sexta-feira, abril 08, 2016

Táctica de Mestre

A propósito do Bayern-Benfica ,e do surpreendente resultado que os encarnados conseguiram obter em Munique e que lhes permite acalentarem esperanças para a segunda mão, tenho lido e ouvido muitos elogios aos mais diversos protagonistas individuais e colectivos.
Desde o guarda redes Ederson ,que fez realmente uma boa exibição, ao "filho querido" da comunicação social que jogue o que jogar (mesmo quando não joga...nada) é sempre visto como a maior estrela em campo e alvo da cobiça de uma uma dúzia dos maiores clubes europeus.
Pelo meio louva-se o espírito de equipa, a coragem e o apoio dos adeptos como os grandes factores de tão honrosa derrota.
E acho que tem havido alguma injustiça em não valorizar o trabalho táctico e motivacional de Rui Vitória que para mim foi o grande responsável por o Benfica ainda estar na corrida pelas meias finais.
Entrando na Allianz Arena para defrontar uma das melhores equipas do mundo, dirigida por um treinador do topo mundial, o treinador do Benfica deu provas não só de ter estudado muito bem o adversário como também de com os recursos de que dispõe conseguir gizar uma estratégia de jogo adequada.
Em primeiro lugar entrando em campo com a equipa e o dispositivo táctico que lhe são habituais passando assim uma mensagem de confiança e tranquilidade aos seus jogadores e permitindo-lhes jogar conforme estão habituados.
Se nos lembrarmos do que ainda recentemente tinha feito Lopetegui ,que vencendo no Dragão foi para Munique com um desengonçado autocarro de dois andares e foi massacrado, percebe-se bem o acerto da opção de Rui Vitória.
Em segundo lugar,e ao contrário do que faz a generalidade das equipas que visitam o Bayern, o Benfica resistiu à tentação de defender muito próximo da sua área e esticou o jogo para o outro meio campo colocando aos alemães situações de jogo de que não estariam à espera e impedindo o "rolo compressor" de fazer o seu habitual efeito devastador para quem defende.
E essa opção, de um risco que valeu a pena, condicionou favoravelmente o jogo para o Benfica deixando Guardiola muito pensativo sobre o que poderá ser a segunda mão na Luz.
Em terceiro lugar o discurso de RV antes do jogo foi sempre no sentido de transmitir a ideia de que a eliminatória podia ser discutida , o Benfica não estava antecipadamente eliminado e acreditava na motivação dos jogadores para superarem as evidentes diferenças de qualidade individual e colectiva.
É claro que era esse o discurso que tinha de fazer mas a verdade é que fê-lo bem feito e essa foi a diferença que ajudou à diferença em relação ao que era expectável antes do pontapé de saída.
Quer tudo isto dizer que o Benfica passou a favorito?
Não.
Penso que o Bayern continua a ser favorito e que o jogo de Lisboa poderá ser mais difícil para o Benfica do que o de Munique por paradoxal que isso possa parecer.
Porque lá a estratégia passava por não sofrer (ou sofrer o mínimo como acabou por suceder) golos e tentar marcar mas cá é todo o oposto.
Tem de marcar, pelo menos dois, e não pode sofrer o que com uma equipa da valia do Bayern é uma tarefa muito complexa.
Aconteça o que acontecer isso em nada ofusca a táctica de mestre que Rui Vitória aplicou em Munique e que merece ser devidamente reconhecida.
Depois Falamos

12 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Rui Vitória é um excelente treinador e cada vez mais me convenço de que só ele, eu, vocé e Vieira sabíamos disso em Julho.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Recordo-me de conversas anteriores que tivemos sobre RV e eu sempre disse que se no Benfica tivessem a paciência de lhe dar tempo os resultados apareceriam.
Vai ganhar o campeonato, a taça da liga e veremos até onde vai na Champions.
Pelo caminho apostou em alguns jovens que se tem afirmado e conseguiu a proeza de não se sentir a falta de alguns lesionados tido como fundamentais como Salvio e Luisão.
Ele saiu do Vitória a tempo (e talvez com um ano de atraso...) de a falta de aposta no futebol por parte da SAD vitoriana comprometer a excelente imagem que cá deixou.
Acredito que em condições normais ficará no Benfica mais tempo do que Jorge Jesus.

JRV disse...

Não considero de grande mestria basear as possibilidades de sucesso, em determinado jogo, em ressaltos resultantes de pontapés longos do guarda-redes e em lances de bola parada. Quando é o tondela a fazer isso, é de equipa pequena; quando é o buraca, é estratégia.

De resto, o nível de futebol medíocre mantém-se, sendo algo que está no adn das equipas do rui. Apenas a qualidade dos jogadores (de alguns, entenda-se) vai estabelecendo alguma diferença face à tragédia futebolística que acompanhou a passagem do rui por Guimarães.

cards disse...

Caro Luis Cirilo, Podemos divergir em muitos assuntos, mas nunca esquecerei de que ainda Vitória não tinha assinado pelo Benfica já muitos benfiquistas, todos sportinguistas e todos os portistas e muita imprensa gozavam com ele, ao contrário tanto eu como você afirmava-mos que Rui Vitória era bom treinador.
O tempo, o melhor conselheiro, deu-nos toda a razão.
Hoje toda a gente fala de coisas do Rui Vitória que nós já falávamos aqui desde julho de 2015.

