







São vários os factores que contribuem para a identidade de um clube.
A sua História, o emblema, as cores, os grandes jogadores e treinadores, as rivalidades, os dirigentes que marcam épocas e vários outros mas nenhum provavelmente transmitirá tanta força afectiva como as camisolas que os seus atletas envergam na prática desportiva e os seus adeptos trajam nas bancadas.
O branco do Vitória, o vermelho do Braga, o preto da Académica, o azul do Belenenses, o vermelho e verde do Marítimo, o axadrezado do Boavista, entre outros em termos nacionais e o azul grenâ do Barcelona, o preto e vermelho do Milan, o azul claro do Nápoles, o vermelho do Liverpool, o amarelo do Borússia Dortmund, entre outros em termos internacionais são factores de fortíssima identificação dos clubes com os seus adeptos.
A par de em termos de merchandising (camisolas e tudo o mais) serem uma receita cada vez mais importante para os clubes.
E por isso as marcas de equipamentos a par dos que são tradicionais, normalmente primeiro e segundo equipamento, produzem agora mais versões porque os adeptos gostam e gostando compram e comprando dão dinheiro a ganhar a marcas e clubes.
Já lá vai o tempo em que cada clube tinha por época dois equipamentos e o segundo só era usado quando defrontava adversário cujo primeiro equipamento se confundisse com o seu.
Era o caso, por exemplo, do Vitória com o Farense, do Braga com o Salgueriros, da Académica com o Tirsense.
Agora a moda mudou.
É um para jogos em casa, outro para jogos fora, outros para as competições europeias e nestas também equipamentos para jogos em casa e jogos fora numa oferta que se revela excessiva e que enfraquece um importante factor de identidade dos clubes .
Porque às tantas, e em especial para as crianças, já nem se sabe qual é o equipamento principal.
Para lá do "assalto" que é ao bolso dos adeptos e de impedir que nas bancadas exista uma uniformidade de cor que também contribui para a identidade dos clubes.
E tudo isso é mau.
E dou apenas um exemplo do ponto até ao qual pode chegar esse exagero.
Esta época o Sporting tem oito (!!!) camisolas diferentes.
Oito!!!
É efectivanente um exagero inexplicável e que podendo render à marca e ao clube acaba por a prazo poder trazer consequências menos favoráveis como as atrás expostas.
Mas eles lá sabem.
Depois Falamos.
Nota: Felizmente a maioria dos clubes fica-se por três equipamentos por época. É perfeitamente suficiente.
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