
Foto: Jornal ECO
As eleições presidenciais do próximo mês de Janeiro são aquelas em toda a história da democracia que terão mais candidaturas formalizadas.
Catorze!
Claro que agora vão ser analisadas pelo Tribunal Constitucional e algumas podem cair por não cumpriem os requisitos em termos de assinaturas válidas mas se isso não acontecer os boletins de voto terão os tais catorze nomes.
Jorge Pinto, João Cotrim de Figueiredo, Luís Marques Mendes, António José Seguro, André Ventura, Henrique Gouveia e Melo, Catarina Martins e António Filipe ,os privilegiados que tiveram direito a debates televisivos , a que se juntam Humberto Correia, Manuel João Vieira, Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa, André Pestana e José Cardoso que aguardam agora pelo tratamento que as televisões lhes vão dar.
Até agora a eleição que teve mais candidaturas formalizadas foi a de 2006 em que formalizaram a candidatura treze cidadãos mas apenas seis foram a votos porque o TC eleiminou a srestantes sete tam como aquela em que de facto foram mais candidatos a voto foram as eleições de 2016 em que as dez candidaturas formalizadas foram todas a votos.
Veremos o que vai acontecer em 2026 e quantas candidaturas irão realmente a votos.
Seja como for e sejam quantas forem creio que uma coisa é muito provável e que repetirá o acontecido apenas em 1986.
Haverá uma segunda volta.
Depois Falamos.
https://eco.sapo.pt/especiais/presidenciais-batem-recorde-de-candidaturas-conheca-todos-os-concorrentes-a-belem/?
Sem comentários:
Enviar um comentário