PS Recordo que você num texto, se não estou em erro, sobre política, escreveu que um dos seus maiores "defeitos" era ter razão antes de tempo, começo a acreditar que sim, desde o futebol até à política e olhe que nem temos o mesmo clube nem o mesmo partido.

Saganowski disse...

Muita gente hoje deve estar a morder os lábios!
Andaram umas poucas de semanas (ou meses) a dizer que Rui Vitória não tinha "unhas" para o Ferrari e que ele não era treinador para o Benfica! Cheguei mesmo a ouvir da boca de benfiquistas que, se pudessem, devolviam o Rui Vitória ao Vitória.
Gostava de os ouvir agora...

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Não estou nada de acordo com o seu ponto de vista.
Nem sobre a exibição do SLB em Munique e muitíssimo menos quanto ao considerar uma tragédia futebolística a sua passagem pelo Vitória.
E nem vou falar da Taça.
Vou apenas referir quase quatro anos em que teve de ser treinador, manager e director dando a cara pelo clube onde não tinha que ser ele a fazê-lo e sendo ao longo de todo esses tempo um enorme factor de estabilidade para o clube.
Nem sempre estive de acordo com ele, nem sempre apoiei algumas decisões que tomou, várias vezes desejei que o Vitória jogasse melhor.
Mas o balanço do tempo que cá passou é claramente positivo.
E até digo mais: Se com as fragilidades que o clube tinha nesse tempo o treinador não fosse alguém com a sensatez, a classe, o "savoir faire" de Rui Vitória as consequências podiam ter sido terríveis.
Caro cards:
É verdade que estivemos sempre de acordo nessa matéria. E noutras.
Em relação a si eu tinha a vantagem de ter trabalhado de muito perto com ele durante os meses que estive na direcção, de termos muitas horas de conversa , de ver como ele preparava os jogos e administrava os treinos.
Ele e a sua excelente equipa técnica.
E por isso sabia que RV é daqueles que não engana.
Você não teve essa experiência de trabalho conjunto mas percebeu os "sinais" e isso é um mérito que ninguém lhe pode tirar especialmente num tempo (pré época) em que muitos adeptos do seu clube ainda estavam traumatizados com a saída de Jesus e olhavam RV com muita desconfiança.
Estavam errados.
Quanto ao ter razão antes do tempo é algo que me tem acompanhado na minha vida desportiva e política.
Por um lado é excelente mas por outro gera incompreensões e até animosidades que quando se prova que tinha razão raramente originam que alguém dê o braço a torcer.
Dou-lhe dois exemplos ligados ao futebol.
Quando em Maio/Junho a SAD do Vitória anunciou Armando Evangelista como treinador eu disse que era um erro e que o Vitória se ia dar mal com a opção.
Para alguns caiu o "Carmo e a Trindade".
Em Setembro já tinha sido despedido depois de sermos eliminados da Liga Europa pelo Altach e de a época com mês e meio de Liga já estar a correr mal.
Eu tinha razão mas dos que me criticavam em Junho muito poucos deram o braço a torcer.
Segundo exemplo é o actual treinador.
Que contratado em Setembro mereceu desde logo a minha discordância por várias razões que não vale a pena repetir e, consequentemente, as incompreensões do costume.
A verdade é que antes de jogar hoje com o Rio Ave ,em Vila do Conde, o Vitória está num impensável 11º lugar e o máximo a que pode aspirar (e mesmo isso é quase impossível)é um modesto sexto lugar que lhe dará acesso a uma pré eliminatória da Liga Europa.
Num ano em que bem treinado podia ter discutido o quarto lugar porque o grupo de trabalho, em termos de jogadores, é bem melhor do que a classificação mostra.
E pelo caminho foi eliminado da taça de Portugal pelo Penafiel da II liga!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Como sabes muitos benfiquistas, e em especial os famosos adeptos de sofá, só querem saber de vitórias.
De (Rui) Vitória percebem pouco e na altura sentiam-se orfãos de Jorge Jesus.
Agora não os ouvirás porque naturalmente dar o braço a torcer não é para todos como já exemplifiquei na resposta ao comentador "cards" noutro contexto.
Agora se quiserem devolver o RV ao Vitória por mim não há problema nenhum como imaginarás

apostar betclic disse...

O Benfica não passou a favorito. Mas deixou uma janela aberta que ainda lhe permite acreditar no apuramento e isso em Munique não é nada mau..

luis cirilo disse...

Caro apostar betclic:
Exactamente.
Já fez mais do que era expectável

Saganowski disse...

Caro Luis,

Concordo contigo.
Se quiserem mandar o Rui Vitória de volta, será recebido de braços abertos... e em troca podemos mandar-lhes os emprestados que para cá mandaram! E ainda podemos incluir um treinador, como brinde!

Miguel disse...

Ao ler este ilustre blog fiquei a saber que já temos campeão e vencedor da taça da liga. Parabéns SLB!!!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Nem mais.
Caro Miguel:
É o que me parece. E sou totalmente insuspeito de qualquer simpatia pelo SLB