sexta-feira, outubro 05, 2018

Sugestão de Leitura

Devo dizer, antes de mais, que é um dos livros mais interessantes que tive oportunidade de ler nos últimos largos tempos.
Escrito por dois professores de Ciência Política na universidade de Harvard estuda a forma como as democracias se tem vindo a fragilizar em todo o mundo e nos principais riscos que as ameaçam no tempo presente.
Concluindo que o principal risco para as democracias europeias e latino americanas já não são os golpes de estado mas sim a fragilização das instituições como os tribunais, da permeabilidade dos orgãos de comunicação social, dos fenómenos emergentes de populismo e do desgaste de normas respeitadas durante muitos anos.
Mas o tema central do livro é mesmo uma investigação sobre se a democracia norte americana foi enfraquecida pela presidência Trump.
Os autores concluem que sim  mas que há soluções para resolver o problema se houve ruma firme determinação em combater os fenómenos de autoritarismo.
Em suma uma obra extremamente interessante de leitura indispensável para se perceber o que se passa hoje no Estados Unidos e noutras democracias.
Depois Falamos

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Um livro muito importante, embora bastante 'liberal'. Mas conseguem perceber que a esquerda americana (liberals; leftards) é bem culpada pelo descambar da situação,embora tentem dizer que os republicanos/conservadores começaram -o que não me parece verdade histórica.

O que eles dizem que é a radicalização, a incapacidade de discussão e de gerar consensos -típicos da democracia dos "Pais Fundadores", está desaparecida. Isso é o fim da democracia -aí concordo com eles. É por isso que abomino a arrogância dos jacobinos nacionais. Incluso o que disse 'quem não concorda comigo, vá-se embora" -para chatear, ainda não fui… Sou mesmo mazinha! E o 'SIS' do PSDois, que anda na NET vai ficar tb piurso -vai, vai :))))))

luis cirilo disse...

Cara il:
PSDois...nunca tinha lido mas acho fantástico! E,infelizmente, cada vez mais verdadeiro.
Bem como a dos jacobinos nacionais que é muito acertada.
Quanto ao livro gostei imenso dele muito em particular dos problemas que apresenta e das soluções que para eles existem...ou não.
Ja valorizei menos o saber quem começou, se democratas se republicanos, porque isso não vai resolver o futuro embora concorde que os "burros" tem tanta responsabilidade,ou quase, como os "elefantes".