segunda-feira, maio 09, 2016

Fantástica Premier League

Fantástica Liga inglesa que em quatro anos teve quatro campeões diferentes!
Manchester United, Manchester City, Chelsea e Leicester.
E que se na próxima época for ganha pelo Liverpool (assim espero...), pelo Arsenal, pelo Tottenham ou por qualquer outro que não os referidos (sim,está provado que em Inglaterra qualquer clube pode ser campeão) terá o quinto campeão diferente em cinco anos, ou seja, tantos como Portugal em quase cem anos!
Não é certamente por acaso que Inglaterra já teve vinte e quatro clubes campeões enquanto Portugal apenas os tais cinco e dois deles por uma única vez.
 Inglaterra , todos sabemos, é um país muito maior que Portugal, tem mais clubes, mais adeptos e disputam-se campeonatos e taças desde o século dezanove o que faz com seja o país em que o futebol tem competições oficiais organizadas há mais tempo pelo que a tradição e cultura futebolística são muito maiores.
Há muito mais dinheiro envolvido, as receitas televisivas não tem comparação, a forma de o povo inglês viver o futebol não tem paralelo em lado nenhum, os estádios estão cheios e com ambientes fantásticos em volta dos jogos, há grandes treinadores e grandes jogadores, clubes com História e carisma.
Mas se tudo isso ajuda a explicar a quantidade de campeões ,e a alternância entre eles, não explica tudo.
Falta um detalhe mas que faz toda a diferença.
Em Inglaterra as pessoas são pelos clubes das suas terras sem bi clubismos de má consciência ou a parolice assolapada de apoiarem clubes de outras terras apenas porque ganham mais vezes e conquistam mais títulos.
É impensável no futebol inglês assistir-se ao triste espectáculo que se vê semanalmente em Portugal com pessoas a acorrerem aos estádios das suas terras para apoiarem os visitantes mesmo sabendo que o triunfo deles pode ter funestas consequências para os clubes seus conterrâneos.
Ainda ontem, na Madeira, se viu mais um "reality show" de gente sem brio, sem bairrismo, sem amor ao clube da sua terra babando-se de gozo porque o clube de Lisboa, que veem na televisão e com o qual não tem nenhum tipo de afinidade que não o gosto por ganharem muitas vezes (algumas delas sabe-se bem como...), está prestes a ser campeão e isso vai torná-las as mais vitoriosas dos sofás em que se sentam a vê-la jogar e dos cafés onde vão vangloriar-se de serem adeptas de um clube que fica a milhares de quilómetros de distância.
Cada vez gosto mais do futebol inglês.
E, por tabela,menos do português.
Que infelizmente ainda vive no antes do 25 de Abril.
Em termos culturais e de verdade desportiva.
Depois Falamos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Cirilo, sou adepto do SC Braga e acompanho com mais ou menos regularidade o seu blog. Creio que nesta temática (como em muitas infelizmente) Portugal sofre de um atraso considerável em relação à Europa. Lá fora vemos clubes em 3ªs divisões com estádios bem compostos e onde, mesmo aqueles que não vão ao estádio são, na sua maioria adeptos do clube em questão.
Aqui em Portugal as equipas médias (em termos de qualidade) lutam para ter assistências de 10, 12 ou 15 mil pessoas em estádios de 30 mil ou as equipas mais fracas qualitativamente lutam para ter assistências de 2,3 ou 5 mil em jogos entre eles.
Os factores são mais que conhecidos, desde logo os preços (acho Portugal um país onde face aos salários o futebol não pode ser uma prioridade) e depois o grande mal do país: os 3 ditos grandes que sugam, manipulam e controlam grande parte da população. Através da imprensa, dos árbitros, dos fundos e dos esquemas. E depois há o efeito "pai sportinguista= filhos sportinguistas". Não há amor ao clube local e muitos chegam mesmo a hostiliza-lo sem razão.

Os outros clubes têm também a sua quota parte na situação, uma vez que muitos deles vendem-se por meia dúzia de trocos ou 1/2 emprestados. Porque aos presidentes e a quem está no topo interessam as comissões e os euros e não a luta desportiva pois eles também acreditam quem é impossível bater os 3 grandes. A nós resta-nos acreditar que não é e pessoalmente espero que o Braga o possa provar nos próximos dois jogos.

Saganowski disse...

