sexta-feira, setembro 15, 2017

Regresso Amorfo

O Vitória é um dos clubes portugueses como mais participações europeias, longe é certo dos três "donos disto tudo" e atrás de Braga,Boavista e Vitória Futebol Clube, mas nunca teve com a Europa uma relação particularmente feliz!
Desde a sua estreia há quase cinquenta anos atrás que as participações do clube nas três provas das UEFA (agora são apenas duas mas ainda chegamos a participar na Taça das Taças) raramente se saldaram por um sucesso face às expectativas sempre despertadas nos adeptos por essas participações.
Com excepção da inesquecível caminhada de 1986/1987 até aos quartos de final da taça Uefa e da eliminação uma década depois do então poderoso Parma as participações europeias vitorianas raramente fugiram da mediania restando-nos a consolação de pelo nosso estádio terem passado emblemas como Barcelona, Ajax, Lázio, Aston Villa, Parma, Atlético de Madrid, Borússia de Monchengladbach, Anderlecht , Celtic entre outros.
Sétimo clube português em número de jogos europeus o Vitória ainda deve a si próprio, neste século 21, uma grande participação europeia ao nível das conseguidas nos últimos anos por clubes que com ele disputam classificações como Braga ou Boavista.
Esperava-se que fosse este ano, quer devido à forma  como terminamos a época anterior quer por força do grupo que nos tocou em sorte, mas dada a forma como o plantel foi constituído, tarde e a más hora e mesmo assim com lacunas, começa a parecer que vai ser difícil que isso aconteça.
O jogo de ontem foi a prova disso.
E não deixa de ser sintomático que em noite de regresso à Europa, numa amena noite de Verão e com bilhetes e packs perfeitamente acessíveis, a lotação do estádio tenha estado abaixo dos 15.000 espectadores (menos de meia casa) o que traduz algum cepticismo dos adeptos em relação às possibilidades da equipa nesta competição.
E é esse o primeiro e grande problema que urge resolver.
Restaurar e reforçar a confiança e o entusiasmo dos adeptos desnecessariamente abalados por um início de época decepcionante.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

A meu ver... os bilhetes não são caros. O problema é quando é uma família a querer ir ver o(s) jogo(s). Podiam apostar numa estratégia tipo lugares anuais...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O "pack" foi uma boa ideia.
QUanto às fam+ilias há muito que devia existir uma estratégia que fomentasse a ida familiar ao estádio. Para além dos descontos nos lugares anuais