quarta-feira, outubro 03, 2018

Revisão Estatutária 2

Um segundo apontamento sobre a revisão estatutária.
Desta vez abordando a questão da antiguidade como factor selectivo na escolha de associados para os orgão sociais do clube.
Como é sabido no Vitória basta um ano de antiguidade associativa para se poder ocupar qualquer cargo nos orgãos sociais, desde vogal a presidente, sem ser exigido outros requisitos que não os de ter mais de 18 anos e as cotas em dia.
Passados quase cem anos de vida associativa sou de opinião que é pouco e urge repensar esses critérios, cuja origem se perde nas brumas dos tempos, de molde a apurar a qualidade e o vitorianismo daqueles que são eleitos para gerirem o clube em qualquer dos seus orgãos.
E por isso defendo o seguinte:
Para se presidir a qualquer orgão do clube (Direcção, Mesa da Assembleia Geral,Conselho Fiscal e Conselho de Jurisdição) deve ser obrigatório o associado ter 17 anos de filiação clubística após os 18 anos de idade o que significa poder ser presidente com a idade miníma de 35 anos.
Para ser vice presidente de qualquer orgão a mesma regra só que com o período de filiação a reduzir-se para 12 anos o que significa que apenas aos 30 anos de idade se poderá ser vice presidente de qualquer um dos orgãos sociais.
Finalmente para ser director, membro da mesa ou vogal dos conselhos de jurisdição e fiscal uma filiação de pelo menos sete anos após os 18 de idade o que significa que apenas aos 25 anos um associado possa desempenhar qualquer um desses cargos.
Creio que o exigir estes anos de antiguidade porá o Vitória a salvo de candidatos de oportunidade e/ou ocasião assegurando que só estará nos orgãos sociais quem já tenha provado a sua fidelidade ao clube por um numero razoável de anos.
Claro que os prazos podem ser outros, claro que os orgãos podem ter antiguidades diferentes (por exemplo no Conselho de Jurisdição poderá fazer sentido exigir uma antiguidade maior aos vogais por razões de experiência profissional), mas acho que é um debate que vale a pena fazer no âmbito da revisão estatutária.
Depois Falamos

5 comentários:

Unknown disse...

Será que o nosso presidente tem de pagar algum favor ao benfica? Vai ser testemunha e-toupeira. Não bastou ter tirado fotos no centro do terreno dos corruptos do bessa? H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M
Não é ele o unico presidente arrolado como testemunha. Acho é que ele só devia aceitar se for obrigado por Lei dado que o Vitória não tem nada a ganhar em ficar associado a esse caso.

Unknown disse...

O presidente da liga, o presidente do braga. Porque estarão esses? Sousa Cintra,já informou que não autorizou o nome dele. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.
Não faço a mínima ideia

Macaco careca disse...

Ó HM, quem quer anonimato não assina, quem opta por se identificar, coloca o nome e não as iniciais. Tu a mim não me enganas, és um palhaço marroquino que se quer passar por mim.
Assinado: Hélder Marinho