segunda-feira, abril 04, 2016

O "Sacrifício" de Ronaldo

Ronaldo, Messi e Ibrahimovic são, na minha modesta opinião, os melhores jogadores do futebol a nível mundial.
Deles para os outros há uma diferença assinalável pese embora o imenso talento de jogadores como Neymar, Iniesta, Bale, Aguero, Robben e mais alguns.
Poucos!
E por isso as equipas que tem o raro privilégio de terem jogadores desta dimensão utilizam-nos aonde eles podem render mais, onde o seu talento encontra espaço para se exponenciar, e naturalmente todos beneficiam com isso.
Bastará atentar na forma como Real Madrid, Barcelona e PSG "soltam" os seus super talentos no relvado permitindo-lhes percorrer os espaços em que se encontram mais à vontade enquanto os restantes colegas se adaptam a essa forma de jogar para perceber que essa é a melhor opção.
Na selecção portuguesa Fernando Santos acha que descobriu a "pólvora" e em vez de seguir esse principio de colocar Ronaldo onde se sente melhor e adaptar a equipa a isso faz precisamente o contrário e quer "sacrificar" Ronaldo à equipa colocando-o a jogar numa posição em que ele não se sente à vontade e onde o seu rendimento não pode ser o mesmo.
Especificando:
Ronaldo pelas suas características físicas e técnicas rende o máximo jogando sobre os flancos (preferencialmente o esquerdo) onde pode aplicar ao máximo a sua velocidade, imaginação, controle de bola e capacidade técnica para efectuar diagonais que conclui com a capacidade de remate que se lhe conhece.
Ou então para aparecer na área, vindo de onde não é esperado, para com a velocidade de antecipação que é um dos seus atributos concluir jogadas dos colegas.
É assim que ele faz largas dezenas de golos por ano no seu clube.
Fernando Santos quer inventar "obrigando " Ronaldo a jogar a ponta de lança, lugar de que ele não gosta particularmente, onde não tem bola , onde é permanentemente marcado em cima pelos centrais,onde se desgasta necessariamente em busca de ocasiões que raramente aparecem.
Ou então, como se viu contra a Bélgica, numa estranha disposição em que Portugal joga com dois avançados soltos sem ponta de lança (mas esperando que Ronaldo cumpra essa função) num esquema que está evidentemente em risco de ser um fracasso total.
É um disparate absoluto este de ter um dos melhores do mundo e não o deixar jogar onde ele mais pode render!
E isso acontece apenas e só porque o seleccionador actual (mas pontualmente já Paulo Bento e Carlos Queiroz caíam no mesmo erro...)não tem a coragem de convocar verdadeiros pontas de lança, ou porque não jogam nos chamados "grandes " ou não tem o empresário "adequado", e já pensa em nem convocar Éder depois de vinte e quatro oportunidades que este desperdiçou!
E é assim que por força da falta de coragem do seleccionador Portugal não vai tirar partido de um jogador que qualquer selecção do mundo,sem excepções, adoraria ter nas suas fileiras e certamente deixaria jogar como ele gosta.
Fernando Santos diz que Portugal é candidato a vencer o Europeu.
Oxalá passe a primeira fase...
Depois Falamos

4 comentários:

Rui disse...

Caro Cirilo,
Desculpe colocar este comentário que nada tem a ver com a selecção. Gostei e penso que é a altura de o Senhor ter uma palavra a dizer.
"Diogo A., on 04 Apr 2016 - 01:45, said:
Sobre a criação de listas alternativas, o trabalho tem que ser feito. O nosso problema é que só se pensa nisso a dois ou três meses das eleições. Pelo que leio por aqui, há gente com boas ideias, bem instruída e, acima de tudo, com um amor notável pelo clube. Têm é que se mostrar a quem decide: às mesas 1, 2 e 3. É precisa uma exposição pensada e trabalhada. Não é tarefa para um homem só.
Porque não sair daqui "um projecto"? É tão difícil assim encontrar 10-20 pessoas com carisma, ideias, competência financeira, jurídica, técnica?
Dir-me-ão que não têm disponibilidade profissional ou pessoal. É um argumento forte, reconheço. Nos tempos que correm, seriam exigidos muito tempo e energia, correndo-se o risco de haver uma turba de idiotas a contestar tudo e mais alguma coisa ao mínimo deslize. Há muito a arriscar. Contudo, quando quem deveria lá estar fica de braços cruzados, corre o risco de entregar o poder aos incompetentes. "

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Concordo com os princípios enunciados nesse comentário que transcreveu.
E concordando com os princípios também concordo que há certamente muita gente com competência e amor ao clube capazes de integrarem uma solução.
Naturalmente que há sempre a questão da disponibilidade que algumas pessoas podem não ter mas quando todos ajudam tudo se torna mais fácil.
É o que penso sobre o assunto e compreenderá que neste espaço não diga mais.
Já agora pode dizer-me onde leu esse comentário? Gostava de ver o contexto

Rui disse...

Foi no forum vitoriasempre.
Cumprimentos,
Rui

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Obrigado.
Vou tentar ver.