sexta-feira, maio 13, 2016

Sorte & Azar

Não sou nada dado a superstições, "azares", ou crendices em volta de determinados dias ou determinados números pese embora respeitar quem pensa de forma diferente e até condiciona a sua vida a essas crenças.
A sexta feira é um dia como os outros (até mais agradável por ser à porta do fim de semana), o 13 é um número tal e qual todos os outros números e a sua conjugação nada tem de especial e não significa rigorosamente nada em termos de correrem melhor ou pior os dias em que sexta feira e 13 se juntam.
Mas há quem pense diferente.
E tenha uma profunda aversão, receio até, ao número 13 e faça tudo par ao evitar desde sentar à mesa com esse número de pessoas (parece que vem do facto de na última ceia Jesus Cristo se ter sentado com os 12 apóstolos e depois foi o que se sabe...)a usar esse número em camisolas ou em qualquer outro lado.
Pessoalmente nunca tive nada contra o 13 e no tempo em que jogava no totobola desejava todas as semanas acertar nos 13 jogos do boletim.
Uma vez até acertei mas o único azar foi terem acertado mais umas centenas de apostadores pelo que o prémio,coitado, foi de quatro contos na moeda antiga!
No futebol então a superstição comanda.
E são tantas e tão variadas que ultrapassam a capacidade de um mero cidadão as imaginar.
Por mim que gosto imenso do futebol ,e que já o vivi por dentro em períodos diversos em que integrei orgãos sociais do Vitória, e que não acredito nada em crendices, galinhas pretas, sapos, sal, benzeduras e rezas, patas de coelho e afins devo dizer que tenho apenas uma "superstição"relacionada com o futebol:
Marcar golos dá sorte e sofrer golos dá azar!
Parágrafo.
Um dia, muitos anos atrás, disse isto a um treinador do Vitória.
Riu-se, deu-me  razão e passado um minuto já estava aos gritos com o motorista do autocarro porque  estava a fazer marcha atrás e isso ia dar azar....
Por acaso perdemos esse jogo!
Depois Falamos.

5 comentários:

il disse...

«... pero que las hai» ;)))))

il disse...

Esqueci-me: algumas coisas que são tidas como crendices são apenas e tão só comportamentos judaicos. E em Portugal 70% dos nativos tem sangue judaico.

luis cirilo disse...

Cara il:
Sim. Há de certeza absoluta.
Quanto ás crendices e ao sangue judaico confesso que não sei.
Mas acho que a haver é uma pena não se reflectir noutros aspectos.
Nomeadamente na governação

il disse...

Boulker tov: Pois se o Bibi fosse cá o 'chefe', a coisa ia melhor. Amén!

luis cirilo disse...

Cara il:
De bibis fujo como o diabo da cruz.