segunda-feira, maio 30, 2016

Ovo de Colombo

Esta tabela de direitos televisivos do campeonato inglês explica, na perfeição, algumas das razões porque é considerado o melhor campeonato do mundo em termos de qualidade média das equipas e do nível de futebol nele praticado.
Explica também, de forma exuberante, porque razão um clube como o Leicester pode ser campeão à frente de clubes com orçamentos brutalmente superiores aos da equipa sensação da última liga inglesa.
É o verdadeiro "ovo de Colombo" que ajuda a explicar tudo o resto.
Porque o pagamento dos direitos televisivos abrange uma parte fixa, igual para todos os clubes que disputam a Liga, que garante a cada um deles um mínimo de 56 milhões de libras um valor considerável e que permite que todos eles possam construir equipas com garantias de qualidade.
Esse dinheiro vem das receitas de transmissão no Reino Unido, das transmissões para outros paises e dos direitos comerciais.
E há uma parte variável que tem a ver com o mérito e com as audiências.
No mérito o campeão é o que recebe mais e depois todos os outros vão recebendo em função da posição na classificação até ao ultimo que é o que recebe menos.
Nas audiências os clubes recebem em função dos jogos visualizados.
Tudo claro ,transparente, equitativo.
Em 2015/2015 o clube que vai receber mais é o vice campeão Arsenal (cerca de 100 milhões de libras) e o que receberá menos é o ultimo classificado,Aston Villa, que receberá cerca de 66 milhões.
Compare-se com o que recebem os clubes portugueses, a diferença entre os primeiros três e os outros quinze, e logo se percebe porque razão em Inglaterra um clube como o Leicester pode ser campeão e em Portugal esse dia ainda vem muito longe por culpa exclusiva dos dirigentes dos tais quinze outros clubes.
Que deviam por os olhos nesta tabela de distribuição de direitos televisivos, deviam estudar as razões do sucesso da liga inglesa e unirem-se para uma verdadeira negociação do dinheiro que gira no futebol português ao invés de competirem na saloia distribuição das melhores migalhas que caem da mesa onde os chamados grandes se banqueteiam!
Mas para isso era precisa uma revolução nas mentalidades e uma enorme remodelação nos dirigentes.
Depois Falamos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Infelizmente, toda a gente sabe disso, mas ninguém quer mudar.


Fernandes

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
Um dia que falemos pessoalmente dir-lhe-ei algumas razões pelas quais ninguém quer mudar.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Ok. Combinado. Estou certo que essa oportunidade chegará.


Fernandes

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
Claro que sim

A:C: disse...

Maior culpa dos chamados "pequenos",que se vendem por empréstimos,e mais uns jeitos que beneficiam sempre mais os do costume !

luis cirilo disse...

Caro De Guimarães:
Completamente de acordo