terça-feira, maio 31, 2016

Rumo a França (1)

Portugal fez no domingo o seu primeiro jogo de preparação para a fase final do Europeu de 2016.
O adversário escolhido foi a Noruega dado os responsáveis portugueses entenderem que é uma equipa idêntica à da Islândia que é o nosso primeiro adversário a "sério" na referida competição.
E depois de ver o jogo resta desejar que as parecenças sejam mesmo muitas porque esta equipa norueguesa foi um adversário fácil para uma selecção portuguesa que ainda não estava na sua força máxima dada a ausência essencialmente de Ronaldo.
Mesmo sem Ronaldo, e mais um ou outro que possam vir a ser titulares, Portugal fez uma exibição agradável e conseguiu a sua mais dilatada vitória sob o comando de Fernando Santos com três bonitos golos resultantes da inspiração individual nos dois primeiros e numa boa jogada de conjunto no terceiro.
Sendo mais ou menos certo que o "onze" de Portugal , no Europeu, será constituído por Ronaldo e mais dez sobram bastantes duvidas sobre quem serão os tais dez.
Ou pelo menos alguns deles.
Na baliza será Rui Patrício o escolhido pese embora a forma competente como Anthony Lopes se exibiu a reivindicar mais oportunidades.
Nas laterais enquanto à direita me parece que Vieirinha será titular jà na esquerda há um problema que FS terá de resolver. A jogar como joga (e a marcar como marca) naturalmente que Raphael Guerreiro merece ser titular. Mas a opção, Eliseu, joga no Sport Lisboa e é o único seleccionado desse clube com hipóteses de ser titular. Sabe-se o que isso pesa...
Nos centrais um dos lugares será para Pepe (espera-se que sem as palhaçadas que lhe são habituais...) e o outro será discutido entre Ricardo Carvalho e Bruno Alves.
No meio campo as possibilidades serão muitas até por força da opção de FS em jogar com quatro médios.
Em condições normais João Moutinho e João Mário serão titulares, Danilo e William Carvalho discutirão o lugar de trinco e o outro lugar será,tudo o indica, para André Gomes embora existam outras possibilidades nomeadamente a utilização simultânea de Danilo e William ao sabor dos medos do treinador.
Na frente, nesse esquema destinado ao insucesso de dois avançados móveis e nenhum ponta de lança, Ronaldo terá a companhia de Quaresma ou Nani sendo que o primeiro depois do jogo com a Noruega terá marcado pontos.
Face ao jogo e face ao facto comprovado de ser bem melhor jogador que Nani.
Mas isso com F.Santos pode não querer dizer nada.
Quinta feira em Wembley, face a um adversário bem mais forte e ainda sem Ronaldo, se verá como evoluem as opções do seleccionador.
Depois Falamos.

2 comentários:

Saganowski disse...

E o Eder conseguiu marcar!!!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Marcou e fez um jogo bem razoável. Oxalá seja para continuar