, Pedro Mendes, Vieirinha, Makukula, para além dos que cá estão.

simplesmente, os melhores, são sempre para vender.
Não adianta

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Pronto, está bem, leva lá a Liga...

É claro que esperava que a equipa do Real ganhasse este título, mas com aquele agentino a treinador, a coisa não era fácil...

Esperemos que, com a mais do que expectável (e desejável) contratação do "El Especial", as coisas sejam bem diferentes para os lados de Chamartin!!!

Quanto a este título do "teu" Barcelona, "glória aos vencedores, honra aos vencidos!"...

Abraço

Pietra disse...

Não gosto da nossa Selecção.
Sou pela selecção espanhola!!!
Pois se muitos bracarenses são benfiquistas, muitos aveirenses torcem pelo Sporting e até alguns vimaranenses gostam só do FCP, porque não posso ser pela Espanha ?...
Vitória Sempre.
Vive la Espanha!

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
Para mim o Real Madrid é o SLB de Espanha.
Ou seja nunca o apoiarei jogue lá quem jogar.
Ou treine quem treinar.
Caro Anónimo:
Claro que Vitória e Brcelona são realidades bem distintas.
Infelizmente para nós.
Mas a filosofia de aposta séria e continuada na formação podia ser idêntica.
Caro Sic:
O argentino fez 96 pontos no cameponato!
O que é extraordinário.
Só que Florentino,agora como no passado,só gasta dinheiro em médios e avançados.
E a defesa do RM é muito inferior aos restantes sectores da equipa.
Espero que para o ano ganhem tanto como ganharam este ano.
Caro Pietra:
Olhe que com esse pseudónimo devia ser por Portugal.

José Rialto disse...

Curiosa a sua posição, caro Pietra.
Obviamente que o senhor será por quem entender, pois esse tipo de decisões só a si lhe dizem respeito.
Mas como a tornou pública, vai compreender certamente que também eu possa dar a minha opinião.
Não consigo compreender como é que se pode ser contra uma representação de Portugal. Compreenderia que, não gostando do seleccionador, de um ou outro jogador, de todos os jogadores, ou do que quer que fosse, pudesse não se sentir representado nesta selecção, e isso o levasse, no máximo, a alhear-se da sua prestação no campeonato do Mundo. Agora, torcer por outro país, não me parece razoável. Talvez este tipo de atitudes seja a consequência da falta de valorização dos símbolos nacionais. Talvez. Mas isso seria uma outra conversa que haveria de nos levar muito longe...
Quanto à premissa que usou, sobre os benfiquistas de Braga, os sportinguistas de Aveiro, ou até dos portistas de Guimarães, também são posições que tenho alguma dificuldade em compreender. Agora, aquilo que eu seguramente não consigo compreender é de que modo é que os erros dos outros podem justificar os nossos.
Mas como lhe disse no início, meu caro, é a sua opinião...

lafuente disse...

Grande Barça.Sou desde pequenino adepto culé.Só vi uma vez o barça ao vivo e foi logo no Afonso Henriques tinha 9 anitos.O meu pai não gosta de futebol mas foi ver comigo gastou 3 contos na moeda antiga.Perdemos 3-0 mas vi o Pizzi,Kodro,Zubizarreta,Sergi,Nadal,Ronaldo.
Exelente.
Vitória e Barça sempre.

lafuente disse...

Por falar em Barça surge agora o rumor que o Hristo Stoichkov pode ser o próximo treinador do Vitória.
Será verdade?

luis cirilo disse...

Caro José Rialto:
Partilho da tua opinião por inteiro.
Caro lafuente:
Viu esses e outros.
Como o Figo ou o Guardiola.
Grande equipa tinha o Barcelona.
E a do Vitória também não era de deitar fora.
Quanto ao Stoichkov não acredito que passe de rumor.

lafuente disse...

Pois não caro Luis Cirilo que saudades de um Paneira,Capucho,Zahovic etc.
Já agora o senhor parece que acertou na mouche o targino parece que já era.

luis cirilo disse...

Caro lafuente:
O problema é que em Guimaraães as grandes equipas só mesmo na memória.
Quanto ao Targino era apenas uma questão de tempo.
Estou seriamente preocupado com o plantel da próxima época.