Há coisa de um ano tive a oportunidade de me deslocar a Londres para assistir a um Tottenham - Crystal Palace.
Naquela altura, era um jogo normalissimo, mas fiquei com inveja de ver o estádio dos Spurs cheio, as enormes quantidades de gente que enchia os pubs e restaurantes em volta do estádio e a quantidade de adeptos que entravam e saiam das lojas do clube com sacos de todos os tamanhos com todo o género de artigos do clube.
Vi gente à procura das revistas do clube, editadas todos os meses. Procuravam tanto numeros actuais, como numeros antigos com uma ânsia inacreditável.
Durante o jogo não se cansaram de apoiar a equipa e no final, mesmo sem terem ganho (empataram 0-0), os adeptos dos Spurs presentearam a equipa com uma enorme salva de palmas!
Depois do jogo a romaria continuou nas ruas, pubs vizinhos e, claro, na loja do clube.
Resta dizer que o jogo foi televisionado e os bilhetes estavam esgotados há semanas!

Em Inglaterra as coisas são, de facto, muito diferentes... para melhor!
Era bom que aprendessemos com o bom exemplo da pátria onde nasceu este desporto que tanto amamos!

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo, esta situação só é normal em Portugal .

Olhando para os principais campeonatos europeus (Espanha, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Russia,... ) esta situação só acontece com Portugal... e claro na Grécia, onde o Olympiacos ganhou 18 nos últimos 20!!!

Enfim, e o atraso cultural continua. Dos adeptos do clube mais representativo de Lisboa, fiquei especialmente agradado de ver na televisão os adeptos que viajaram diretamente de Braga para ver o clube do coração na Madeira.

É por estas e por outras que, estando o VSC como está, conseguiu melhores assistências que o Braga (e o Braga ainda vai ter mais um jogo em casa!) esta época.

É bonito de ver é que em termos de equipas B, o VSC tem quase o triplo de assistências para o nosso vizinho. Estamos com a equipa B em 24ª num total de 42 equipas. Palavras para quê...

Estes números não são condizentes com a direção... até quando?

O Vitória B joga sexta-feira à noite às 20h com o clube mais representativo do Porto. Este jogo não devia ser indiferente aos adeptos.

Será que algum dia vamos ter uma direção à altura dos adeptos?

Desconfio que quando tal acontecer podemos aspirar a ficar em 2 ou 3 lugar... porque o primeiro já está reservado para os próximos largos anos!


Fernandes.

JRV disse...

Tudo vai manter-se como está enquanto existir gente que acha que a bitola do Vitória é ou pode ser um qualquer clube magrebino.

Nada se vai alterar enquanto existirem pessoas que achem normal que, numa "competição", existam vencedores antecipados, como que por decreto ou imposição.

Abril, para estes, não é evolução.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Estou de acordo consigo na excelente análise que faz do nosso futebol.
E acho, há muito tempo, que Vitória e Braga deviam ter um papel decisivo na mudança de que o nosso futebol precisa porque ninguém mais que os nossos dois clubes tem condições para tal.
No passado o Vitória já fez alguma coisa por isso tal como o Braga está a fazer no presente com algum sucesso.
A questão é que tem de o fazer juntos e conseguirem arrastar mais clubes nessa revolução.
Mas como diz, e muito bem, é difícil quando são os próprios presidentes de muitos clubes os primeiros obstáculos à mudança.
Ou porque não a acreditam possível, ou porque são bi clubistas, ou então porque beneficiam deste status quo.
Caro Saganowski:
Em Inglaterra os adeptos gostam dos clubes mas também do futebol.
Cá a esmagadora maioria só gosta dos clubes mesmo quando muitos apenas os conhecem da televisão ou de os verem uma vez por ano.
É como dizes; em Inglaterra é muito diferente.
Caro Fernandes:
Apenas posso estar de acordo com a assertividade do seu comentário e a saborosa ironia dos bracarenses que foram à Madeira apoiar o Sport Lisboa.
Quanto à nossa equipa B, para lhe ser sincero, até pensava que estivesse melhor classificada em termos de ranking de assistências.
Quanto ao resto eu sou dos que acredita convictamente que ainda verei o Vitória campeão.
Em circunstâncias bem diferentes, é claro, mas é possível.
Temos é de, nós vitorianos, fazermos alguma coisa por isso...
Caro JRV:
É evidente que o Vitória precisa de uma enorme injecção de ambição, de independência e de capacidade de ver ao longe.
Neste momento Abril é apenas o mês que começa por um dia 1...especial