quarta-feira, maio 18, 2016

Deputados de Aluguer?

" O projecto de lei foi uma iniciativa do Bloco de Esquerda mas foram 24 deputados do PSD - incluindo Passos Coelho - que tornaram possível que a gestação de substituição fosse aprovada.
Teresa Leal Coelho é o rosto social-democrata dessa ponte com a esquerda. No fim da votação desta sexta feira,que aprovou as barrigas de aluguer em caso de doença,fez sinal de vitória com o polegar para Catarina Martins. A líder do Bloco cruzou o hemiciclo para lhe dar um beijinho."

(Expresso)

Lembro-me, sem especial dificuldade, das palavras de Passos Coelho após a geringonça assumir o poder dizendo que no dia em que o governo do PS precisasse do apoio parlamentar do PSD teria de pedir desculpa aos portugueses e apresentar a sua demissão!
A realidade não tem sido essa.
E já por três vezes, pelo menos, o PSD deu a mão ao governo e ao PS.
No "caso Banif", na redução das contribuições sobre pensões elevadas e agora nas "barrigas de aluguer".
Se os anteriores são um incumprimento do afirmado, e só por isso já chocam,este último caso é particularmente chocante porque se trata de um assunto sem especial relevância nem qualquer importância para os problemas que afectam Portugal e os portugueses.
Todos já percebemos a estratégia:
Quando há más noticias da economia, quando os desentendimentos na geringonça ameaçam vir ao de cima, quando as fragilidades do governo se tornam por demais evidentes a manobra passa sempre por umas "causas fracturantes" levadas ao Parlamento pela força liderante da maioria -o Bloco de Esquerda- para distrair as atenções do essencial.
Direitos de gays e lésbicas, casamento de homossexuais, co-adopção, adopção por casais gay, eutanásia e agora as barrigas de aluguer tudo serve para desviar atenções do que é essencial.
E, normalmente dentro da anormalidade que é este governo, os votos da esquerda chegam para aprovar essas leis "fracturantes" sempre com o adorno folclórico de uns deputados do PSD que se acham mais progressistas, mais evoluídos e mais cultos (acham eles)que os restantes colegas de bancada.
O que pensa o partido sobre isso e essencialmente o que pensam os eleitores que os levaram para S.Bento sobre essas leis e sobre os seus votos nelas parece importar muito pouco.
O afago ao ego de votarem em "liberdade de consciência" supera tudo o resto!
Neste caso das "barrigas de aluguer" é que a coisa fiou mais fino.
Porque ao natural voto contra do CDS juntou-se o PCP e o voto folclórico de adorno passou a ser voto decisivo para a aprovação de tão "importante" lei pela qual o país suspirava ansioso.
E assim foi.
24 dos 89 deputados do PSD juntaram-se a PS , BE, PAN, PEV e aprovaram a lei das "barrigas de aluguer" enquanto 65 deputados do PSD , PCP, CDS e dois deputados do PS votaram contra registando-se ainda três abstenções de deputados do PSD (um grupo parlamentar verdadeiramente multifacetado...)  naquela que terá sido das mais estranhas votações desta legislatura.
E assim com o voto desses 24 progressistas deputados do PSD a lei passou e a geringonça foi poupada a uma derrota parlamentar.
Resta dizer que o PSD deu liberdade de voto mas a orientação do partido era o voto contra  e entre os deputados que votaram contra a orientação do partido estava o próprio...Pedro Passos Coelho.
Mais uma originalidade dos tempos que correm esta do líder votar contra a orientação do próprio partido!
Que concluir de tudo isto?
Que na verdade, para além dos méritos e deméritos da sua governação, a geringonça vai-se habituando a que quando é preciso há sempre uns deputados de "aluguer" para viabilizar as leis que dividem os partidos que sustentam o governo.
Triste mas é verdade.
E por isso o caminho das "pedras" para o PSD ameaça ser muito mais longo do que aquilo que alguns optimisticamente pensavam meses atrás.
Basta ver as sondagens...
Depois Falamos

P.S. Os "polegares vitoriosos" de Teresa Leal Coelho e os beijinhos de Catarina Martins fazem parte de um lixo político que me recuso a comentar.
Direi apenas que para "cavalo de Troia" das esquerdas no PSD já bastava Pacheco Pereira.
Com a vantagem de ser muito mais inteligente e muito mais culto que essa senhora que passou de vice presidente de Vale e Azevedo no Benfica para vice presidente de Passos Coelho no PSD!

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
São a 'tropa' republicana, socialista e laica que se infiltou no PSD -é a vida....
Pena que não haja um botão que os deletasse a todos -eu a bem da nação carregava.
Ainda por cima tenho um amigo que tem uma empresa lutuosa ;)

luis cirilo disse...

Cara il:
Há de facto alguma gente no PSD que bem parece infiltrada pela esquerda.
E já não é só o Pacheco Pereira...