domingo, maio 15, 2016

Parabéns Vitória B

A equipa B do Vitória está de parabéns.
Depois de um longuíssimo campeonato (46 jornadas) alcançou plenamente os dois objectivos que lhe foram pedidos e que são sempre os objectivos de uma equipa B.
A manutenção e a preparação de jogadores para a equipa A.
Não foi tarefa fácil dadas as muitas dificuldades com que a equipa técnica teve de se debater ao longo de uma época extensa e em que bastas vezes teve de defrontar adversários que chegavam aos jogos em melhores condições físicas e com um fio de jogo que não era possível ao Vitória B ter.
Vítor Campelos e a sua equipa técnica tiveram de conviver com muitos problemas:
A utilização de 56 (cinquenta e seis jogadores), mais de cinco equipas, fruto da enorme rotação no plantel e das exigências da equipa A.
A necessidade,ao que se diz por imperativos financeiros, de a equipa muitas vezes ter de se deslocar nos próprios dias de jogo com tudo o que isso significa em termos de desgaste dos jogadores.
A impossibilidade de ensaiarem ao longo da época uma equipa base fruto da constante chamada de vários jogadores ao treinos da equipa A sem que depois em muitos casos fossem utilizados nos jogos dessa equipa.
A falta de colaboração de Sérgio Conceição que em muita ocasiões só na véspera do jogo da equipa B comunicava que jogadores podiam ser utilizados nessa equipa porque apesar de terem treinado durante a semana com a A não iam ser utilizados.
O facto, várias vezes repetido, de jogadores importantes da B serem convocados para a A (nas famosas convocatórias de 21 ou 22 jogadores) e depois irem ver o jogo para a bancada não jogando nem por uma nem por outra.
A imposição de jogadores da A terem de jogar na B, ao sabor das decisões de SC, sem o mínimo de rotinas e entrosamento com os colegas.
A forma como a equipa foi penalizada em variadíssimos jogos com grosseiros erros dos árbitros que lhe tiraram no mínimo uma dúzia de pontos que lhe permitiram uma classificação bem mais acima na tabela.
Naturalmente que na denúncia desses erros Vítor Campelos e/ou Marco Aves estiveram sozinhos porque a SAD nunca se mostrou minimamente incomodada com o assunto a exemplo, aliás, do que fazia na equipa A.
A equipa B face a tudo isto, e apesar de tudo isto, fez um belo campeonato e conseguiu todos os objectivos a que se propunha.
No campeonato "particular" das equipas B ficou atrás do Porto B (campeão da II liga) e do Sporting B mas à frente de Braga B e Benfica B e na segunda volta não perdeu nenhum jogo com estas equipas.
Venceu em casa o Porto e o Braga, foi empatar ao Benfica (apesar de uma das tais arbitragens de encomenda) e vencer ao Sporting o que tem de ser considerado como muito bom.
João Miguel Silva, Pedro Henrique, Dalbert, Phete, Alexandre Silva, entre outros, foram jogadores da B que quando chamados à A deram boa resposta e nalguns casos até nela se mantiveram face à qualidade das suas prestações com especial realce para o jovem guarda redes.
E por isso a equipa B e os seus responsáveis estão de parabéns.
Cumpriram!
Depois Falamos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

Permita-me concluir o seu post, porque nestes momentos é preciso frontalidade: Sérgio Conceição não deve continuar no próximo ano! Não esteve à altura do que era exigível para uma equipa da grandeza do Vitória e, ao longo da época, por várias vezes, prejudicou a gestão desportiva da equipa B.

Depreendo que é esta a sua opinião, com a qual concordo em absoluto, por isso há que ser direto e dizer as coisas sem muitos rodeios.

Cumprimentos,
Carlos Freitas





luis cirilo disse...

Caro Carlos Freitas:
O post é essencialmente sobre a equipa B.
E SC nele aparece apenas lateralmente e infelizmente por ter prejudicado várias vezes a equipa B.
Mas claro que não deve continuar. Não tem o mínimo de condições para isso.

JRV disse...

E Armando Marques, tem condições para continuar? Quantas mais negociatas lhe vão ser permitidas? Quantos mais plantéis vai poder destruir? Quantos mais treinadores errados vai ser preciso escolher? Quantos mais anos vão ser precisos para que este "senhor" se afaste (ou seja afastado...) do clube?

Este treinador é "um" problema, não é "O" problema.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Pelo que percebi ainda hoje na rádio Santiago, a probabilidade de SC continuar é igual à de ir embora, o que é muito preocupante.

Já que se falam em equipas B este fim-de-semana teve uma excelente conclusão de toda a época.

O Farense lutava para não descer e ganhou em Barcelos, mas desceu.

O clube de Lisboa jogava para não descer e ganhou 5-0 contra o Freamunde que lutava com aspirações a subir.

Foi 5-0 com dois penaltis iniciais na 1ª parte. E o arbitro foi... Bruno Paixão. Nunca falha. É mais uma história que não interessa para ninguém... só os outros é que usam malas!

Ainda hoje no primeiro jornal da SIC (vulgo Benfica TV publica) foi triste ver os festejos dos "lampiões" em Faro e saber que o Farense desceu para o campeonato nacional de seniores! Incrível! Foi triste ver os festejos dos "lampiões" em Coimbra e saber que a Académica desceu em último lugar. Incrível! E estes foram apenas os casos mais tristes que vi, porque podíamos citar Guarda, Castelo Branco, Açores,...

O clube de Lisboa ganhou quase 50% dos campeonatos disputados. E se a riqueza disputada em Portugal fosse ganha 50% das vezes pelos mesmos? São coisas da minha cabeça...


Desconfio que o sistema ainda vai piorar mais.


Fernandes.

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Como sabe os administradores da SAD são escolhidos pelos accionistas.
E enquanto eles quiserem este CA ele vai continuar pese embora os desoladores resultados desportivos e financeiros. Sim porque os negócios de jogadores com,vá lá, a excepção de Bernard tem sido muito fracos.
Concordo que este treinador é "apenas" um problema.
Outros há e bem maiores.
Caro Fernandes:
Foi uma jornada cheia de resultados estranhos mas o do SPort Lisboa B-Freamunde foi o mais estranho de todos. Tal como a nomeação do árbitro para esse jogo apenas 15 dias depois de uma nefasta actuação no SPort Lisboa A com o Vitória.
Quanto ao festival de parolice a que o país assistiu é desolador mas é o que temos.
Também receio que o "sistema" vá piorar pese embora a arbitragem se ter visto dessa sinistra personagem chamada Vítor Pereira.