quinta-feira, maio 19, 2016

Vergonha Europeia

Já se sabe que o estádio de Basileia é propenso aos atropelos à verdade desportiva!
O Vitória que o diga.
Mas o que ontem se viu na final da Liga Europa, considerando até a importância do jogo, foi demais e deixa cada vez mais interrogações sobre o que é hoje o futebol.
A história, para quem não viu, conta-se em poucas palavras.
O Liverpool ao intervalo vencia por um a zero e o quinteto de arbitragem já tinha deixado por marcar TRÊS grandes penalidades a seu favor que puniriam claras mãos na bola de defensores sevilhistas dentro da sua grande área.
Infracções cometidas de forma visível (então duas delas nem se fala...)perante o árbitro e nas "barbas" dessa inutilidade a que se convencionou chamar árbitros de baliza.
A verdade é que não foram marcadas.
A lembrar a final entre Sevilha e Benfica em que os espanhóis também contaram com enorme cegueira dos árbitros face a lances idênticos.
Não sei exactamente o poder e a influência que o Sevilha tem junto da UEFA mas imagino que o facto de o espanhol Angel Maria Villar ser o actual presidente interino (desde a suspensão de Platini)da organização não deve ser alheio ao que se passou ontem naquele estádio.
Dir-me-ão, e é verdade, que na segunda parte o Sevilha entrou melhor e fez jus ao triunfo com três golos de excelente recorte perante um Liverpool compreensivelmente atordoado por ter ido para o descanso a ganhar por apenas um golo quando podia ter ido com a final completamente resolvida.
Para mim a competição desportiva terminou ao intervalo e já gravemente lesada na sua verdade.
O que se passou depois foi apenas a sequela de uma farsa montada pela UEFA e que teve como beneficiário o clube espanhol.
Uma vergonha.
E que a um mês do Europeu deixa fundadas preocupações sobre a verdade desportiva dessa competição.
É que com esta UEFA está provado que vale tudo.
Depois Falamos.

P.S: É verdade que o Benfica,como o Liverpool, foi prejudicado numa final europeia com o Sevilha.
Não pensem alguns, eventualmente mais distraídos, que existe da minha parte qualquer pena em relação ao clube de Lisboa.
Foi muito bem feito para saberem o que custa ser prejudicado pelos árbitros.
E enquanto me lembrar, por exemplo, das arbitragens de Carlos Xistra e Bruno Paixão nos jogos entre Vitória e Benfica desta época não terei qualquer razão para mudar minimamente de opinião.

4 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Com esta UEFA e as sua irmã maior FIFA até podiam pôr 50 árbitros em campo (como numa rabula fabulosa feita pelos Gato Fedorento) que estes lances nunca seriam marcados, simplesmente pelo facto de TER de ganhar o clube X!
Por isso, apesar de os meios audio-visuais de ajuda à decisão do árbitros poderem ser úteis, penso que enquanto existirem os tais clubs X do pais Z que tem de ganhar tudo, esses meios serão na realidade inúteis e não sei até que ponto não servirão para legitimar certas decisões (como castigos à posteriori) só nos casos que lhes interessar.
Antes de se gastar tempo e dinheiro nesses avanços tecnológicos é necessário haver uma verdadeira revolução no "establishment" do futebol mundial, europeu e até nacional! Enquanto isso não acontecer só me posso rir com as mãos que não são assinaladas e chorar com as lagrimas dos incautos da cidade dos Beatles que ontem acharam que teriam alguma hipótese!

Miguel disse...

Bom dia Sr. Cirilo,

De facto concordo inteiramente consigo. Três penalties mais que evidentes, o segundo e o terceiro já depois do Liverpool ter inaugurado o marcador, ou seja teria a oportunidade de ampliar a vantagem, e o consequente amarelo que ficou por mostrar. Foi um autêntico atropelo à verdade desportiva, tal como há 2 anos contra o Benfica, ou há 7 anos no Chelsea-Barça. O denominador comum são as equipas espanholas que são sempre beneficiadas. Penso realmente que o vencedor estava encomendado, porque o que se passou não se justifica com incompetência.
Quanto ao jogo, o Liverpool mandou na 1a parte e até poderia ter ido para o intervalo com vantagem superior, mesmo sem os penalties. Na 2a parte, assistiu-se a uma exibição inenarrável do Liverpool, sem classe, sem chama e sem alma. Uma pena, visto que gostaria que o Liverpool tivesse ganho.
Posto isto, sou incapaz de dar os parabéns ao Sevilha porque o que se passou foi...sobrenatural.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
É como diz.
No futebol há hoje uma poderosa organização oculta que influencia decisivamente os resultados de campeonatos e provas europeias.
E este Sevilha,em termos de Liga Europa, tem sido beneficiário disso vá-se lá saber porque.
A verdade é que no futebol há cada vez menos verdade desportiva e isso a prazo será o seu fim porque as pessoas não gostam de ser enganadas nem de pagarem bilhetes caros para verem jogos com resultado pré determinado.
Fico,neste caso, curioso para ver se este árbitro vai ao Europeu e caso afirmativo que jogos vai dirigir.
Numa modalidade séria seria irradiado depois de numa final europeia ter feito a arbitragem que fez.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Penso que apesar de ter ido para o descanso em vantagem o Liverpool já estaria "morto" animicamente porque os jogadores terão percebido que eram demasiados erros para serem coincidência.
E embora isso não desculpe a falta de qualidade da exibição ajuda a explicar alguma descrença instalada e que se veio a verificar ter razão de ser.
Realmente os clubes espanhóis tem padrinhos poderosos e se se confirmar que Angel Villar vai ser candidato à UEFA de que é presidente interino) então estou certo que Real Madrid, Barcelona, Sevilha (e se calhar outros) vão enriquecer as suas salas de troféus com taças europeias.