domingo, maio 01, 2016

22 Anos

Faz hoje 22 anos.
Na famigerada curva Tamburello, do circuito de Imola, morria Ayrton Senna.
E com ele morria, para muitos, a Fórmula 1 que nunca mais seria a mesma sem aquele que terá sido o melhor piloto de todos os tempos.
Embora isto de "o melhor" seja susceptível de muitas opiniões, até porque antes e depois deles as pistas conheceram grandes pilotos, a verdade é que nenhum piloto terá despertado tanta atenção, entusiasmo e controvérsia, a par de um carisma sem igual como Senna.
Pela forma arrojada de pilotar, pela vontade indómita de vencer,pelo perfeccionismo que punha na sua profissão ele deu,sem sombra de dúvidas, à Fórmula 1 um interesse mundial que nunca tinha tido e é altamente duvidoso que tenha voltado a ter depois da sua morte.
Por mim, que sempre gostei da modalidade desde os tempos de Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Jackie Ickxs, Denis Hulme, Ronnie Peterson , que admirei muito outros extraordinários pilotos como Prost, Lauda ou Mansell, que considerei Michael Schumacher como aquele que mais se aproximou de Senna não tenho duvidas em alinhar com aqueles que consideram que o melhor de sempre foi "Ayrton Senna...do Brasil" como gritavam os locutores da Globo depois de cada uma das suas vitórias.
Depois Falamos

6 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

O Brasil parava para o ver correr e em Portugal muitos eram os que vibravam a cada pole position (conseguida nos limites do tempo e do esforço físico do piloto e mecânico da máquina), a cada ultrapassagem, a cada troca de pneus (lembro-me de uma épica, que demorou qualquer coisa como 3 ou 4 segundos), a cada extraordinária lição de condução à chuva, fazendo parecer fácil conduzir naquelas condições a velocidades estonteantes, a cada vitória e a cada festejo de um franzino piloto, contido, mas cheio de sentimento.
Desde 1 de Maio de 1990, a F1 nunca mais foi a mesma...

Miguel disse...

Ayrton Senna foi um dos maiores icones da história do Desporto de todos os tempos. Não digo o maior porque sou contido. Protagonizou com Prost uma rivalidade mitica que jamais será esquecida. Um senhor dentro e fora das pistas que nos deixou demasiado cedo. A sua aura irá perdurar durante gerações.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Inteiramente de acordo.
Hoje na Fórmula 1 o primado da máquina sobre o condutor é cada vez maior.
Basta ver as duas últimas épocas de Sebastien Vettel, Fernando Alonso ou Jenson Button pra perceber isso.
Pilotos cheios de talento mas os carros...andam pouco.
E por isso Hamilton e Rosberg, que em nada lhes são superiores, vão ganhando quase sem oposição

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
A definição de "o melhor" é sempre subjectiva e eu referi isso.
Para mim foi mas é uma avaliação apenas minha.
Para outros terá sido Schumacher, ou Fangio, ou Prost ou qualquer outro.

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Ayrton Senna do Brasil frase de Galvão Bueno

luis cirilo disse...

Caro cards:
Exactamente. Galvão Bueno um nome grande do jornalismo desportivo brasileiro