quarta-feira, setembro 06, 2017

Mudança

A sondagem ontem publicada pelo jornal "Mais Guimarães" é o mais relevante facto político desta pré campanha no concelho onde nasceu Portugal e talvez mesmo o mais relevante destes vinte e oito anos de poder absoluto do PS.
Porque pela primeira vez em quase três décadas há uma possibilidade real, e forte, de uma candidatura liderada pelo PSD vencer o PS e levar a cabo uma enorme mudança na gestão do município.
É uma sondagem credível, com ficha técnica publicada, dada à estampa num orgão de comunicação social isento e imparcial que não faz fretes a ninguém e por isso deve ser levada a sério e os seus resultados relevados.
É verdade que a candidatura socialista ainda vai à frente e que ainda há 28% de indecisos o que significa que muita coisa ainda pode acontecer e há vários resultados possíveis.
Mas quando a pouco mais de três semanas das eleições, e depois de uma longa maratona de quatro anos sempre a recuperar terreno, André Coelho Lima entra na recta da meta ombro a ombro com Domingos Bragança é perfeitamente legítimo pensar-se que a sua candidatura está numa dinâmica de vitória enquanto a do ainda presidente está a perder lastro todos os dias.
Como clara se torna outra coisa:
Para aqueles que querem mudar o ciclo, para os que entendem que vinte e oito anos de absolutismo chegam, para os que reconhecem em André Coelho Lima e na coligação que lidera os protagonistas ideais com as proposta mais adequadas para fazer o concelho de Guimarães entrar numa nova etapa, então para esses o voto da mudança só pode ser em "Juntos por Guimarães".
É preciso concentrar esforços, e votos, em quem pode realmente vencer para mudar.
Faltam três semanas ,e há 28% de indecisos que é preciso conquistar com muito trabalho (e ninguém trabalhou tanto como André Coelho Lima em prol do esclarecimentos dos cidadãos e da apresentação das suas ideias e ideais), mas nunca a mudança esteve tão perto.
Eu acredito que é desta!
Depois Falamos.

P.S. A empresa que fez a sondagem é o IPOM.
Conheço muito bem a empresa e o seu sócio gerente.
Com eles trabalhei quando desempenhei funções em direcções de campanha de várias eleições, Autárquicas e outras, encomendando-lhes algumas sondagens locais e nacionais.
Nunca erraram uma sondagem!

7 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Se o espacinho a cinza é igual ou menor do que 5%, o PSD-Guimarães já ganhou.
Se está perto é fazer campanha -só mais um pouco. Dia 2 descanso de 1 semana e depois tomar conta do "Berço".

Bom, aqui até já há cartazes do PAN -PSD nada, népias, nickles. O Moita flores tem razão quando diz que o PSD está louco, mas devia pôr o carapuço nos 'irmãos' (dele)

luis cirilo disse...

Cara il:
A diferença está nos 2%. Penso que podemos ganhar ao fim de 28 anos

il disse...

Caro Cirilo:
Se quem tem o poder só tem 2% mais, já perdeu. mas o Cirilo é mais perito em campanhas, sondagens do que eu.

Por falar em mudanças: estive a seguir o MP Rees-Mogg do Reino Unido -muito interessante. Claro que por cá, a canalha do DN já bolsou. Mas haver um caso destes é interessante, politicamente. já agora veja o site dele ou jornais ingleses, mesmo da canhota. E...Depois Falamos

Francisco Guimarães disse...

Eu não acredito em sondagens, mas que as há, há.

luis cirilo disse...

Cara il:
Ainda há um longo caminho a percorrer até 1 de Outubro.
Mas claro que estando a 2% e numa dinâmica de crescimento é possível ambicionar vencer.
Vou espreitar o caso que recomendou.
Caro Francisco Guimarães:
Ai isso há. E muitas vezes acertam

Rui Saavedra disse...

Portanto, a sondagem do Grupo Santiago dá maioria absoluta ao PS. O Maisguimarães dá quase um empate. No meio disto deve estar a virtude, digo eu.

luis cirilo disse...

Caro Rui Saavedra:
A 1 de Outubro saberemos