segunda-feira, setembro 18, 2017

Lugar Ingrato

O meu artigo desta semana no zerozero.

Não há no futebol lugar mais ingrato que o de guarda-redes.
Tão ingrato é que no Brasil, onde ser guarda-redes é quase “castigo”, se costuma dizer que guarda-redes é lugar tão ruim que onde ele joga nem nasce relva!
A verdade é que jogar à baliza pressupõe qualidades e a aptidões muito diferentes das que são necessárias para jogar noutras posições, desde logo porque os jogadores de campo jogam essencialmente com os pés enquanto os que vão para a baliza jogam quase sempre com as mãos, o que torna o guarda-redes num corpo quase estranho numa equipa de futebol.
Estranho mas decisivo.
Porque enquanto os jogadores de campo tem o “direito” de falharem, sem que desses falhanços resultem situações comprometedoras em muito dos casos, já quando o guarda-redes falha o mais certo é a equipa ser penalizada com um golo.
E por isso desde os grandes mestres aos treinadores recentemente diplomados (já no que toca a dirigentes o panorama é por vezes bastante diferente) todos sabem que uma boa equipa se constrói de trás para a frente e nessa construção o guarda-redes tem um papel absolutamente decisivo.
Não é em vão que se diz que os ataques ganham jogos mas as defesas (incluindo os guarda redes como é óbvio) ganham campeonatos pelo que ter um grande guarda-redes equivale a ganhar desde logo alguns pontos.
E por isso ao longo dos anos, nomeadamente nas últimas décadas, o treino dos guarda-redes que dantes se processava sem grandes diferenças em relação ao dos restantes jogadores passou a adquirir características extremamente especificas surgindo técnicos especializados no seu treino e autonomizando cada vez mais os guarda-redes dos outros colegas de equipa.
Bastará atentar, e eu gosto bem de o fazer, na forma como jogadores de campo e guarda-redes fazem o aquecimento antes dos jogos para perceber que há todo um mundo de diferenças entre eles ao ponto de alguns guarda-redes trabalharem mais no aquecimento do que no próprio jogo que se lhe segue.
Não admira por isso que nos clubes onde se sabe que a diferença está nos detalhes, e se valoriza devidamente a competência provada e comprovada, se dê hoje uma particular atenção à contratação dos treinadores de guarda-redes porque do seu trabalho podem resultar os tais pontos que no fim das provas fazem a diferença.
Sendo igualmente certo que por maior que seja a sua competência não fazem milagres como o de transformarem guarda-redes “apenas” bons nos tais guarda-redes de topo que podem dar muitos pontos, títulos e troféus.
Atente-se, a título de exemplo, no que se passa nos três candidatos ao título.
Enquanto o Sporting tem na baliza um dos melhores guarda-redes do mundo e titular indiscutível da selecção campeã europeia, o Porto tem como número um uma autêntica lenda do futebol que é um dos melhores guarda-redes de todos os tempos, o Benfica vendeu o excelente Ederson, manteve um Júlio César em fim de carreira e muitas vezes lesionado o que levou Rui Vitória a ver-se obrigado a dar a titularidade a um jovem Bruno Varela que sendo um bom guarda-redes está muito longe de se poder comparar aos que defendem as balizas dos principais rivais.
E é um caso paradigmático de um clube que tendo um dos melhores treinadores de guarda-redes do futebol europeu, Luís Esteves, não lhe pode pedir o milagre de transformar Bruno Varela num iker Casillas ou num Rui Patrício porque isso não está ao alcance dele nem de ninguém.
É simplesmente impossível.
E isso, mais a opção errada dos dirigentes em não contratarem um guarda-redes ao nível do transferido Ederson, vai custar os tais pontos que no apuramento final do campeonato podem fazer diferença.
Muita diferença diria.
Tenho muito apreço pelos guarda-redes.
Posição solitária, que requer qualidades muito específicas das quais a coragem não é a menor, facilmente responsabilizados pelas derrotas mas mais raramente apreciados na hora dos triunfos são ainda assim um espectáculo dentro do espectáculo e proporcionam ao futebol alguns dos seus momentos mais sensacionais.
Já vi jogar tantos guarda-redes de elevado nível que me é impossível dizer com justiça quais os melhores porque correria sempre o risco de me esquecer de algum.
Ainda assim se tivesse de escolher dez seriam estes:
Michel Preud’Homme, Peter Schmeichel, Manuel Neuer, Rinat Dasaev, Gianluigi Buffon, Iker Casillas, Lev Yashin, Vitor Baía, Sepp Maier e Edwin Van der Sar sem que a ordem tenha qualquer significado.
Opções de quem aprecia, desde sempre, a forma de jogar dos “donos” das balizas.

Sem comentários: