quarta-feira, maio 05, 2010

Paço dos Duques de Bragança


9 comentários:

Anónimo disse...

Bela foto. O título está incompleto. Deveria ser de Bragança e Guimaraes.

Anónimo disse...

Belo, belissimo o nosso palácio. O novo director do palácio é assim um pouco para a frentex. Mas não será demais?
Esta de transformar o palácio em discoteca não lembra ao diabo.
Baptizados ainda é aquela mas discoteca?
ó senhor director, foi assim que o ensinaram a preservar o património. Se a dr. Marques assim fosse o palacio há muito que tinha ido abaixo.

Augusto Slva

il disse...

Abanar o capacete no Paço? Essa deve ter nascido da cabeça de um descendente daqueles que queriam desmanchar o Castelo, para empedrar as ruas!

Mas onde é que vão fazer a coisa? As salas com colecções de mobiliário antigo não podem ter gente aos saltos e de copo na mão.
Só se for na zona onde às vezes há exposições.

Mas se as salas são grandes para exposições, não são assim tão grandes para discoteca. Depois há que prevenir a saída de emergência de centenas de pessoas e ainda os sanitários para as ditas. Creio que alguém andou a sonhar com ... cavaleiros andantes.

A não ser que o projecto seja de um bar-convívio. Nesse caso, como movimenta menos pessoas e confusão, já seria plausível. Se isso acontecer, digam, que eu vou aí beber qualquer coisita. Afinal não é todos os dias que se bebe no Paço! Gente fina é outra coisa.

Turismo de luxo?! Já engulo.

SicGloriaTransitMundi disse...

Muito boa escolha para uma foto, meu caro amigo!

É um edifício que a todos nos diz muito pela sua grandiosidade e importância simbólica.
É um dos mais bonitos monumentos nacionais e também um dos 5 mais visitados do país.

Infelizmente, o público em geral de cá do burgo não tem tanto a noção dessa importância e da quantidade de pessoas que o visitam anualmente, talvez porque o dito edifício fica "lá no alto" da cidade.

Se bem que também não gosto da ideia de hordas de gente aos pulos, de copo na mão e em altos berros naquele espaço, não me preocupo muito, porque sei que o património foi preservado! A "discoteca" funcionou dentro de uma tenda nos claustros, bem longe das peças de incalculável valor que o Museu tem para serem vistas.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Também concordo.
Caro Augusto Silva:
Inteiramente de acordo.
Até porque tratando-se de uma residência oficial do Presidente da República obriga a alguma sensatez na sua gestão.
Caro il:
Acho que os monumentos devem ter "vida" e não serem apenas um amontoado de pedras "habitados" por turistas de máquina fotográfica.
Mas o Paço dos Duques merece alguns eventos como,aliás,já lá se realizaram.
Sessões solenes da assembleia municipal,jantares de gala do 24 de Junho,concertos de orquestra como nos 75 anos do Vitória,etc.
Discoteca é que não.

luis cirilo disse...

Caro Sic:
Nada a acrescentar.
Bem sei o carinho que tens pelo paço e pelos bons momentos que lá passaste...

Hugo disse...

Acho muito bem que o Palácio seja de quando em vez transformado em mais cidadania...
Com as devidas cautelas, é claro, mas que seja vivo e mais apelativo para outro sector da população que nunca frequenta aquela casa.
Aliás, o Palácio está e vai continuar a estar com alguma dinámica cultural (ou não estivesse em Guimarães) o que se saúda.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo
Ao ver esta imagem, veio-me à lembrança um local muito próximo, e que já há bastante tempo me tem indignado com a postura da edilidade vimaranense.
Trata-se do largo fronteiro ao Palácio da Justiça, onde se encontra a estátua da Condessa Mumadona Dias, e que desde que sofreu duas intervenções para construir o parque de estacionamento, o local ficou completamente às escuras. A penumbra é tal que ninguém que não conheça esta cidade, consegue identificar quem se encontra no pedestal.
É miserável o abandono nocturno que as autoridades competentes estão a votar à incontornável segunda (ou primeira ?)figura vimaranense.
Por paralelismo, veja-se o caso do monumento que se encontra junto à igreja dos Santos Passos, e que é da autoria de José de Guimarães, com nada mais nada menos que oito
(8) projectores de luz !!!.
Aproveitando o seu espaço, faço um apelo a quem de direito, para que muito breve seja corrigida esta injustiça que só nos envergonha e avilta.
Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Hugo:
Estou de acordo.
Desde que na justa medida.
Caro S. Guimarães:
Uma coisa é certa:
Aquele largo ficou bem pior depois das obras que em nada o engrandeceram.
A iluminação é de facto deficiente.
Também já reparei nisso.
Mas como a Câmara fica muito longe ainda ninguém se deve ter apercebido...