domingo, maio 08, 2016

Em Boa Hora

Fiquei muito satisfeito, como adepto do futebol, com o regresso hoje consumado do G. D. de Chaves à primeira liga depois de longos dezassete anos de ausência.
Desde logo porque é um clube do interior, de uma região já desfavorecida em tanta coisa, que no passado teve uma meritória passagem pelo escalão superior do nosso futebol tendo até participado nas competições europeias.
Mas também porque durante anos e anos me habituei a participar em autêntica "romarias" vitorianas a Chaves das quais regressei quase sempre com boas memórias em termos de resultados mas também do acolhimento recebido.
A ultima vez, dez anos atrás, recordo-me que estava uma tarde de invernia tremenda mas foram milhares os vitorianos que rumaram a Chaves para apoiar a equipa vitoriana que comandada por Manuel Cajuda tentava (e viria a conseguir) o regresso à 1ª Liga depois de no ano anterior se ter verificado uma ainda hoje inacredítável descida.
Chovia imenso mas o topo sul do estádio estava repleto de adeptos do Vitória que apoiaram a equipa de forma incansável  e a ajudaram a vencer esse jogo (1-0 golo de Flávio Meireles), primeiro de Emílio Macedo da Silva como presidente do clube, e a dar um passo importante no regresso ao "seus" escalão.
Foi, creio, a última vez que os dois clubes se encontraram num jogo oficial entre as principais equipas dado que posteriomente apenas o Vitória B defrontou os flavienses no campeonato da segunda liga.
Reencontro marcado para a próxima época.
E por muitas épocas assim se deseja..
Por agora é apenas tempo de dar os parabéns ao Chaves e congratularmo-nos com o seu regresso a um lugar que, em boa verdade, nunca devia ter deixado de ser seu.
Depois Falamos.

4 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Desculpe Caro Amigo : Como não tenho a possibilidade de ir a Chaves ver futebol facilmente, também tenho uma recordação de Chaves : Foi há uns anos, de visita à nossa terra, vindo de França no meu carro, parei para dormir no Hotel do Forte de São Francisco, onde descobri um grande restaurante, uma cave de vinhos extraordinária, e onde jantei.

Ainda hoje digo à minha Esposa, que o melhor bacalhau assado que comi em Portugal no século passado, foi lá!!! Com umas rodelinhas de cebola e um azeite como só os Portugueses sabem produzir!
O bacalhau, era uma posta da altura do Empire State Bulding … Aliás, o bacalhau assado, como muitos outros pratos da nossa cozinha, devia estar no Guiness ! ou protegido na UNESCO …

Um abraço.

Freitas Pereira

cards disse...

Caro Luis Cirilo, de facto é uma excelente notícia o regresso do maior clube do interior de Portugal à 1 liga.

PS As equipas do norte estão com muita força, repare que se o Vitoria FC descer e o Portimonense não subir as equipas mais a sul da 1 liga são Benfica Sporting, Belenenses e Estoril.

Rui Cordeiro da Silva disse...

Chaves merece estar de volta à 1ª Liga!
O interior do país precisava deste prémio! E as gentes de Chaves também!

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Partilho inteiramente da sua opinião sobre esse excelente hotel e respectivo restaurante.
Com a curiosidade de também já lá ter pernoitado e almoçado/jantado algumas vezes.
E com a curiosidade adicional de ser lá que o nosso Vitória ficava alojado quando ia jogar a Chaves!
Isto antes de a auto estrada lá chegar e quando a viagem de Guimarães a Chaves demorava de carro umas boas três horas via Fafe, Arco de Baúlhe (onde se jantava no restaurante "Caneiro" no regresso pós jogo)e Vila Pouca de Aguiar.
Agora é muito mais rápido.
Caro cards:
Sinceramente espero que O Portimonense suba e o Vitória FC não desça. Porque gosto de um campeonato de Chaves a Portimão e o VFC faz falta na 1 liga.
Tal como a Académica que espero regresse rapidamente embora duvide...
Caro Rui:
E Chaves voltará a ser destino de grandes romarias vitorianas. desportivas e gastronónicas que por lá come-se muito bem