quinta-feira, maio 26, 2016

Boa Opção

Com a mesma tranquilidade, assente no pensamento livre, com que há um ano discordei frontalmente da contratação de Armando Evangelista (e depois da de Sérgio Conceição) para treinar a equipa A do Vitória afirmo hoje a minha total concordância com a decisão da SAD em contratar Pedro Martins.
Porque tal como nos dois casos anteriores achei que o Vitória não ficaria bem servido (como se veio a provar) neste acho que é uma opção acertada por um treinador que tem o perfil necessário a dirigir a nossa principal equipa.
É um homem bem formado, sereno e de exemplar educação, com um bom percurso enquanto jogador e uma carreira de treinador que tem sido feita através de passos acertados,sempre ascendentes em termos dos clubes e equipas que treinou.
E tem duas qualidades que o recomendam especialmente para treinar o Vitória.
Jogou cá apenas uma época, é verdade, mas isso é tempo mais que suficiente para conhecer o clube e os adeptos e perceber que o grau de exigência aqui é muito elevado e não admite faltas de ambição ou de espírito de conquista.
E na sua passagem pelo Marítimo treinou primeiro a equipa B e depois a equipa A, com sucesso em ambas, e por isso está particularmente bem habilitado pata treinar um clube como o Vitória que também ele tem as duas faces da mesma moeda (equipas A e B) e em que a compatibilização entre as duas equipas é essencial ao sucesso de ambas.
Estou certo que com Pedro Martins na equipa A Vítor Campelos e a equipa técnica da B vão poder finalmente respirar fundo e trabalharem com tranquilidade depois de um ano em que atingiram o "paraíso" (manutenção) após  penarem entre purgatório e inferno durante toda a época tais as dificuldades que lhes foram causadas pelo ex treinador,
É pois uma boa opção.
No Marítimo e no Rio Ave, clubes que não tem a expressão nem a História do Vitória, fez belos campeonatos e conseguiu meritórios apuramentos europeus que atestam bem a qualidade do seu trabalho e a ambição que transmite ás suas equipas.
Contudo, e estou certo que ele tem isso bem interiorizado, enquanto nesses clubes apuramentos europeus são momentos excepcionais no Vitória são os "serviços mínimos" obrigatórios para quem quer triunfar e merecer o reconhecimento dos adeptos.
Seja como for a contratação de Pedro Martins é um primeiro bom passo para que a próxima época corra como todos desejamos.
Mas tal como uma andorinha não faz a Primavera também um bom treinador por si só não é garantia de êxito.
Precisa de um plantel de qualidade, de uma estrutura eficiente e de um projecto desportivo sólido e ambicioso.
Temas para próximo texto.
Para já fico-me pela satisfação de ver que a SAD vitoriana fez uma boa opção.
Depois Falamos

5 comentários:

A:C: disse...

Gosto da escolha !
Preconiza um futebol ofensivo,bonito,envolvente,e atractivo como Nós Vitorianos admiramos,vibramos...Nos faz vibrar,sentir intensamente e apaixonadamente - O Vitória à Vitória,e um Vitória à Guimarães,exuberante,combativa,enérgica,dominadora,e encantadora,como a Nossa Cidade é os Vimaranenses são !
Sinto que o Pedro Martins pode ser o nosso dreammaker,e nós temos de pressionar esta direcção a não adiar mais a nossa ascenção,e dar-lhe condições,confiança,e segurança para que os nossos sonhos se concretizem !

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Depois da passagem de Cajuda, acho que vamos voltar a ver futebol em Guimarães.

Concorda comigo?


Fernandes

Saganowski disse...

Finalmente um treinador "à Vitória"!
Depois de Manuel Cajuda e Rui Vitória, um treinador com garra, com experiência, com espírito ganhador e educação!
Esperemos que agora a SAD dê a Pedro martins a material humana e o apoio que ele precisa para triunfar e não recomece com o "choradinho" do equilibrio financeiro!
E não precisam "inventar" muito! Resta manter jogadores como Dourado e Miguel Silva e a magia pode finalmente acontecer este ano!

luis cirilo disse...

Caro De Guimrães:
Pode ser isso tudo mas é prudente esperarmos para ver os ovos que lhe vão dar para confeccionar as omeletes.
Caro Fernandes:
Concordo. Mas reitero a questão dos ovos e das omeletes

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
No dia 1 de setembro falamos. até lá ainda vai acontecer tanta coisa...